Causas dos baixos níveis de sódio em seu corpo

Até agora, talvez o que você ouça com frequência seja "não coma muitos alimentos que contenham sódio porque pode causar hipertensão". No entanto, verifica-se que baixos níveis de sódio no corpo também não são bons para a saúde. Isso pode causar fadiga, tontura, náusea, vômito, cãibras musculares, espasmos musculares e confusão. Então, como os níveis de sódio no sangue podem estar baixos?

Funções do sódio no corpo

O sódio é um mineral e também um eletrólito necessário para as funções normais do corpo. Cerca de 85% do sódio no corpo é encontrado no sangue e no fluido linfático. Este mineral ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo. O sódio também desempenha um papel no trabalho dos músculos e nervos. Além disso, desempenha um papel na manutenção da pressão arterial.

Os níveis de sódio no corpo são controlados pelo hormônio aldosterona. Esse hormônio dirá aos rins quando excretar sódio na urina e quando retê-lo no corpo. Além de urinar, uma pequena quantidade de sódio também é excretada do corpo através do suor. Esta é a maneira do corpo manter o equilíbrio do sódio no corpo.

O sódio pode entrar no corpo através dos alimentos que você ingere, como alimentos que contenham sal de cozinha, conservantes, bicarbonato de sódio, e sódio em outras formas. Além disso, vários medicamentos também contêm sódio, como laxantes, aspirina, pasta de dente e outros.

Causas dos baixos níveis de sódio no corpo

Embora os níveis de sódio no sangue sejam regulados pelo hormônio aldosterona, os níveis de sódio no sangue também podem ser baixos. Isso é chamado hiponatremia . Níveis baixos de sódio podem ocorrer quando o líquido e o sódio no corpo não estão equilibrados, pode ser porque há muito líquido no corpo ou porque o nível de sódio no corpo não é suficiente.

Você precisa saber que os níveis normais de sódio no corpo estão entre 135-145 miliequivalentes por litro (mEq / L). O seu nível de sódio no sangue está baixo ou você tem hiponatremia se o seu nível de sódio no sangue estiver abaixo de 135 mEq / L.

Os baixos níveis de sódio no sangue podem ocorrer devido a vários fatores, como:

  • Mudanças hormonais no corpo. A doença de Addison pode causar insuficiência das glândulas supra-renais do corpo. Portanto, isso pode afetar as glândulas supra-renais na produção de hormônios que ajudam a manter o equilíbrio de sódio, potássio e fluidos no corpo. Os baixos níveis de hormônio da tireoide também podem causar baixos níveis de sódio no corpo.
  • Beba muita água. Isso faz com que o corpo torne-se fluido em excesso, de modo que os níveis de sódio no sangue se tornem baixos.
  • Desidratação. O oposto do excesso de fluidos, a falta de fluidos no corpo ou a desidratação também podem causar baixos níveis de sódio. Quando desidratado, o corpo perde muitos líquidos e eletrólitos (os níveis de sódio também são baixos).
  • Vômito ou diarreia severa. Vômitos ou diarreia podem causar a perda de muitos líquidos e eletrólitos em seu corpo, resultando em baixos níveis de sódio no sangue.
  • Problemas cardíacos, renais e hepáticos. Problemas cardíacos (como insuficiência cardíaca congestiva), insuficiência renal ou doença hepática podem afetar o funcionamento dos rins e do fígado. Esse problema pode causar acúmulo de fluidos no corpo, o que pode levar a níveis baixos de sódio no sangue.
  • Síndrome do hormônio antidiurético inadequado (SIADH). Nessa condição, o corpo produz altos níveis de hormônio antidiurético. Isso faz com que o corpo retenha mais água em vez de excretá-la pela urina. Assim, seu corpo pode sentir excesso de líquido e, em seguida, níveis baixos de sódio.
  • Diabetes insipidus. O diabetes insípido pode fazer com que o corpo não consiga produzir hormônio antidiurético suficiente. Como resultado, o corpo excreta mais líquido pela urina, então o corpo fica desidratado e o nível de sódio no sangue fica baixo.
  • Algumas drogas. Alguns medicamentos, como diuréticos, antidepressivos e analgésicos, podem fazer com que você urine com mais frequência ou sue mais. Assim, aumentando o risco de deficiência de fluidos e hiponatremia.