Você já sentiu sua vagina seca? Ao sentir isso, você pode suspeitar de vários motivos, até mesmo se preocupar com os primeiros sintomas da menopausa. No entanto, o problema de secura vaginal experimentado por mulheres jovens pode ser causado por vários fatores.
de acordo com Jornal da Saúde da Mulher publicado em agosto de 2015, a secura vaginal também é um problema para mulheres com menos de 60 anos. Este é um caso muito comum para as mulheres. É importante manter a umidade da vagina, pois essa umidade pode manter os tecidos saudáveis e ajudar a prevenir infecções e doenças sexualmente transmissíveis.
Quais são os sintomas da secura vaginal?
Você sentirá dor durante o sexo. Além disso, a dor também é sentida quando você se senta, fica em pé, faz exercícios, urina e até mesmo ao trabalhar.
Esse problema pode interferir nas atividades da mulher, seja ela sexualmente ativa ou não.
Também ocorrem mudanças na aparência da vagina e vulva, os lábios vaginais ficarão mais finos. Você também pode sentir irritação e sensação de queimação.
Se sentir ardor, coceira e desconforto na área vaginal, você deve consultar um médico imediatamente.
Esses sintomas serão diagnosticados com perguntas sobre há quanto tempo você os tem, sobre o tratamento que está fazendo ou como limpa sua vagina.
Normalmente o médico fará um teste pélvico, verificando a vagina para ter certeza de que há vermelhidão ou não. Este teste o ajudará a encontrar a causa ou possível infecção, como infecção do trato urinário.
O que causa secura vaginal?
No tratamento de uma doença, você deve primeiro saber a raiz do problema ou a causa, bem como tratar uma vagina seca. Existem várias causas que você pode observar:
1. Mudanças hormonais
De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, a causa mais comum de secura vaginal é uma queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa, pré-menopausa, após o parto ou durante a amamentação.
Tratamentos químicos para câncer, como quimioterapia e radiação para a pélvis, podem causar uma diminuição no estrogênio e na lubrificação vaginal.
2. Certos medicamentos
Os medicamentos para alergia, asma e resfriado contêm anti-histamínicos que atuam no corpo, resultando na diminuição da lubrificação vaginal.
3. Falta de paixão
Uma das causas da secura vaginal pode ser devido à baixa libido ou problemas sexuais com um parceiro. Por exemplo, ainda de acordo com Goldstein, os parceiros podem ter menos desempenho sexual, pulando preliminares, ou experimentando ejaculação precoce.
4. Irritação
Os produtos de cuidado corporal também podem desencadear a secura vaginal, como sabonetes à base de produtos químicos, vários produtos de higiene e perfumes. Algumas mulheres têm problemas de alergia a detergentes e sabonetes.
Até as roupas, como roupas íntimas e toalhas, também podem irritar a vagina. As alergias que surgem podem ser na forma de problemas com lubrificação ou objetos; como as bactérias em sua vagina.
5. Ansiedade
Fatores psicológicos e emocionais podem interferir na excitação sexual e secar a vagina. Segundo Goldstein, quando as mulheres estão ansiosas, haverá falta de fluxo sanguíneo, ocorrendo ressecamento na região vaginal.
A ansiedade também irá desencadear o hormônio cortisol, esse hormônio pode interferir no funcionamento do estrogênio.
Como lidar com a secura vaginal?
Conforme explicado acima, você deve encontrar a causa raiz para tratar a secura vaginal.
Por exemplo, uma mulher que tem problemas de lubrificação vaginal devido a alterações hormonais, seu médico pode sugerir terapia com estrogênio como tratamento.
Tratamento da secura vaginal com hormônios
Hormônio estrogênio que é inserido na vagina em casos de ondas de calor , secura vaginal e descoloração da pele. O hormônio está incluído na forma de um anel, comprimido ou creme.
Aqui estão três tipos de estrogênio vaginal:
Anel de estrogênio vaginal (Estring)
O médico inserirá um anel macio e flexível na vagina. Lá, esse estrogênio será liberado diretamente no tecido vaginal. No entanto, esse tipo não é permanente, você deve substituí-lo a cada três meses
Comprimidos de estrogênio vaginal (Vagifem)
Você usa um aplicador descartável para inserir um comprimido na vagina uma vez por dia durante as primeiras duas semanas de tratamento. Em seguida, você entrará nele duas vezes por semana até não precisar mais dele
Creme de estrogênio vaginal (Estrace, Premarin)
Você também usará o aplicador para inserir o creme na vagina. O creme é aplicado por uma a duas semanas, então a frequência é reduzida para uma a três vezes por semana conforme orientação do médico
No entanto, a terapia com estrogênio não é recomendada para:
- Sofredores de câncer de mama
- Mulheres com histórico de câncer endometrial
- Mães grávidas e lactantes
Tratamento de secura vaginal através da mudança de hábitos
Existem outras formas que são mais confortáveis, este método também pode ser usado para secura que dói com o sexo, como:
Use lubrificante durante o sexo
Existem vários produtos lubrificantes que podem ajudar com a secura vaginal. Este lubrificante é à base de silicone, óleo e água. Normalmente, os lubrificantes são usados com mais frequência para deixá-la confortável durante o sexo do que como lubrificação vaginal de longo prazo.
Use um hidratante vaginal especial
Você pode procurar um hidratante vaginal especial, porque o hidratante ajuda a colocar água no tecido vaginal.
Evite lavar a vagina com sabonete
Você deve evitar limpar a vagina com sabonete com muita espuma, sabonete perfumado e loção. Isso pode piorar a seca. Se você deseja prevenir infecções vaginais causadas por fungos e bactérias, você pode usar um sabonete feminino que contenha iodopovidona.
Se usado fora da vagina, o líquido povidona-iodo provou ser eficaz para matar os parasitas que causam a infecção, mas ao mesmo tempo mantendo o equilíbrio do pH da vagina e não deixando a vagina seca.