Você pode ter visto o marca-passo que costuma aparecer em cenas de filmes. Se no filme você vir esse aparelho sendo usado por médicos para ajudar pacientes que têm parada cardíaca, que tal na vida real? A ferramenta é realmente utilizada de acordo com sua função? Verifique a explicação da função e como usar um marca-passo a seguir.
Qual é a função de um marcapasso?
Um marca-passo ou desfibrilador é um dispositivo para tratar distúrbios do ritmo cardíaco ou arritmias que podem ser fatais. Este dispositivo será conectado ao tórax ou área abdominal do paciente para ajudar o paciente a controlar ritmos cardíacos anormais.
Este dispositivo enviará um choque elétrico para o coração para ajudar a estimular os batimentos cardíacos e o músculo cardíaco para funcionar normalmente novamente.
Esta ferramenta é usada para tratar arritmias porque quando o paciente apresenta essa condição, o ritmo cardíaco pode bater muito rápido, muito lento ou com um ritmo incomum. Se o coração bater muito rápido, a condição é chamada de taquicardia. Enquanto isso, um coração que bate muito devagar é chamado de bradicardia.
Durante uma arritmia, o coração pode não funcionar normalmente e, por isso, pode não bombear o sangue pelo corpo normalmente. Isso pode fazer com que o volume de sangue bombeado para fora do coração não corresponda às necessidades de outros órgãos do corpo.
É claro que isso pode causar vários sintomas, incluindo fadiga, falta de ar e desmaios. Na verdade, arritmias já classificadas como graves podem causar danos a órgãos vitais que podem levar à morte.
Portanto, pessoas com arritmias precisam da ajuda desse marca-passo para tratar sua condição. O motivo é que essa ferramenta pode ser usada para reduzir os sintomas de arritmias, como fadiga ou desmaios. Essa ferramenta também pode ajudar as pessoas com distúrbios do ritmo cardíaco a se manterem ativas.
Inicialmente, os desfibriladores eram usados apenas para prevenir a morte súbita por taquicardia ventricular (TV). Um tipo de arritmia é caracterizado por um batimento cardíaco muito rápido, até mais de 100 vezes por minuto. Eventualmente, causa batimentos cardíacos anormais que ocorrem em sucessão, pelo menos 3 vezes.
Bem, os especialistas concordam que o uso de um marca-passo, junto com as medidas de reanimação, pode aumentar as chances de sobrevivência do paciente. Mesmo assim, como essa ação só é realizada quando o paciente já experimentou TV, os especialistas afirmam que se trata de uma medida preventiva secundária.
Como os marcapassos tratam as condições do ritmo cardíaco?
O marca-passo consiste em uma bateria, um gerador computadorizado e fios equipados com sensores, chamados eletrodos, nas extremidades. As baterias são usadas para alimentar o gerador e os cabos conectam o gerador ao coração.
Este marca-passo ajuda os médicos a monitorar e controlar a frequência cardíaca do paciente. Eletrodos ou sensores detectam a atividade elétrica do coração e enviam os dados por meio de fios para um computador dentro do gerador.
Se o seu ritmo cardíaco estiver anormal, o computador direcionará um gerador para enviar um choque elétrico ao seu coração. Este choque elétrico viaja pelos fios até o coração.
Na verdade, de acordo com o National Heart, Lung and Blood Institute, se você usar um marca-passo mais recente, ele controlará não apenas sua frequência cardíaca, mas também sua temperatura sanguínea, respiração e outras atividades corporais. Essa ferramenta também pode ajustar a freqüência cardíaca às mudanças nas atividades do paciente.
Além disso, o computador no gerador do marca-passo também pode registrar a atividade elétrica e o ritmo cardíaco, para que os médicos possam usar os dados para ajustar o marca-passo para funcionar melhor para você.
Esse dispositivo possui de um a três fios, cada um colocado em uma câmara diferente do coração.
- Se o marcapasso estiver equipado com apenas um cabo, ele geralmente aplica um choque elétrico por meio de um gerador no ventrículo direito ou no ventrículo direito inferior do coração.
- Se o marcapasso estiver equipado com dois fios, ele geralmente administra um choque elétrico no átrio direito ou na câmara superior direita do coração e no ventrículo direito.
- Se o marcapasso estiver equipado com três fios, ele aplica choques elétricos em um dos átrios e em ambos os lados dos ventrículos.
Quem precisa de um coração bombeado com esta ferramenta?
Existem algumas pessoas com certas condições que precisam da ajuda de um desfibrilador, incluindo:
- Pessoas que tiveram episódios de parada cardíaca com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular.
- Pessoas que tiveram um ataque cardíaco e correm alto risco de parada cardíaca súbita.
- Pessoas com cardiomiopatia hipertrófica e com alto risco de parada cardíaca súbita.
- Pessoas com cardiomiopatia hipertrófica difusa apresentam função cardíaca reduzida e apresentam alto risco de parada cardíaca.
- Pessoas que tiveram pelo menos um episódio de taquicardia ventricular.
Quais são os resultados esperados após usar esta ferramenta?
O uso de um marcapasso deve ser capaz de reduzir os sintomas que surgem de um coração muito lento, como fadiga, tontura e desmaios.
Além disso, os médicos devem realizar verificações regulares sobre o uso deste marca-passo a cada três a seis meses. Se você tiver ganho de peso, informe o seu médico imediatamente.
Também deve informar o seu médico se sentir que os seus pés ou tornozelos estão tensos e se sentir que vai desmaiar ou se sentir tonturas.
Uma vez que este marca-passo pode se ajustar automaticamente à sua freqüência cardíaca para fazer ajustes em suas atividades diárias, ele pode ajudá-lo a realizar suas atividades diárias normalmente.