10 doenças que são efeitos colaterais de beijar os lábios

Um beijo na boca que seja um sinal de afeto ou uma expressão romântica para um parceiro acaba tendo efeitos colaterais. O motivo é que a saliva na boca pode ser um meio de transmissão de microorganismos causadores de doenças, como bactérias e vírus.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas pelo beijo na boca. Portanto, você e seu parceiro devem ter cuidado com os efeitos desse beijo labial. Portanto, conheça as várias infecções que podem ser transmitidas por meio do beijo na boca nesta revisão.

Doenças que são um efeito colateral do beijo nos lábios

Vários estudos mostram que beijar os lábios traz benefícios à saúde, como melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a produção de ocitocina, que cria emoções positivas.

Além disso, em comparação com outras atividades sexuais, o risco de vírus sexualmente transmissíveis se espalharem pelo beijo na boca é menor.

No entanto, algumas outras doenças infecciosas podem se espalhar facilmente pela saliva ou feridas abertas na boca, especialmente quando há contato direto, como um beijo nos lábios.

Aqui estão algumas doenças que podem surgir como resultado de beijar os lábios:

1. Influenza

Os vírus da gripe que causam a gripe propagam-se rapidamente de uma pessoa para outra.

Essa doença geralmente é transmitida pelo ar ou por gotículas de saliva (gotículas) de uma pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar.

Um beijo na boca que permite o contato direto entre a saliva pode certamente tornar alguém exposto a este vírus.

Portanto, quando você está gripado, deve primeiro evitar contato próximo com seu parceiro para prevenir a transmissão do vírus.

A gripe, como doença causada pelo beijo na boca, tem sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e até fadiga.

2. Caxumba

A caxumba é uma infecção viral que ataca as glândulas salivares, causando inchaço. Beijar os lábios pode tornar a pessoa mais suscetível ao vírus que causa a doença.

Além disso, a caxumba também é transmitida por pessoas infectadas pelo ar quando elas apresentam coriza, tosse ou espirro.

Os sintomas da doença que se tornam o efeito desse beijo labial são febre, dor de cabeça, dores e inchaço em ambas as bochechas.

3. Mononucleose

A mononucleose ou febre glandular é uma doença cuja principal transmissão ocorre pela saliva ao beijar os lábios. Portanto, essa doença também é conhecida como doença do beijo.

Além de ser um efeito colateral do beijo labial, o vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose, também pode ser transmitido ao espirrar, tossir ou falar.

Estudar de Imunologia Clínica explicou que a infecção pelo vírus EBV ataca os gânglios linfáticos de modo que pode causar inchaço no pescoço ou linfadenopatia.

4. Doença gengival

Outra doença que também pode surgir devido ao beijo na boca não é outra senão as infecções orais, como a gengivite.

Existem centenas de bactérias na boca que podem se desenvolver porque raramente você escova os dentes. Mesmo com o tempo, as bactérias na boca podem formar placas.

A placa pode crescer abaixo da linha da gengiva, causando doenças gengivais, também conhecidas como periodontite e gengivite (inflamação das gengivas).

Beijar os lábios não causa doenças gengivais diretamente.

No entanto, o beijo labial pode ser um meio de transmissão para a transferência de bactérias que infectam a boca, causando doenças gengivais.

5. Herpes labial (herpes oral)

Herpes labial ou oral é uma doença sexualmente transmissível causada pela infecção pelo vírus herpes simplex.

Os sintomas são caracterizados pelo aparecimento de bolhas ou feridas, especialmente ao redor da boca e ao redor do rosto.

A transmissão desta doença ocorre através do contato direto com a pele infectada, feridas de herpes ou membranas mucosas na saliva.

É mais provável que o herpes oral seja um efeito colateral do beijo labial, embora também possa ser transmitido por meio do sexo oral.

Para aqueles que estão infectados com herpes e apresentam sintomas, você deve evitar beijar os lábios até que as feridas de herpes estejam completamente curadas.

Isso é feito para prevenir a transmissão do herpes através do beijo.

As 5 formas mais comuns de transmissão de herpes ocorrem

6. Meningite

A próxima doença que pode se espalhar como resultado de beijar os lábios é a meningite ou inflamação do revestimento do cérebro. Muitos tipos de vírus, bactérias, fungos e parasitas podem causar meningite.

Esses microrganismos infectam as membranas protetoras que cobrem o cérebro e a medula espinhal, causando inflamação.

Beijar na boca pode ser uma forma de transmitir meningite devido ao contato direto com a saliva infectada.

Os efeitos colaterais de beijar os lábios também facilitam a transmissão de germes que causam a meningite para as células respiratórias e depois se movem para o revestimento do cérebro.

7. Hepatite B

Os efeitos colaterais de beijar os lábios podem causar a transmissão do vírus da hepatite B (HBV). A hepatite B geralmente pode ser transmitida através do contato com fluidos corporais, como sêmen e sangue durante as relações sexuais

A transmissão real do beijo labial é incerta e improvável, mas existem riscos.

Uma pessoa pode ser infectada beijando nos lábios porque a saliva que contém o VHB entra em contato direto com o sangue em uma ferida aberta na boca.

Para isso, você deve evitar beijar os lábios quando tiver aftas ou outras feridas na boca.

8. Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma infecção bacteriana. Esta doença é mais comumente transmitida por sexo oral, vaginal e anal.

No entanto, a sífilis pode causar feridas abertas na boca, que podem ser uma saída para a bactéria causadora da sífilis infectar outras pessoas.

Beijo de lábios profundos, como beijo de língua , permitindo que o parceiro toque a ferida aberta com a língua, aumentando assim o risco de exposição ao vírus.

A sífilis pode causar sintomas graves, como erupção cutânea, gânglios linfáticos inchados e queda de cabelo.

Quando a doença progredir suficientemente grave, você precisará se submeter a um tratamento com antibióticos para a sífilis.

Podemos pegar gonorréia por meio do beijo?

9. Infecção por HPV (papilomavírus humano)

HPV significa papilomavírus humano. Esta infecção viral pode causar câncer mais tarde na vida.

A forma mais comum de transmitir o vírus HPV é através da relação sexual.

Embora raro, existe o risco de uma pessoa transmitir o vírus HPV através da saliva como resultado do beijo labial.

HPV que infecta a garganta e a boca e pode causar câncer de orofaringe, parte posterior da garganta, base da língua e amígdalas.

10. Gripe de Cingapura

Gripe de Cingapura ou sua linguagem médica mão, febre e febre aftosa é uma doença altamente contagiosa.

Esta doença é causada por um vírus coxsackie e pode ser transmitido por feridas abertas na boca, saliva e fezes.

Os sintomas usuais da doença, que é um efeito colateral do beijo nos lábios, são febre acompanhada de dor no pescoço, coriza e erupção na boca, mãos e pés.

Como prevenir a transmissão de doenças devido ao beijo nos lábios

Esforços que podem ser feitos para manter a higiene oral para evitar vários efeitos colaterais do beijo nos lábios, a saber:

  • Não beije se você ou seu parceiro tiverem feridas nos lábios ou na boca.
  • Escove os dentes rotineiramente com um creme dental que contém flúor pelo menos 2 vezes ao dia.
  • Substitua a escova de dentes ou a cabeça da escova de dentes a cada 3-4 meses.
  • Escove a língua para remover bactérias e refrescar o hálito.
  • Use enxaguatório bucal para prevenir o crescimento de placa bacteriana, tártaro ou outras infecções germinativas prejudiciais.
  • Reduza a ingestão de alimentos que contenham muito açúcar.
  • Visite o dentista uma ou duas vezes por ano para verificar e limpar os dentes.

Toda atividade sexual apresenta certos riscos à saúde, incluindo beijar na boca. Mesmo assim, isso não significa que você não pode beijar seu parceiro.

Saber o tipo de infecção que é um efeito colateral do beijo é realmente importante para evitar que a doença se espalhe para seu parceiro e para você.