Sintomas de cálculos biliares a serem observados, incluindo suas complicações

Sem tratamento, os cálculos biliares podem causar complicações, incluindo inflamação ou câncer da vesícula biliar. É por isso que você deve estar ciente dos sintomas dos cálculos biliares. Quais são os sintomas? Venha, veja a seguinte explicação!

Sintomas comuns de cálculos biliares

De acordo com Jordan Knowlton, uma enfermeira especialista do Hospital Shands da Universidade da Flórida, os cálculos biliares são formados a partir de uma combinação de sais biliares, colesterol e bilirrubina.

No início, as pedras que se formam são pequenas e poucas, por isso muitas vezes não causam sintomas significativos. No entanto, os cálculos biliares causam vários sintomas desagradáveis ​​se continuarem a crescer. Aqui estão os vários sintomas.

1. Parece rocha na vesícula biliar

O sintoma mais comum dessa condição são, obviamente, as pedras encontradas na vesícula biliar. A presença de cálculos na bile pode ser verificada por um médico por meio de ultrassom ou tomografia computadorizada.

Existem dois tipos de pedras na bile, a saber:

  • pedras de colesterol, cor amarelada devido ao colesterol alto, é mais frequentemente encontrada em mulheres com excesso de peso corporal, e
  • cálculos biliares de pigmento, De cor preta ou marrom devido ao acúmulo de pigmento de bilirrubina de cálcio pura, freqüentemente encontrada na bile infectada.

2. Dor no abdômen superior direito (um sintoma típico de cálculos biliares)

O próximo sintoma de cálculo biliar que é bastante comum e pode ser sentido é a dor no abdome superior direito. Este sintoma também é conhecido como cólica biliar.

Quanto mais e maiores os cálculos biliares que se formam na vesícula biliar, maior o risco de bloquear o ducto biliar. O bloqueio de pedras pode fazer com que a bile não flua suavemente para o intestino delgado. Obviamente, isso bloqueará o funcionamento da bile.

Bem, um dos efeitos de um bloqueio na vesícula biliar ou no ducto biliar é a dor no abdome superior direito, bem no local da bile. Dor de estômago, sintomas típicos de cálculos biliares, costumam aparecer à noite. Principalmente se você comer porções grandes antes de dormir.

Os sintomas de cólica biliar geralmente duram de 30 minutos a uma hora. No entanto, a dor pode continuar várias horas depois com menos intensidade. A dor de estômago causada por cálculos biliares também pode persistir enquanto você dorme.

Sinais de dor abdominal e cálculos biliares também podem ser sentidos à esquerda. Esses sintomas ocorrem quando os cálculos biliares bloqueiam o caminho para o pâncreas. As funções do pâncreas produzem fluidos que o sistema digestivo usa para processar os alimentos.

3. Náusea e vômito

A presença de pedras pode causar inflamação leve da bile. Em casos de inflamação crônica, a vesícula biliar corre o risco de cicatrizes e rigidez. O efeito pode causar vômitos, dor de estômago, inchaço após as refeições e diarreia crônica.

Sintomas de náuseas e vômitos quando diagnosticados com cálculos biliares também são comuns em condições de pancreatite (inflamação do pâncreas).

Sinais de cálculos biliares causaram complicações

De acordo com a Clínica Mayo, um bloqueio devido a cálculos biliares pode levar a uma complicação chamada pancreatite de cálculos biliares. Os sintomas são semelhantes aos da infecção da vesícula biliar (colecistite) causada pelo bloqueio do cálculo.

Aqui estão os sintomas que são sentidos quando os cálculos biliares se transformam em complicações.

1. Febre

A febre é um sintoma de cálculos biliares que infectaram a vesícula biliar (colecistite) ou os dutos biliares (colangite). A febre também pode ocorrer se a bile se romper, houver gangrena (tecido morto) ou até que ocorra uma infecção na corrente sanguínea (sepse).

Quando os cálculos biliares causam um grande bloqueio para interferir no fluxo das enzimas pancreáticas, as enzimas pancreáticas podem fluir de volta para o pâncreas. Isso, por sua vez, pode causar inflamação do pâncreas (pancreatite), que também pode causar febre.

2. Icterícia (icterícia)

Você pode desenvolver icterícia se os cálculos biliares bloquearem o fluxo de bilirrubina (icterícia obstrutiva).

A presença de cálculos biliares que se acumulam pode fazer com que a bilirrubina, o produto da degradação dos glóbulos vermelhos do fígado, volte para o sangue e se acumule ali. Embora a bilirrubina deva entrar no sistema digestivo.

Como resultado, a bilirrubina transportada pelo sangue por todo o corpo fará com que o branco dos olhos, a pele e as unhas fiquem amarelados. Esse sintoma também pode fazer com que a cor da urina fique amarela turva.

3. Coceira no corpo (prurido)

A coceira no corpo (prurido) é outro sintoma dos cálculos biliares. O prurido pode ocorrer devido à inflamação crônica na vesícula biliar e no fígado. A coceira que você sente é causada por substâncias no corpo, conhecidas como estímulos pruriginosos.

Uma das causas dos cálculos biliares é o excesso de bilirrubina endurecida. A bilirrubina é uma substância pruriginosa.

Os pruritogênios são substâncias naturais do corpo que provocam a coceira. Os nervos do cérebro respondem à ação de substâncias pruriginosas, produzindo coceira.

A bilirrubina é normalmente excretada nas fezes e o restante na urina. Se o nível de bilirrubina for muito alto para causar a formação de cálculos na bile, o pigmento amarelo da bilirrubina será transportado pelo sangue e depositado sob a pele.

Como resultado, o corpo começa a coçar em reação aos sintomas dos cálculos biliares.

Consulte um médico imediatamente se tiver sintomas de cálculos biliares

O aparecimento e a gravidade dos sintomas do cálculo biliar podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem sentir os sintomas acima durante meses ou mesmo anos.

Também há pessoas que só sentem os sintomas de cálculos biliares uma ou duas vezes por ano. Portanto, é importante consultar um médico imediatamente se começar a sentir certos sintomas que apontam para cálculos biliares.

Especialmente quando você tem dor abdominal superior direita insuportável, náuseas e vômitos intensos ou outros sintomas que podem levar a complicações.

O exame e o tratamento precoces, um dos quais é a cirurgia de colecistectomia, são necessários para evitar o risco de complicações como inflamação do pâncreas (pancreatite) ou recorrência de cálculos biliares no futuro.

Além disso, também existe o risco de câncer de vesícula biliar, embora seja muito raro. No entanto, o risco de câncer aumenta se houver danos à vesícula biliar e aos dutos biliares.