Espermatozóides translúcidos em roupas, isso pode deixá-la grávida?

Muitos perguntam: é possível uma mulher engravidar por causa do esperma grudado nas calças do parceiro? Ou use a mesma toalha para limpar a vagina, mas há vestígios de sêmen? É verdade que, depois que o espermatozóide penetra no tecido, ele ainda pode fertilizar?

O esperma pode penetrar no tecido e causar gravidez?

No mundo médico, é impossível que os espermatozoides penetrem nas roupas e depois se movam para a vagina. Uma mulher pode engravidar quando um espermatozóide fertiliza um óvulo. A união do espermatozóide com o óvulo é conhecida como fertilização. Durante a relação sexual, o homem deve ejacular, ou seja, liberar sêmen quando o pênis está na vagina, pois permite que o esperma se mova do colo do útero para as trompas de falópio para encontrar o óvulo. É importante observar que, se a ejaculação não ocorrer, a gravidez é improvável.

E se um homem ejacular fora da vagina?

Para alguns casais, também há aqueles que ainda se perguntam sobre os riscos de uma gravidez se um homem ejacular fora da vagina, ou talvez até mesmo pego se as calças molhadas forem expostas ao sêmen. Nesses casos, realmente não há motivo para pânico.

Os homens têm bilhões de espermatozóides que podem ser ejaculados de uma só vez, por isso às vezes é possível ejacular fora da vagina e ficar exposto às roupas. E daí se o espermatozóide nada do colo do útero até a trompa de Falópio, onde encontra o óvulo a ser fertilizado? Na realidade, isso é altamente improvável. Embora haja muitas gravidezes indesejadas, essa não é a causa.

Outra coisa importante a entender é que a ejaculação durante a masturbação é diferente da ejaculação depois de inserir e remover o pênis da vagina. Se você e sua parceira não planejam engravidar ou não usam anticoncepcionais durante a relação sexual, isso pode levar à gravidez, mesmo que você não ejacule dentro da vagina. Isso acontece quando o esperma contém sêmen suficiente, mas você não percebe que ele pinga na vagina do parceiro, mesmo que em pequenas quantidades, o que pode causar gravidez.

Quanto tempo pode o esperma sobreviver após a ejaculação?

Dentro do corpo de uma mulher

No ambiente perfeito no corpo de uma mulher, o esperma pode sobreviver por apenas cinco dias. No entanto, os espermatozoides geralmente morrem nos primeiros dias após entrar na vagina porque não podem sobreviver. Eles começarão a nadar depois de serem depositados na vagina da mulher e, a seguir, passarão pelo colo do útero para chegar ao útero. Além do mais, o corpo das mulheres produz muco para facilitar a natação para encontrar os ovos. O esperma pode nadar dentro do corpo de uma mulher por 4-5 horas.

Fora do corpo de uma mulher

O esperma pode sobreviver de 20 a 60 minutos fora do corpo. Sua sobrevivência depende da exposição ao ar e a fatores ambientais. Depois que o espermatozóide sai do corpo, a possibilidade de ser afetado pelo meio ambiente é muito grande. Isso torna o esperma inútil quando o sêmen seca após a ejaculação. Portanto, se houver roupas ou toalhas que contenham sêmen e entrarem em contato direto com a vagina de uma mulher, há muito pouca ou nenhuma chance de o esperma entrar na vagina.