A maioria das pessoas provavelmente conhece apenas uma forma de varíola, a saber. A varicela ou varicela é uma das doenças infecciosas da pele mais comuns. A maioria dos casos de varicela ocorre em crianças. No entanto, você sabe se corre o risco de desenvolver outro tipo de varíola no futuro, após se recuperar dessa doença, a saber, o herpes? sim. Existem vários outros tipos de varíola com diferentes graus de gravidade, portanto, você precisa ter cuidado.
Tipos de varíola causados por varicela-zóster
infecção viral varicela-zóster pode causar dois tipos de varíola, ou seja, varicela e herpes zoster. Este vírus infecta inicialmente o trato respiratório e depois se espalha nos vasos sanguíneos e causa infecções no tecido da pele.
Tanto a varicela quanto a herpes zoster apresentam seus próprios sintomas característicos, embora a causa seja a mesma. Portanto, as etapas do tratamento também são diferentes. Como a mesma infecção viral produz diferentes tipos de doenças de pele?
1. Varicela (catapora)
O principal sintoma da varicela é caracterizado pelo aparecimento de erupção cutânea na forma de manchas vermelhas que causam coceira intensa. Um a dois dias antes do aparecimento dos sintomas principais, as pessoas infectadas com este tipo de varíola terão febre e sintomas semelhantes aos da gripe.
Em poucos dias, a erupção se transformará em vesículas ou bolhas cheias de líquido. O elástico então murchará em pápulas antes de finalmente secar e formar uma crosta.
A varicela é um tipo de doença que é auto-limitação, o que significa que esta infecção pode curar por si mesma. O desenvolvimento de varicela até que a crosta desapareça por conta própria e em 24 horas não apareça mais nenhuma erupção cutânea, geralmente leva de 2 a 3 semanas.
Tratamento de varicela
O tratamento para esse tipo de varíola visa encurtar o período de infecção para que a doença cure mais rapidamente, ao mesmo tempo que controla os sintomas. No entanto, essa doença pode ser totalmente prevenida por meio da vacinação.
Para os primeiros sintomas de febre, o uso de analgésicos como o paracetamol pode ser uma opção. Enquanto isso, antivirais como o aciclovir, que se concentram na inibição de infecções, podem ser administrados 24 horas após o aparecimento da primeira erupção cutânea.
A coceira causada por este tipo de varíola pode ser muito incômoda, principalmente à noite, fazendo com que o sofredor não pare de coçar a pele afetada. Portanto, os médicos geralmente também prescrevem medicamentos como os anti-histamínicos.
Além do uso de medicamentos contra a catapora, existem várias medidas de cuidados de suporte que podem ser tomadas para superar a doença, uma das quais é tomar um banho de catapora com uma mistura aveia e bicarbonato de sódio.
2. Varíola (herpes zoster)
Este tipo de varicela também é freqüentemente chamado de Cobreiro ou as telhas são causadas por uma erupção cutânea que é indicada por uma cor vermelha ardente e o padrão de distribuição é agrupado e circular em uma área do corpo.
Muitos suspeitam que alguém vai pegar herpes zoster quando alguém que teve varicela a pega pela segunda vez. Na verdade, o herpes não é causado pela reinfecção pelo vírus varicela-zóster.
No momento em que você pega a varicela e se recupera, esse vírus não desaparece de seu corpo. O vírus varicela-zóster pode viver e "dormir" no sistema nervoso por anos antes de ser reativado como herpes zoster.
É fácil saber a diferença entre herpes zoster e varicela. Além do padrão de disseminação da erupção, esse tipo de varicela também causa dor e sensação de queimação na pele. Esta condição é causada por danos às células nervosas devido à reativação viral.
Tratamento contra varíola
Este tipo de varíola é geralmente experimentado por pessoas com mais de 60 anos. No entanto, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como mulheres grávidas e pessoas com HIV / AIDS, também apresentam alto risco de desenvolver catapora.
Além do uso de drogas antivirais, como o aciclovir, para o alívio da dor, o tratamento do herpes-zoster geralmente é combinado com corticosteroides, como prednisona e analgésicos. A dose necessária será ajustada pelo médico de acordo com a intensidade da dor.
Tipos de varíola da família dos vírus da varíola
Vírus do gênero Orthopoxvirus que causam a varíola (varíola), a varicela e o molusco contangioso causam os principais sintomas de doenças de pele semelhantes à varicela.
Na verdade, essas três doenças da varíola não são comuns na Indonésia, mesmo uma de suas espécies foi declarada extinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no final da década de 1980.
Ao contrário da varicela e da varíola, que geralmente atacam certas faixas etárias, esse tipo de varíola pode fazer mal a qualquer pessoa. Cada um tem critérios de doença característicos, geralmente diferenciados por sintomas.
A varíola foi uma das doenças mais mortais antes de uma vacina ser encontrada, a varíola dos macacos tinha uma gravidade grave da doença, enquanto o molusco contangioso tem o potencial de se tornar uma doença sexualmente transmissível quando ataca os órgãos genitais.
A seguir, uma explicação dos sintomas, causas e como tratar os três tipos de varíola.
1. Varíola (varíola)
O vírus que causa a varíola ou varíola é a varíola. A principal característica da varíola é a disseminação de bolhas ou bolhas cheias de pus por todo o corpo. Os sintomas são semelhantes aos da varicela, mas não raro os dois são comparados.
No entanto, este tipo de varíola foi declarado extinto desde 1980. O último caso registrado desta doença foi um caso na África em 1977. Anteriormente, a varíola havia se tornado uma epidemia perigosa que ceifou muitas vidas desde o século 18.
A erradicação da varíola é uma das grandes conquistas do mundo médico, isso é inseparável do incessante programa de vacinação contra a varíola que vem sendo realizado há décadas. A vacina contra a varíola foi a primeira vacina produzida para deter a doença causada por uma infecção viral.
Não existe um tratamento específico para esse tipo de varíola. Embora a vacina possa ser confiável para a prevenção de doenças semelhantes, atualmente a vacina contra a varíola pode ser difícil de se obter devido à raridade desse tipo de varíola.
2. Monkeypox (varicela)
Varíola de macaco aka varicela é uma doença infecciosa causada por uma infecção viral rara. Este vírus é um vírus zoonótico ou originário de animais. Anteriormente, os macacos eram o principal hospedeiro do vírus varicela. Portanto, esta doença é chamada de varíola dos macacos.
Os sintomas desta doença são geralmente semelhantes aos da varíola (varíola), mas acompanhada por problemas de saúde como febre, erupção cutânea com bolhas e inchaço dos gânglios linfáticos nas axilas.
Do caso de varíola dos macacos que foi encontrado. A transmissão desse tipo de varíola ocorreu inicialmente a partir do contato direto e indireto entre humanos e animais selvagens infectados.
Enquanto isso, acredita-se que a transmissão da varíola entre humanos ocorra por meio do contato direto com lesões cutâneas, fluidos corporais, gotículas de muco liberadas ao espirrar e tossir e exposição a material contaminado com o vírus da varíola dos macacos.
Os perigos desta doença podem ser prevenidos com eficácia por meio de vacinas. Enquanto isso, os antivirais para o tratamento da varicela ainda estão sendo estudados mais detalhadamente. O tipo de cidofovir ou tecovirimat até agora tem sido um antiviral eficaz para ajudar na cura em alguns casos. A vacina contra a varíola pode ajudar a prevenir esse tipo de varíola.
3. Molusco contangioso
A infecção por molusco contagioso causa erupção cutânea ou erupção cutânea vermelha. O nódulo geralmente tem 2 a 5 mm de tamanho com uma mancha no centro.
Esses pequenos nódulos podem aparecer na pele em partes do corpo afetadas pelo vírus, como rosto, pálpebras, axilas, tronco e coxas (virilha). Ao contrário de outros tipos de varíola, esse sintoma não aparece nas palmas das mãos, na planta dos pés e na boca.
O aparecimento de um caroço geralmente não é acompanhado de inflamação, a menos que você arranhe a pele afetada, a erupção se espalhará em um padrão de fileira, uma condição conhecida como corte.
Se esse tipo de varíola aparecer nas pálpebras, pode causar sintomas da doença dos olhos vermelhos, que também é contagiosa.
O molusco contagioso desaparece por conta própria após algumas semanas. Esse tipo de varíola geralmente não deixa cicatrizes.