zona de conforto também conhecido como zona de conforto é frequentemente visto como algo ruim. É como se você não pudesse ser uma pessoa de sucesso se se sentir em casa nesta zona sem querer sair. Na verdade, a zona de conforto é, na verdade, um fenômeno psicológico que pode ajudá-lo a fazer grandes mudanças em sua vida.
Você provavelmente já ouviu o chamado para sair da sua zona de conforto, seja em livros de autoajuda, pôsteres motivacionais e assim por diante. No entanto, é verdade que sair da sua zona de conforto é a única maneira de crescer? Você pode atingir esse objetivo alavancando sua própria zona de conforto?
Conheça sua zona de conforto e como isso afeta sua vida
O termo 'zona de conforto' foi popularizado pela primeira vez por Alasdair White, um teórico da gestão empresarial, em 2009. Segundo ele, a zona de conforto é um estado em que tudo parece familiar e fácil para que você não experimente muito estresse.
A zona de conforto proporciona tranquilidade, segurança e um sentimento de familiaridade na realização de uma atividade ou hábito. Você pode fazer muitas coisas com um desempenho estável sem interrupção, porque você não enfrenta muita pressão.
Sua zona de conforto permite que você descanse, relaxe e recarregue as energias após um árduo dia de trabalho. Você se sente relaxado nele e quer continuar lá. Esta zona parece tornar a vida muito mais fácil e agradável.
Isso ocorre porque o cérebro produz compostos de dopamina e serotonina quando você se sente confortável. Ambos os compostos causam sentimentos de felicidade e felicidade humor bom, e dá vontade de fazer aquilo que o desencadeou repetidas vezes.
Por outro lado, outras áreas fora de sua zona de conforto são locais que podem causar estresse e ansiedade. O lugar é cheio de riscos e muitas incertezas. Você nem consegue descobrir como responder a essa coisa nova.
No entanto, o estresse nem sempre é uma coisa ruim. O estresse saudável pode, na verdade, ser uma motivação para você se desenvolver e ser melhor, mais inteligente ou bem-sucedido. O estresse também ajuda a realizar o trabalho de forma mais rápida e concisa.
Estar na sua zona de conforto faz com que você trabalhe de forma estável, mas sair da sua zona de conforto pode melhorar os resultados do seu trabalho. O mundo exterior está cheio de pressão. No entanto, você pode obter melhores resultados e benefícios.
Você tem que sair da sua zona de conforto para ter sucesso?
Você não precisa estar em conflito com sua zona de conforto para ter sucesso. O problema é que você nunca tenta sair da sua zona de conforto porque está sendo preguiçoso ou tem medo do desconhecido.
Sair da sua zona de conforto é uma escolha. Algumas pessoas acham que precisam sair daqui e tomar uma nova decisão para aprender ou ganhar experiência. Existem também aqueles que optam por ficar na sua zona de conforto porque estão satisfeitos com o que recebem.
Se você quer sair da sua zona de conforto, mas não sabe por onde começar, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
1. Procurando informações
O medo surge porque você não sabe o que vai enfrentar. Portanto, procure informações sobre atividades, hobbies ou outras coisas novas que deseja fazer mais tarde. Se necessário, pergunte a pessoas que estão familiarizadas com este campo.
Por exemplo, se você quiser aprender a falar em público, tente aprender a técnica assistindo a vídeos de apresentadores, discursos e coisas do gênero. Identifique e observe quais habilidades você não possui no vídeo.
2. Faça um plano
Antes de dar o primeiro passo, primeiro defina as etapas. Divida seu grande objetivo em vários objetivos menores e crie motivação para alcançá-los. Armado com as informações que você está procurando de antemão, tente identificar quais desafios você enfrentará.
Você certamente não falará publicamente em um grande seminário. Experimente começar conduzindo uma oração durante uma refeição em família, continuando a hospedar a cerimônia de noivado de um amigo e assim por diante.
3. Tente pelo menos uma vez
O segredo para sair da zona de conforto é tentar, pelo menos uma vez na vida. Sem tentar, você nunca saberá o quanto aprendeu e entendeu as complexidades disso.
Se você está acostumado a preencher pequenos eventos em um círculo de amigos próximos, agora tente aproveitar a oportunidade para sediar um evento em um lugar completamente novo. A partir daqui, você pode avaliar as vantagens e desvantagens que você tem.
4. Entenda o que você gosta e o que não gosta
Depois de algumas tentativas, pergunte-se algumas perguntas. Alguma coisa nova que você faz o deixa ansioso ou apenas animado? Se você costuma se sentir ansioso, talvez esta atividade não seja a certa para você.
Você pode desistir de novas atividades de que não gosta. No entanto, coisas importantes como falar em público ou socializar às vezes não podem ser deixadas de lado completamente. Em condições como essa, você pode inevitavelmente precisar sair um pouco da sua zona de conforto.
5. Não se force
Sair da sua zona de conforto é uma conquista, mas lembre-se de que você também enfrentará o estresse. Se se arrastar, o estresse pode reduzir o desempenho no trabalho e provocar ansiedade.
Portanto, não se esforce durante o processo de sair da sua zona de conforto. Faça uma pausa quando se sentir pressionado, oprimido por uma nova carga de trabalho ou não tiver tempo suficiente para fazer as coisas.
A zona de conforto é um local adequado para atividades sem estresse excessivo. No entanto, torna-se difícil para você crescer se você estiver preso nele. Mesmo que seja difícil no início, sair da sua zona de conforto pode ser o passo certo para realizar seus sonhos não realizados.