O que quer que você esteja fazendo, tome cuidado e fique atento ao que está ao seu redor. Se você for um pouco descuidado, as consequências podem ser bastante graves. Por exemplo, quando uma pessoa está caminhando perto de uma motocicleta e seu pé bate acidentalmente no escapamento, que ainda está muito quente. Ou ao passar roupas, o ferro quente pode cair e ferir a pele. Isso pode causar queimaduras e você deve tratá-lo imediatamente.
Reconhecendo os tipos de queimaduras
No mundo médico, as queimaduras geralmente são diferenciadas com base no nível de danos ao corpo. Os três tipos de queimaduras são os seguintes.
Queimaduras de primeiro grau
Em comparação com outras queimaduras, as queimaduras de primeiro grau são as menos graves e os danos à pele são menos graves. Você sentirá imediatamente dor e calor na pele exposta ao exaustor ou ferro. A pele fica vermelha e, em alguns casos, incha. Isso ocorre porque o calor do escapamento ou do ferro prejudica a camada superior da pele (epiderme). Se a exaustão ou a superfície do ferro em contato com a pele não estiver muito quente, geralmente você experimentará este tipo de queimadura.
Queimaduras de segundo grau
Queimaduras de exaustão ou ferros de engomar geralmente se enquadram na categoria de queimaduras de segundo grau. O calor vai penetrar em várias camadas da pele abaixo da epiderme e causar dor, calor, inchaço e bolhas na pele. Na pele empolada, aparecerá uma espécie de bolhas cheias de líquido. Não estale as bolhas de propósito, pois isso exporá sua pele a infecções novamente.
Queimadura de terceiro grau
As queimaduras que danificaram todas as camadas da pele e os tecidos internos são conhecidas como queimaduras de terceiro grau. Ao contrário das queimaduras de primeiro e segundo graus, você geralmente não sentirá nenhuma dor ou sensibilidade. As queimaduras de terceiro grau são caracterizadas por pele enegrecida por queimadura ou branca e seca por causa da queimadura.
Primeiros socorros para exaustão ou queimaduras de ferro
Você deve entrar em contato com uma unidade de saúde para tratamento profissional, especialmente se tiver uma queimadura de segundo ou terceiro grau. Mesmo se você não estiver em contato direto com as chamas, o ferro pode aquecer até 200 graus Celsius e o calor médio do escapamento é de 300 graus Celsius.
Normalmente, o médico prescreverá pomada de colagenase, solução salina e analgésicos. Se ocorrer uma infecção, você pode precisar de antibióticos. Portanto, lembre-se de que as ações a seguir são apenas o primeiro tratamento, não o tratamento principal para curar sua queimadura.
- Imediatamente deixe correr água fria (não gelo) por cerca de 20 minutos na pele ferida antes que a pele comece a formar bolhas. A água impedirá que o calor chegue às camadas mais profundas da pele.
- Prepare um pano macio ou gaze umedecida com água fria. Bata suavemente o pano na queimadura. Tenha cuidado ao prender o pano na ferida porque geralmente as queimaduras podem causar ardência.
- Para regenerar o tecido da pele e aliviar a dor, aplique uma pomada para queimaduras que você pode comprar na farmácia sobre a pele ferida. Escolha uma pomada para queimar que contenha ingredientes naturais, como o rizoma Coptidis (Rizoma Coptidis), tronco Phellodendri (Phellodendri chinensis), raiz Scutellariae (raiz de Scutellariae), e óleo de gergelim. Esses ingredientes naturais têm o potencial de ajudar a reter a umidade na pele queimada.
- Não deixe sua queimadura totalmente aberta ou esfregue contra um pano ou outros objetos. Faça um curativo na queimadura com um curativo esterilizado (gaze esterilizada) e um curativo frouxo. Você tem que cuidar da ferida duas vezes por dia até que a ferida cicatrize.
O que não fazer com o escapamento ou queimaduras de ferro
Você pode ter ouvido falar de várias outras maneiras de tratar queimaduras de exaustão ou ferro. Um método popular é aplicar pasta de dente ou pasta de dente na queimadura porque a sensação de resfriamento acalma a ferida. No entanto, as maneiras que você ouve frequentemente não são necessariamente capazes de curar queimaduras. Alguns deles podem até causar complicações e danos à pele. Aqui estão as coisas que você não deve fazer em caso de queimaduras de exaustão ou ferro.
1. Aplicação de pasta de dente na queimadura
Na Indonésia, geralmente o primeiro socorro dado se alguém acidentalmente bate no escapamento é aplicar pasta de dente ou pasta de dente na queimadura. No final das contas, isso deveria ter sido evitado. De acordo com especialistas do Instituto de Pós-Graduação de Ciências Médicas Sanjay Gandhi, a aplicação de pasta de dente pode realmente piorar a ferida. Odol contém menta e cálcio, que podem expandir a infecção e prejudicar o tecido cutâneo.
2. Aplique manteiga na queimadura
Para tratar queimaduras, também há quem aplique manteiga na queimadura. Eles acreditam que a aplicação de manteiga na ferida pode proteger a pele do ar e das bactérias que causam infecções. No entanto, esse método é realmente perigoso porque a manteiga aplicada na ferida bloqueará a circulação de ar. Como resultado, o calor fica preso dentro e as camadas de pele queimam ainda mais.
3. Comprimir a queimadura com cubos de gelo
Muitos também acreditam que o método de compressão da queimadura com cubos de gelo pode ajudar a resfriar o calor na pele. Na verdade, a temperatura dos cubos de gelo varia de 0 a -4 graus Celsius. Com essa temperatura fria, a circulação sanguínea pode realmente parar. Isso pode causar queimaduras ( Queimadura por frio ) e danos à pele.
LEIA TAMBÉM:
- Saliva cura feridas, mito ou fato?
- As feridas devem ser fechadas ou deixadas abertas?
- Primeiros socorros para sangramento externo