O sistema digestivo envolve um processo bastante complicado e requer várias enzimas para funcionar sem problemas. Uma das enzimas que desempenham um papel importante é a enzima tripsina. Quais são as funções da enzima tripsina?
Função da enzima tripsina
A tripsina é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas e é responsável pela digestão das proteínas. Mais tarde, a tripsina decompõe as proteínas no intestino delgado e continua o processo digestivo que começa no estômago.
Essas enzimas digestivas também são conhecidas como enzimas proteolíticas ou proteinases. A tripsina é produzida pelo pâncreas em uma forma inativa, ou é chamada de tripsinogênio. O tripsinogênio viaja do pâncreas para o intestino delgado e é convertido em tripsina ativa.
Então, essa tripsina ativa funcionará com duas outras enzimas digestivas, a saber, pepsina e quimiotripsina. Ambos são responsáveis por quebrar as proteínas da dieta em peptídeos e aminoácidos.
Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas que funcionam de várias maneiras, como:
- produzem hormônios,
- aumenta o crescimento muscular,
- tecidos de reparo, incluindo pele, músculos, ossos e sangue, bem como
- produz neurotransmissores (compostos no corpo que funcionam para transmitir mensagens entre as células nervosas) no cérebro.
É por isso que a enzima tripsina tem uma função importante no processo digestivo, pois produz os aminoácidos de que o corpo necessita.
Deficiência da enzima tripsina
Assim como outras enzimas digestivas, ou seja, as enzimas lipase e amilase, o corpo que carece de tripsina certamente corre o risco de contrair doenças. Isso ocorre porque a função da enzima tripsina (tripsinogênio) é digerir as proteínas de que o corpo necessita.
O corpo que não produz tripsina suficiente pode causar várias doenças. Abaixo estão várias doenças que podem surgir devido à falta de tripsina no corpo.
1. Má absorção
A má absorção é um grupo de problemas que fazem com que o intestino delgado seja incapaz de absorver certos nutrientes dos alimentos. Isso pode fazer com que o corpo fique desnutrido, tornando-o suscetível a várias doenças.
Essa condição pode ocorrer porque o pâncreas não produz tripsina suficiente. Como resultado, a enzima tripsina não pode realizar sua função digestiva na absorção de nutrientes dos alimentos. Se não for verificado, você pode ter anemia e desnutrição.
2. Pancreatite
Além da má absorção, o corpo não produz enzimas tripsina suficientes, o que pode causar pancreatite. A pancreatite é uma doença rara quando o pâncreas fica inflamado devido a enzimas digestivas que desencadeiam uma reação química.
Uma das enzimas digestivas que podem desencadear reações químicas e causar inflamação no pâncreas é a enzima tripsina. O motivo é que o médico irá verificar os níveis de tripsina no sangue como um exame para detectar pancreatite.
3. Fibrose cística
Os níveis de teste das enzimas tripsina e quimiotripsina geralmente também são necessários para diagnosticar a fibrose cística (fibrose cística). Geralmente, grandes quantidades dessas duas enzimas no sangue de bebês são indicadores de fibrose cística do distúrbio genético recessivo.
Enquanto isso, baixas quantidades de tripsina e quimiotripsina nas fezes de adultos podem ser sinais de fibrose cística e doença pancreática. Portanto, a função da enzima tripsina é muito importante na redução do risco de doenças digestivas.
Suplementos de enzima tripsina
Visto que a tripsina é uma enzima importante no processo digestivo, você também pode obtê-la nos suplementos disponíveis.
A boa notícia é que há uma variedade de suplementos de tripsina que não exigem receita médica. Normalmente, a maioria desses suplementos é o resultado da combinação de tripsina com outras enzimas.
O Trispin em suplementos é geralmente extraído do pâncreas de animais, que é uma fonte de proteína. Existem também vários benefícios dos suplementos de tripsina que você pode obter, incluindo:
- tratar distúrbios do sistema digestivo,
- aliviar a dor e a inflamação causadas pela osteoartrite
- acelerar o processo de recuperação de lesões esportivas.
Mesmo assim, ainda é necessário consultar um médico antes de tomar este suplemento para que os benefícios e riscos sejam mais claros.
Efeitos colaterais do suplemento
Na verdade, a tripsina é considerada segura quando aplicada à pele para limpeza e cicatrização de feridas. Infelizmente, não há pesquisas suficientes para provar se a enzima tripsina é segura para ser tomada por via oral (tomada por via oral).
Alguns estudos mostraram que o uso combinado de tripsina com outras enzimas digestivas não tem efeitos colaterais. No entanto, não existem estudos que realmente confirmem a segurança dos suplementos de tripsina tomados isoladamente.
Em casos raros, a ingestão oral de quimotripsina pode desencadear sintomas anafiláticos, como:
- difícil de respirar,
- língua ou garganta inchada,
- garganta estreita,
- rouquidão,
- respiração ofegante,
- tosse,
- tonto, até
- desmaiar.
Os sinais acima são considerados uma emergência médica. Isso significa que você precisa procurar atendimento médico imediato se sentir esses sintomas depois de tomar suplementos de tripsina.
Se você tiver mais perguntas sobre a função da enzima tripsina, converse com seu médico para entender a solução certa.