10 sinais de crescimento saudável do bebê que os pais precisam reconhecer

Parecer ativo e sempre alegre não é a única referência para julgar um bebê crescendo saudável. Como pai, você precisa conhecer outros sinais que indicam que o desenvolvimento e o crescimento de um bebê saudável e normal estão no caminho certo. Conheça os vários sinais de que o seu bebé está a crescer com saúde e bem, mamãe!

Sinais de crescimento saudável do bebê

Uma avaliação superficial de apenas uma postura gorda ou movimentos ágeis não é precisa o suficiente para concluir que seu bebê está crescendo saudável.

Existem várias outras coisas que você também precisa prestar atenção para reconhecer o quão saudável e bem seu bebê está crescendo e se desenvolvendo neste momento.

Bem, aqui estão as características do crescimento e desenvolvimento saudáveis ​​do bebê e no caminho certo:

1. A frequência do bebê é suficiente ao dar leite materno

Recomenda-se que os recém-nascidos bebam leite materno até os 6 meses de idade ou denominado aleitamento materno exclusivo.

Durante o período de amamentação exclusiva, é aconselhável não dar bebidas ou outros alimentos ao seu filho.

Isso ocorre porque o leite materno é o único alimento e bebida ideal para bebês desde o nascimento até os 6 meses de idade.

É por isso que você precisa ficar atento a quantas vezes seu bebê mama por dia de acordo com sua idade para avaliar se ele está crescendo de forma saudável.

A partir da página Kids Health, a frequência da amamentação de um bebê nas primeiras semanas após o nascimento é geralmente irregular, dependendo de quando ele sente fome e sede.

Normalmente, os bebês podem se alimentar a cada 2-3 horas. Ou seja, a frequência de amamentação de recém-nascidos em um dia é de cerca de 8 a 12 vezes.

Inicialmente, o horário de alimentação de um recém-nascido depende de quando ele está com fome. À medida que você envelhece, esse esquema de amamentação muda para se tornar mais regular.

Quando a idade do bebê atinge 1 a 2 meses, a frequência de preparo pode mudar para cerca de 7 a 9 vezes ao dia.

Então, com a idade de 3-6 meses, os bebês geralmente podem ser amamentados aproximadamente 7-8 vezes ao dia. Chegando ao final da amamentação exclusiva ou aos 6 meses de idade, seu filho pode mamar de 4 a 6 vezes ao dia.

Quando o bebê tiver mais de 6 meses, a frequência de arrumação será cada vez menor porque ele começa a aprender a comer alimentos complementares (MPASI).

2. Ganho de peso do bebê

A ingestão de leite materno associada à alimentação complementar a partir dos 6 meses de idade certamente afetará o crescimento do peso e da altura do bebê.

Os meninos recém-nascidos geralmente pesam cerca de 2,5-3,9 kg (kg). Enquanto isso, o peso de uma menina recém-nascida geralmente varia de 2,4 a 3,7 kg.

Quando ele tem 3 meses de idade, o peso ideal do bebê para um menino aumentou aproximadamente 2,5-3,3 kg em relação ao seu peso inicial.

Enquanto isso, o peso da menina aumentou cerca de 2,1-2,9 kg desde que ela nasceu.

Então, 3 meses depois ou por volta dos 6 meses de idade, seu bebê deve ter ganhado 1,4-1,6 kg.

Enquanto isso, as mudanças no peso das meninas aumentaram em cerca de 1,2-1,6 kg na idade de 6 meses.

Aos 9 meses de idade, a mudança no peso corporal dos meninos aumentou novamente em aproximadamente 0,7-1,1 kg a partir dos 6 meses de idade.

Em contraste com as meninas cujo ganho de peso é de cerca de 0,8-1,1 kg.

Até a idade de 11 meses, o ideal é que bebês do sexo masculino experimentem ganho de peso na faixa de 0,5-0,6 kg.

Na mesma idade, o peso da menina deve aumentar cerca de 0,4-0,7 em comparação com quando ela tinha 9 meses.

O ganho de peso ainda dentro da faixa normal indica que o crescimento e o desenvolvimento do bebê são saudáveis ​​e bons.

3. Aumento da altura do bebê

Um pouco diferente do peso, o ganho de altura do bebê pode não ser muito perceptível porque ele cresce para cima.

Você pode achar mais fácil notar as mudanças no peso do seu bebê à medida que ele fica maior e mais pesado quando é carregado.

Enquanto isso, as mudanças na altura do bebê geralmente só são realmente perceptíveis quando ele parece muito mais longo do que antes.

De acordo com a Clínica Mayo, desde o nascimento até os 6 meses de idade, a altura de um bebê pode aumentar cerca de 1,5 a 2 centímetros (cm).

Além disso, na faixa etária de 6-11 meses, aparecem sinais de um bebê saudável quando sua altura aumenta 1 cm a cada mês.

4. Sono ideal do bebê

Além de monitorar a ingestão alimentar e as mudanças de peso e altura do bebê, as características de um bebê saudável também são indicadas por horas de sono adequadas.

As horas de sono para bebês desde recém-nascidos até 3 meses são geralmente em torno de 14-17 horas por dia.

Quando ele tem 3-6 meses de idade, as horas de sono do seu filho costumam mudar para 15-16 horas por dia.

Até que finalmente o bebê tenha 6-11 meses, o tempo de sono é de apenas 14-15 horas por dia.

As horas de sono dos bebês são diferentes das de crianças e adultos. Na verdade, o sono noturno do bebê também pode ser mais rápido.

A maioria dos bebês geralmente começa a adormecer entre as 18 e as 20 horas. Mesmo que vão para a cama cedo, os bebês geralmente acordam no meio da noite, por exemplo, porque querem mamar.

5. Os bebês parecem responsivos quando ouvem sons

Uma das referências para se dizer que um bebê é saudável é quando os sentidos do corpo funcionam bem, como a audição.

Espera-se que os ouvidos do bebê sejam capazes de ouvir bem. Isso se caracteriza pela resposta do bebê ao ouvir sua voz ou das pessoas ao seu redor.

Embora a audição do bebê esteja funcionando desde o nascimento, pode levar várias semanas para que esse sentido se desenvolva de maneira ideal.

Quando ouvem um som, os bebês geralmente respondem sorrindo, rindo ou mesmo virando a cabeça em direção à origem do som.

6. Os bebês são capazes de se concentrar em ver os rostos das pessoas ao seu redor

Sinais de um bebê crescendo e se desenvolvendo de forma saudável também são vistos quando ele consegue ver os objetos ao seu redor com foco.

Por exemplo, durante a amamentação, geralmente seu filho continua a olhar para o seu rosto, especialmente seus olhos. Com a idade, a visão do bebê é capaz de reconhecer objetos que ele vê com frequência.

Isso pode ser visto quando ele parece estar sorrindo feliz quando seu pai chega em casa do trabalho.

Além disso, a função de visão de um bebê saudável também é capaz de acompanhar o movimento de objetos e sombras.

É fácil assim, quando você rola a bola na frente do bebê, os olhos dele também se movem para acompanhar a direção da bola que corre.

7. Os bebês balbuciam soam mais proficientes a cada dia

Os bebês ainda não falam bem. É por isso que chorar e balbuciar são as principais habilidades de comunicação que ele possui.

Curiosamente, você continuará a ficar surpreso e animado ao ver o desenvolvimento da habilidade de fala do bebê, que se torna mais fluente com a idade.

Isso pode ser visto quando você convida seu bebê para falar, ele responderá emitindo sua tagarelice de marca registrada como se estivesse se comunicando em duas direções.

8. Os bebês têm uma boa coordenação das mãos

Por volta dos 7 meses de idade, os bebês geralmente começam a aprender a comer por conta própria.

Isso porque seu filho começa a entender como movimentar as mãos e os dedos para segurar objetos, sejam alimentos ou brinquedos.

A partir daqui, a coordenação de suas duas mãos melhora porque depois você verá que ele consegue usar uma colher e beber sozinho.

Com o tempo, seu bebê será capaz de pegar, colocar, inserir e remover objetos suavemente.

Prestar atenção a isso certamente dá um sinal de que o bebê está crescendo e se desenvolvendo de forma saudável como deveria.

9. O bebê é capaz de controlar a cabeça e mudar a posição do corpo

Quanto mais fortes os músculos do corpo do bebê, melhor ele será capaz de controlar a cabeça e o corpo.

Isso fica evidente quando o bebê parece levantar a cabeça durante a posição prona. Você também pode ver com frequência seu bebê tentando empurrar o corpo para mudar de posição.

Esses esforços são sinais importantes de que o bebê está crescendo saudável.

10. Os bebês aprendem a sentar-se para andar por conta própria

O desenvolvimento dos bebês no dia a dia é sempre algo interessante de se observar.

Além das habilidades sensoriais, cognitivas e linguísticas do bebê, outros desenvolvimentos que ele mostrará são as habilidades motoras do bebê.

Durante o processo de crescimento e desenvolvimento, você verá seu filho aprender a se levantar, sentar, rolar de barriga para baixo, agachar, engatinhar, andar e correr sozinho.

Isso significa que seu filho é capaz de segurar o corpo, manter o equilíbrio e usar bem as habilidades musculares.

Mas, é claro, os bebês precisam da sua ajuda e das pessoas ao seu redor para apoiar seu desenvolvimento gradual.

Por isso, certifique-se de estar sempre atento ao crescimento e desenvolvimento do bebê, está no caminho certo e saudável, mamãe!

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌