Amar a si mesmo pode começar com estas 5 etapas simples

Às vezes é mais fácil amar outra pessoa do que amar a si mesmo. Muitas coisas podem fazer você se sentir desconfortável com sua condição atual. Por exemplo, uma barriga protuberante, queixo duplo, outras coisas que fazem com que seus objetivos de vida não sejam alcançados.

Na verdade, ter um bom relacionamento consigo mesmo é tão importante quanto estabelecer um relacionamento com outras pessoas. Talvez ainda mais importante. Então, vamos, comece a aprender a amar a si mesmo antes de amar os outros!

Por que devemos nos amar?

Amar a si mesmo aqui não é no sentido de desenvolver uma personalidade narcisista distorcida. Amar a si mesmo por quem você é significa que pode aceitar todas as suas forças sem se sentir arrogante, mas, por outro lado, também é livre para abraçar todas as suas próprias deficiências - sem ser encoberto. Simplificando, o amor próprio deve ser sincero e incondicional.

Amar a si mesmo com sinceridade o liberta dos fardos sociais. Ao amar a si mesmo, você aprende a se compreender e a continuar a ser grato pelo que já tem. Você não precisa se concentrar nos problemas de outras pessoas. Você também estará menos ocupado se comparando à vida de outras pessoas, então terá mais tempo para cuidar melhor de si mesmo.

No final, quando você se sentir confortável consigo mesmo, as pessoas ao seu redor se sentirão da mesma maneira. Eles se sentirão confortáveis ​​perto de você, porque você irradia energia positiva de dentro.

De acordo com Stephanie Kang, psicóloga da PsychCentral, conectar-se com você mesmo é a coisa mais importante do mundo. Resumindo, ter um bom relacionamento consigo mesmo o ajudará a estabelecer relacionamentos harmoniosos com os outros, além de ser o primeiro passo para o sucesso na vida.

Cinco etapas simples para começar a aprender a amar a si mesmo

Não há necessidade de ser grandioso para aprender a amar a si mesmo pelo que você é. No entanto, para começar, você deve primeiro saber quem você realmente é - quais são suas atitudes, características, necessidades, desejos e gostos e desgostos.

Você está pronto para começar a se amar? Vamos, siga estas cinco etapas fáceis.

1. Atenda bem às suas próprias necessidades

De acordo com Julie Hanks, LCSW, terapeuta da PsychCentral, o primeiro passo para você começar a ser amigo de si mesmo é prestar atenção às suas necessidades físicas, espirituais, psicológicas e mentais. Por exemplo, saber que você deve dormir o suficiente de 7 a 8 horas todas as noites, fazer três refeições por dia, fazer exercícios, para tirar um tempo para aliviar o estresse e adorar, por exemplo.

Mas não se limite a prestar atenção. Todas essas necessidades devem ser atendidas de maneira saudável. Por exemplo, certificando-se de que sua dieta é saudável, começando a se comprometer com pequenas quantidades de exercícios, a programar a hora de dormir e não se acostumar a ficar acordado até tarde.

Hanks também o aconselha a priorizar atividades que o deixem feliz e contente. Não precisa ser grandioso. Prazer e felicidade podem ser obtidos a partir de pequenas coisas. Por exemplo, dar um passeio no parque, comer a comida que você gosta de vez em quando, mergulhar em água morna enquanto acende uma vela de aromaterapia ou assistir sua série de filmes favorita em seu tempo livre. Mesmo que pareçam triviais, essas coisas podem trazer felicidade e satisfação para você indiretamente.

2. Converse consigo mesmo

A conversa interna é uma maneira simples de aprender a amar a si mesmo. Por ter uma conversa silenciosa ou falando sozinho no quarto, banheiro ou em frente ao espelho, você começará a desenvolver amizades consigo mesmo.

Quando você fala consigo mesmo, você se coloca no lugar da outra pessoa que está falando com você. O conteúdo desses bate-papos permitirá que você se avalie melhor de forma objetiva, fornecendo, assim, informações úteis. Falar sozinho pode, em última análise, ajudá-lo a se concentrar mais e a se sentir motivado para fazer melhor.

De acordo com Hanks, por exemplo, não há nada de errado em se perguntar por que você se sente incomodado quando essa pessoa continua ligando para você. “Por que me sinto desconfortável? O que me deixa desconfortável se ele é constantemente contatado? ” Bem, falar sozinho pode ajudá-lo a encontrar a resposta, então você pode decidir o que fazer para se sentir bem.

Mais um benefício de conversar com um reflexo de si mesmo é canalizar emoções reprimidas. Quando você está chateado ou com raiva, por exemplo, quando está preso em um engarrafamento, você fala ou grita consigo mesmo. Você não percebe, depois de um tempo você vai se acalmar por conta própria.

3. Pratique aceitar a si mesmo

O estabelecimento de um bom relacionamento consigo mesmo pode começar aceitando-se como você é, incluindo seus pontos fortes e fracos. A autoconfiança surgirá quando você tiver uma boa visão de sua personalidade.

Lembre-se de que a verdadeira beleza não aparece do lado de fora. Quando você se sentir bem com quem você é e quem você realmente é, você se portará com muita confiança e o fará pensar que a beleza não é sobre um corpo de supermodelo, mas um coração e uma mente.

Se você não pode fazer isso sozinho, Stephanie Kang o aconselha a tentar desabafar e compartilhar com amigos, familiares ou até mesmo um psicólogo que pode ajudar com seu problema de insegurança.

4. Cerque-se de pessoas positivas

Uma maneira de ter um relacionamento bom e saudável consigo mesmo é cercar-se de pessoas que o amam. Reunir-se com pessoas positivas, compassivas e cheias de amor pode ser uma vantagem para você. Você pode se deixar levar por hábitos e estados de espírito positivos em relação a si mesmo. Isso pode torná-lo melhor.

5. Reduzir o consumo de notícias negativas

A grande curiosidade às vezes leva você a fontes negativas, uma das quais é popular hoje, que podem ser obtidas na mídia. De acordo com Kang, consumir notícias de ódio, crime ou violência pode fazer você ficar sobrecarregado, sentir medo e, por fim, tornar sua mente doentia.

Portanto, tente limitar a leitura de notícias negativas que podem fazer você pensar negativamente continuamente. Faça uma programação para abrir seu twitter, facebook, instagram o mínimo possível, interagir mais com pessoas positivas. Então, descubra o quão valioso você é neste mundo.