O uso regular de medicamentos antirretrovirais (ARV) ajuda muitas pessoas com HIV / AIDS (PVHA) a ter uma vida com melhor qualidade, evitando o risco de transmissão para as pessoas ao seu redor. No entanto, como a maioria dos medicamentos, os efeitos colaterais dos ARVs são difíceis de evitar. Reações como náusea, dor de cabeça, dor de estômago, inquietação ou dificuldade de concentração são exemplos de efeitos colaterais comuns dos medicamentos para o HIV.
Por outro lado, alguns efeitos colaterais dos medicamentos ARV podem ser tão graves que exigem uma consulta médica o mais rápido possível.
Este risco de efeitos colaterais é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas param de tomar medicamentos para o HIV. No entanto, não use o risco de efeitos colaterais dos medicamentos ARV como uma razão para interromper o tratamento do HIV.
Os perigos dos efeitos colaterais dos ARVs ainda podem ser antecipados por meio do tratamento adequado. A descontinuação intencional do tratamento do HIV pode até levar à progressão da doença ou a um estágio mais grave do HIV.
Objetivos do tratamento do HIV com medicamentos ARV
Um regime de tratamento ARV previne que o HIV se multiplique no corpo enquanto protege e fortalece o sistema imunológico. Dessa forma, as PVHA podem ter a mesma expectativa de vida de outras pessoas saudáveis
É obrigatório lembrar que você deve continuar tomando a medicação regularmente e não reduzir a dose a menos que seu médico recomende, mesmo que você se sinta incomodado com os problemas de saúde que isso causa.
Se você omitir muitas doses ou reduzir apenas a dose, a eficácia do medicamento pode ser perdida. No entanto, existem alguns medicamentos que você deve interromper imediatamente quando ocorrerem certos efeitos colaterais.
De acordo com a WebMD, existem 2 tipos de efeitos colaterais dos ARVs, a saber, efeitos colaterais de curto e longo prazo.
Efeitos colaterais dos medicamentos ARV de curto prazo
Os efeitos colaterais de curto prazo dos medicamentos para o HIV incluem fadiga, náusea, diarréia e erupção cutânea. Os efeitos colaterais desses medicamentos ARV podem durar várias semanas e melhorar à medida que o corpo se adapta ao tratamento.
Outros efeitos colaterais temporários dos ARVs podem incluir dor de cabeça, febre, dores musculares e tonturas.
Você deve informar ao seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais dos ARVs que esteja experimentando, para que ele possa determinar o melhor tratamento para sua condição.
1. Perda de apetite
Os efeitos colaterais desse medicamento ARV são causados pelo tipo de medicamento Abacavir (Ziagen). Ao lidar com este efeito colateral dos ARVs, você pode comer várias pequenas porções por dia em vez de 3 grandes porções.
É recomendado tomar suplementos nutricionais ou bebidas para garantir que obtém vitaminas e minerais suficientes, como tomar estimulantes que aumentam o apetite e beber sumos de fruta em vez de água.
2. Diarréia
A diarreia como efeito colateral dos ARVs pode ser causada pelo uso de inibidores da protease e outros medicamentos.
Para superar os efeitos colaterais desses medicamentos ARV, você deve reduzir a ingestão de alimentos oleosos, gordurosos e condimentados, laticínios e gorduras insolúveis (como vegetais crus, cereais integrais, nozes).
Além disso, use medicamentos antidiarreicos de venda livre, como loperamida (Imodium) ou difenoxilato e atropina (Lomotil).
3. Fadiga
O cansaço devido ao uso de medicamentos anti-retrovirais é causado por vários medicamentos. Ao lidar com esse efeito colateral dos ARVs, é importante comer alimentos saudáveis para fornecer mais energia e evitar álcool e cigarros.
Além disso, você também precisa fazer exercícios regularmente.
4. Depressão
A depressão ou o aparecimento de ansiedade e alterações erráticas do humor são geralmente causadas pelo medicamento ARV Efavirenz (Sustiva). Ao antecipar os efeitos colaterais deste medicamento ARV, você deve alterar o momento da dosagem do medicamento.
Além disso, evite o consumo de álcool e drogas ilegais. Este efeito colateral dos ARVs também pode ser superado com terapia antidepressiva ou medicamentos.
5. Náuseas e vômitos
Quase todos os tipos de medicamentos ARV causam efeitos colaterais desses medicamentos para o HIV.
A maneira de superar esse efeito colateral dos ARVs é comer porções menores de alimentos várias vezes ao dia, em vez de três porções grandes, bem como consumir alimentos leves, como arroz branco e arroz branco. biscoitos.
Além disso, evite alimentos gordurosos e picantes. Sirva a comida fria e não quente. É importante usar medicamentos antieméticos para controlar os nauseantes efeitos colaterais dos medicamentos ARV.
6. Erupção cutânea
Tomar o medicamento para o HIV, nevirapina, pode causar o aparecimento de erupções na pele. Para lidar com esse efeito colateral dos ARVs, é importante hidratar a pele com loção todos os dias e evitar tomar banhos quentes.
Além disso, use sabões e detergentes não irritantes. Use tecidos respiráveis, como algodão. Consulte seu médico se você pode usar anti-histamínicos.
7. Perturbação do sono
A causa dos distúrbios do sono durante o tratamento anti-retroviral é o uso de Elfavirenz (Sustiva) e outros tipos de medicamentos para o HIV.
Os efeitos colaterais dos ARVs na forma de distúrbios do sono podem ser superados com exercícios regulares. Além disso, siga um cronograma de dormir e evite cochilos, e evite cafeína e outros estimulantes algumas horas antes de dormir.
Além disso, consulte um médico sobre o uso de pílulas para dormir se o distúrbio persistir.
Efeitos colaterais dos medicamentos ARV de curto prazo
Além da série de sintomas leves acima, o risco de efeitos colaterais dos medicamentos ARV pode ser sério e aparecer com o tempo. Os efeitos colaterais desses medicamentos ARV podem causar problemas de saúde de longo prazo que requerem tratamento médico adequado para superá-los.
1. Mudanças na distribuição da gordura corporal (lipodistrofia)
A lipodistrofia também é conhecida como redistribuição de gordura. Isso significa que você tem problemas com a produção, uso e armazenamento de gordura.
Os efeitos colaterais desses ARVs podem incluir perda de gordura no rosto e nos membros e acúmulo de gordura de modo que ela se desloca para o abdômen e a nuca. A causa é o curso do tratamento da classe de NRTI e inibidores de protease.
Os exercícios de treinamento de força e a tesamorelina, um medicamento que tem como alvo a gordura da barriga, podem ajudar a reduzir esse efeito colateral do tratamento do HIV.
Além disso, você também deve receber injeções de ácido polilático (New Fill, Sculptra) no rosto se estiver perdendo gordura nessas áreas.
Pergunte ao seu médico sobre o medicamento tesamorelina (Egrifta), que reduz o excesso de gordura da barriga em pessoas que tomam medicamentos para o HIV.
2. Colesterol alto e triglicerídeos (lipídios) no sangue
Este efeito colateral dos ARVs é causado por inibidores da protease e outras drogas.
Para superar isso, é importante reduzir a ingestão de gordura na dieta (converse com um nutricionista sobre a maneira mais segura) comendo peixe e outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3.
Também é recomendável fazer exames de sangue para verificar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Você precisa começar a tomar medicamentos para o colesterol e evitar gorduras em sua dieta, usar estatinas ou outras drogas hipolipemiantes.
3. Resistência à insulina
Tomar medicamentos ARV pode causar resistência à insulina ou anormalidades nos níveis de açúcar no sangue. Para lidar com esse efeito colateral dos ARVs, é necessário fazer mudanças em sua dieta e medicamentos.
4. Diminuição da densidade óssea
Esses efeitos colaterais dos ARVs podem ser um problema importante, especialmente para adultos mais velhos com HIV.
A perda óssea ou a osteoporose podem aumentar o risco de lesões e fraturas. As medidas preventivas incluem exercícios livres e uma dieta que apoie a saúde óssea.
5. Acidose láctica
A acidose láctica é uma condição em que há um acúmulo de lactato no corpo, um produto residual das células do corpo.
Os sintomas que surgem devido aos efeitos colaterais desses ARVs incluem perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal. Além disso, pode causar problemas que vão desde dores musculares a insuficiência hepática.
6. Dano hepático
Os sinais e sintomas desses efeitos colaterais dos ARVs incluem dor abdominal, urina escura e fezes claras ou cor de argila. Seu médico pode fazer testes e determinar o que fazer.
Como lidar com os efeitos colaterais dos ARVs de longo prazo
Alguns efeitos colaterais dos medicamentos ARV podem ser persistentes ou causar problemas sérios. No entanto, existem muitas maneiras de lidar com isso para que não interfira muito na sua qualidade de vida.
Para lidar com os efeitos colaterais de longo prazo dos ARVs, você pode seguir algumas destas dicas:
- Um simples exame de sangue permitirá que você observe um aumento no nível de colesterol e de outras gorduras no sangue. Você pode precisar tomar medicamentos para o colesterol e evitar gorduras em sua dieta.
- Níveis elevados de açúcar no sangue podem levar ao diabetes. Mudanças na dieta e no uso de medicamentos para diabetes podem ser necessárias.
- Se o seu médico diagnosticar uma mudança na maneira como seu corpo armazena ou metaboliza a gordura, ele pode aconselhá-lo sobre exercícios que se concentram no treinamento de força e no uso de tesamorelina, um medicamento que visa a gordura da barriga, que pode ajudar com este efeito colateral do tratamento do HIV. Mudanças na forma como o corpo regula os estoques de gordura podem levar ao acúmulo de gordura no abdômen e na cintura, bem como perda de gordura no rosto e em outras partes do corpo.
- Os sintomas de acúmulo de ácido láctico no sangue incluem perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal. Comunique imediatamente esses sintomas ao médico. Você pode precisar de uma mudança no seu tratamento para o HIV.
- Um teste de densidade óssea pode confirmar a osteoporose como um efeito colateral do seu tratamento para o HIV. As medidas preventivas incluem o treinamento com pesos e uma dieta que promova a saúde óssea.
- Danos no fígado. Os sinais e sintomas incluem dor abdominal, urina turva, icterícia e fezes claras ou cor de argila. O médico pode realizar testes e determinar quais etapas devem ser executadas.