7 tipos de alucinações que frequentemente perseguem a mente •

Alucinações são falsas percepções que ocorrem na ausência de um estímulo externo. Essa falsa percepção pode ocorrer em qualquer um dos cinco sentidos. Portanto, as alucinações são basicamente ver, ouvir, tocar, saborear ou cheirar algo que não está realmente lá. Algumas pessoas que têm alucinações percebem que são apenas falsas percepções, mas outras realmente acreditam que o que estão experimentando é real. Para descobrir quais são os tipos de alucinações, vamos examiná-los na íntegra a seguir.

Tipos de alucinações

Esses tipos de alucinações costumam ser sintomas de certas doenças, como esquizofrenia, mas às vezes podem ser causados ​​por abuso de drogas ou consumo excessivo de álcool, febre, tristeza pela perda de um ente querido, depressão ou demência. Os seguintes tipos de alucinações podem perseguir sua mente:

1. Alucinações auditivas (áudio)

Este é um tipo de alucinação que indica uma falsa percepção de sons, música, ruído ou sons. Ouvir vozes na ausência de um estímulo auditivo é o tipo mais comum de alucinação de áudio em pessoas com transtornos mentais. Os sons podem ser ouvidos dentro ou fora da cabeça de uma pessoa e geralmente são considerados mais graves quando vêm de fora da cabeça. As vozes podem ser femininas ou masculinas, familiares ou desconhecidas e críticas ou elogios. Em um transtorno mental como a esquizofrenia, a voz geralmente é negativa e desagradável.

Em pessoas com esquizofrenia, um sintoma comum é ouvir pessoas falando e fazendo comentários. Quando ele ouve vozes conversando, geralmente é o som de duas ou mais pessoas conversando. Ele ouve críticas ou comentários sobre si mesmo, seu comportamento ou seus pensamentos e geralmente está na terceira pessoa (como, “não, ele é estúpido”). Outras vezes, uma voz pode dizer-lhe para fazer algo (isso geralmente é referido como um comando alucinatório).

2. Alucinações de gosto (gustativas)

Esta é uma percepção errada do gosto. Normalmente, essa experiência não é agradável. Por exemplo, um indivíduo pode reclamar de ter um sabor metálico persistente. Esse tipo de alucinação é freqüentemente observado em alguns distúrbios médicos (como epilepsia), em comparação com pessoas com distúrbios mentais.

3. Alucinações olfativas (olfativas)

Essas alucinações envolvem vários odores que não estão presentes. Esse odor geralmente é desagradável, como o cheiro de vômito, urina, fezes, fumaça ou carne podre. Esta condição também é frequentemente referida como fantosmia e pode ser causado por danos aos nervos no sentido do olfato. O dano pode ser causado por vírus, trauma, tumores cerebrais ou exposição a substâncias tóxicas ou drogas. Fantosmia também pode ser causado por epilepsia.

4. Alucinações ou toque (tátil)

É uma falsa percepção ou sensação de toque ou algo acontecendo dentro ou no corpo. Essas alucinações táteis geralmente parecem como se algo estivesse rastejando sob ou sobre a pele (isso também é conhecido como formigamento). Outros exemplos incluem a sensação de ser eletrocutado no corpo ou de ser tocado por outra pessoa, mas na verdade não há ninguém por perto. Sensações físicas decorrentes de distúrbios médicos e preocupações hipocondríacas com sensações físicas normais não são classificadas como alucinações somáticas.

5. Alucinações visuais (visuais)

Esta é uma percepção errônea da visão. O conteúdo das alucinações pode ser qualquer coisa (como formas, cores e flashes de luz), mas geralmente as pessoas ou personagens são como os humanos. Por exemplo, uma pessoa sente que alguém está atrás dela, embora ninguém esteja lá. Às vezes, uma pessoa pode ter uma percepção errada de uma das figuras relacionadas à religião (como o diabo).

6. Alucinações somáticas

Isso se refere a quando uma pessoa experimenta a sensação de seu corpo experimentando uma dor intensa, por exemplo, de uma mutilação ou deslocamento articular. O paciente também relatou que experimentou ataques de animais em seus corpos, como cobras rastejando em seus estômagos.

LEIA TAMBÉM:

  • Várias doenças que fazem você alucinar
  • Shopaholic: Mental Disorder or Just a Hobby?
  • Passos para superar os ataques de pânico