Funções do sódio para o corpo e ingestão diária

O sódio, também conhecido como sódio, costuma estar associado a um risco aumentado de desenvolver hipertensão. Na verdade, nem sempre tem um efeito negativo; o sódio também pode trazer benefícios para as funções de trabalho do seu corpo.

Sódio e sua função para o corpo

Fonte: ThoughtCo

O sódio é um tipo de mineral que pode ser facilmente encontrado em muitos alimentos, especialmente o sal. O sal em si é conhecido como cloreto de sódio e é a maior fonte de sódio até 40% com o restante consistindo em cloreto.

As pessoas usam o sal como um intensificador de sabor para tornar os alimentos menos insossos. O sal também funciona como um aglutinante de componentes alimentares, bem como um estabilizador e conservante de alimentos.

Muitas pessoas pensam que o sódio é prejudicial ao corpo e pode causar vários problemas de saúde, como pressão alta (hipertensão) ou doenças cardíacas.

Na verdade, não há nenhuma pesquisa que realmente prove que o próprio sódio pode causar essas doenças. Na verdade, o sódio do sal tem uma boa função para o corpo.

Como eletrólito, esse mineral ajuda a manter o equilíbrio de fluidos no corpo. Isso é muito necessário para que você não fique desidratado.

O corpo também precisa de sódio para ajudar nos impulsos nervosos ou sinais elétricos nas células nervosas que servem como meio de comunicação dos nervos com outros órgãos do corpo.

Pequenos danos aos impulsos nervosos podem afetar a condição do seu corpo. No cérebro, por exemplo, os impulsos perturbados podem causar demência para aqueles que a experimentam.

Além disso, o sódio tem uma função importante na capacidade do corpo de contrair e relaxar os músculos e de manter o fluido no sangue que o impedirá de ter anemia.

Quanto sódio é necessário por dia?

Todo mundo tem necessidades diferentes de sódio. Citado do Regulamento do Ministro da Saúde de 2019, abaixo está a taxa de adequação de sódio diária com base na idade e sexo.

  • Bebês de 0 a 5 meses: 120 miligramas
  • Bebês de 6 a 11 meses: 370 miligramas
  • Crianças de 1 a 3 anos: 800 miligramas
  • Crianças de 4 a 6 anos: 900 miligramas
  • Crianças de 7 a 9 anos: 1.000 miligramas
  • Meninos de 10 a 12 anos: 1.300 miligramas
  • Meninos de 13 a 15 anos: 1.500 miligramas
  • Meninos de 16 a 18 anos: 1.700 miligramas
  • Meninas de 10 a 12 anos: 1.400 miligramas
  • Meninas adolescentes de 13 a 15 anos: 1.500 miligramas
  • Meninas de 16 a 18 anos: 1.600 miligramas
  • Adultos de 19 a 49 anos: 1.500 miligramas
  • Homem com 50 anos ou mais: 1.300 miligramas
  • Mulheres com 50 anos ou mais: 1.400 miligramas

Você não precisa procurar fontes de nutrientes, porque quase todos os alimentos, incluindo frutas, vegetais, carne e laticínios, contêm pelo menos uma pequena quantidade desse mineral.

Sem falar que mais tarde você certamente adicionará sal ao processar esses ingredientes alimentícios.

Consumir com moderação, nem pouco nem muito

Como outros nutrientes, algo que é consumido de menos ou de mais certamente não é bom, assim como o sódio.

Na verdade, a deficiência de sódio ou comumente chamada de hiponatremia é muito rara na Indonésia. No entanto, essa condição ainda existe e você pode experimentá-la se sua dieta sem sal for extrema.

Hiponatremia é um termo que se refere a uma baixa quantidade de sódio no sangue. Na verdade, essa condição é mais comum em pessoas mais velhas ou que estão passando por uma hospitalização prolongada.

Os sintomas de hiponatremia incluem náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão, letargia, convulsões e, em casos graves, você pode entrar em coma.

Por outro lado, o excesso de sódio do sal pode causar hipernatremia. Essa condição é freqüentemente experimentada por idosos com condições que os tornam sem apetite ou bebidas, febre alta ou infecção que causa desidratação severa.

Os sintomas de sobrecarga de sódio são semelhantes aos da hiponatremia. No entanto, as pessoas que apresentam hipernatremia também apresentam perda de apetite e sede intensa. Além disso, o excesso de sódio está intimamente relacionado à hipertensão.

Lembre-se de que o sódio atrai e retém água. O consumo excessivo de alimentos contendo sódio pode aumentar o volume de líquido no sangue, resultando em risco de aumento da pressão arterial.

Se não for controlada, a pressão alta pode levar a outras doenças, como danos ao coração, doenças renais e derrame.

No entanto, o sódio ainda tem uma função útil para o corpo. Certifique-se de comer alimentos salgados em quantidades suficientes.

Se necessário, consulte um médico ou nutricionista para ajudar a estabelecer uma dieta com um nível de sal mantido.