A dor óssea é uma condição que pode ocorrer em um ou mais ossos. Essa dor é diferente da que ocorre nos músculos. Quando você tem dores musculares, pode reduzir a dor não movendo ou mantendo os músculos em posição. Enquanto isso, a dor nos ossos não desaparece, mesmo quando você está parado. Essa condição geralmente está associada a outras condições de saúde, como doenças que afetam a estrutura ou função óssea ou doenças que alteram os hormônios que promovem o crescimento ósseo.
O que causa dor nos ossos?
De acordo com o Medline Plus, essa condição é menos comum do que dores musculares ou dores nas articulações. Aqui estão algumas condições que podem causar dor nos ossos:
1. Lesão
Se você sofrer uma lesão, como uma queda, uma lesão esportiva ou um acidente de carro, pode ter um desses tipos de distúrbios musculoesqueléticos.
Não só isso, fraturas ou fraturas devido a lesão ou trauma também podem causar dor nos ossos. Se for esse o caso, você sentirá dor mesmo sem se mover.
2. Deficiência mineral
Aparentemente, deficiências minerais no corpo podem ser a causa de dores nos ossos. Seus ossos precisam de vitamina D, cálcio e fósforo para se manterem saudáveis e fortes.
Portanto, quando seus ossos são deficientes em minerais, devido a uma dieta pobre ou a uma doença que reduz a absorção de minerais, você pode sentir dores nos ossos.
A dor óssea devido à falta de cálcio e vitamina D é comumente conhecida como osteoporose. Para evitar isso, você precisa atender às necessidades diárias de cálcio para evitar essa condição.
3. Câncer ósseo
No entanto, a causa mais séria dessa condição é o câncer ósseo. Normalmente, a doença se origina nos ossos ou outros tipos de câncer que se espalharam para os ossos (câncer ósseo metastático).
O câncer pode danificar a estrutura óssea, enfraquecer os ossos e causar fortes dores nos ossos. Um tipo de câncer que tem potencial para causar essa condição e geralmente aparece na região da perna é a leucemia.
A leucemia é um câncer que pode ocorrer na medula óssea. A medula óssea é um tecido esponjoso que se localiza em todos os ossos e esta parte do corpo é responsável por manter a regeneração dos ossos.
4. Infecção
A infecção dos ossos é uma doença grave chamada osteomielite. Sem tratamento adequado, essa condição pode matar células ósseas, causando dor. Essa condição geralmente ocorre devido a um problema ou condição de saúde grave. Portanto, você deve consultar um médico se:
- Dor óssea inexplicável que não melhora em alguns dias.
- Essa dor ocorre com a perda de peso, diminuição do apetite ou fadiga.
- Essa condição surge como resultado de uma lesão.
Como diagnosticar essa condição?
O médico encontrará a causa do problema que você está enfrentando. Tratar a causa da dor óssea costuma reduzir drasticamente a dor.
Para facilitar o processo de diagnóstico, você precisa explicar sua dor ao seu médico. Portanto, algumas das perguntas que os médicos geralmente fazem são:
- Onde você sente a dor?
- Quando a dor ocorre?
- A dor está piorando?
- Você tem algum outro sintoma que acompanha essa dor?
Para obter o melhor diagnóstico, seu médico pode solicitar vários exames, incluindo:
- Exames de sangue (como hemograma completo, diferencial de sangue).
- Raio-X ósseo, cintilografia óssea.
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
- Teste de nível hormonal.
- Testes de função das glândulas pituitária e adrenal.
- Teste de urina.
Como lidar com dores nos ossos
Se você receber o tratamento correto, poderá se recuperar dessa condição. Bem, o médico geralmente decidirá o tipo de tratamento que melhor se adapta à condição subjacente.
Se você conseguir tratar a causa, essa dor ou dor vai parar. Seu médico pode lhe dar analgésicos ou outros medicamentos, como os seguintes:
- Antibióticos.
- Drogas antiinflamatórias.
- Hormônios sintéticos.
- Laxantes (se tiver prisão de ventre durante a recuperação).
- Analgésico.
- Se a dor estiver relacionada à erosão óssea, pode ser necessário tratamento para a osteoporose.
Se você não tem vitamina D e cálcio suficientes, pode receber um suplemento. Pacientes com dores ósseas graves, como câncer ósseo, podem precisar de radioterapia e cirurgia de quimioterapia para melhorar. O osso infectado pode precisar ser removido.