Se você olhar de perto, o palato é composto por uma placa óssea na frente e uma placa macia atrás. Todas essas áreas funcionam como uma barreira entre as cavidades oral e nasal. Assim como a gengiva e a língua inchadas, a parte superior da boca também pode estar inchada, dificultando a fala e a mastigação dos alimentos. Para entender melhor, aqui estão as causas por trás de um palato inchado.
Causas do palato inchado
1. Sapinho
Você pode ter aftas na língua, lábios ou gengivas com mais frequência. No entanto, não é impossível que aftas apareçam em áreas incomuns da boca - por exemplo, no topo da boca.
Os sintomas apresentados são iguais aos das aftas em geral, nomeadamente na forma de feridas abertas acompanhadas de dor, bolhas e inchaço no céu da boca. Embora você se sinta desconfortável ao comer, as aftas geralmente desaparecem por conta própria em questão de dias.
2. Trauma ou lesão
A boca e todas as áreas nela contidas, incluindo uma das partes sensíveis do corpo, por isso é fácil de machucar. Hobbies: comer alimentos e bebidas que ainda estejam quentes; pontas afiadas de restos de comida; e comer alimentos duros são algumas das causas comuns de dor na parte superior da boca, que mais tarde forma um caroço dolorido.
Em alguns outros casos, um palato inchado pode resultar facilmente de um objeto pontiagudo perfurado por utensílios de cozinha ou irritação por usar dentaduras. Essa lesão resultará na formação de tecido cicatricial no céu da boca, o que o torna mais sensível e sujeito a dores.
3. Desidratação
Embora muitas vezes considerada trivial, na verdade, a falta de fluidos no corpo não resultará apenas em boca seca. Gradualmente, se essa condição não for tratada imediatamente, pode levar ao inchaço do céu da boca como um dos sintomas.
Abaixo estão várias causas de desidratação.
- Não beber líquidos suficientes
- Efeitos de tomar certas drogas
- Consumo excessivo de álcool
- Produção excessiva de suor
Às vezes, a desidratação pode colocar uma pessoa em risco de desequilíbrios eletrolíticos no corpo. Esta condição tornará o corpo muito fraco, o que pode ser acompanhado por espasmos musculares.
4. Papiloma escamoso
Os papilomas escamosos são lesões não cancerosas que podem se formar na parte superior da boca e aparecer como inchaço. O papilomavírus humano ou vírus HPV é a causa do papiloma escamoso. Esses caroços geralmente são indolores. No entanto, é importante detectá-lo o mais cedo possível para que um tratamento adicional possa ser realizado se a condição for considerada perigosa.
5. Mucoceles
As mucoceles são um tipo de cisto na mucosa oral, que se forma devido à irritação ou inflamação das glândulas salivares. A maioria dos casos de mucocele surge devido a um pequeno corte ou lesão, resultando eventualmente em um palato inchado.
É por isso que, se você olhar de perto, as mucoceles parecem glândulas cheias de muco ou fluido. Mesmo assim, essa condição não causa dores incômodas e pode cicatrizar novamente em algumas semanas.
6. Infecção fúngica
As infecções fúngicas na boca ou candidíase oral são geralmente caracterizadas pelo crescimento de caroços vermelhos ou brancos na boca, incluindo o céu da boca. Infelizmente, esse sintoma de infecção por fungos na boca costuma ser mal interpretado como um sinal de outra doença.
Não demore a consultar um médico se os sintomas aparecerem sob a forma de dor em várias áreas da boca, caroços com sangue quando arranhados por alimentos ou escova de dentes e dificuldade em mastigar ou engolir os alimentos.