Os hormônios são um grupo de substâncias bioquímicas no corpo que desempenham um papel importante em todas as funções do corpo, portanto, seus níveis devem ser mantidos em equilíbrio. O desequilíbrio hormonal ocorre devido a um estilo de vida e dieta pouco saudáveis. Embora possa parecer simples, o desequilíbrio hormonal pode ser prejudicial à sua saúde. Quais são os sinais de desequilíbrio dos níveis hormonais no corpo?
Sinais de desequilíbrio hormonal
1. Ciclo menstrual irregular
A distância entre a menstruação de uma mulher do primeiro mês para o próximo mês dura entre 21 a 35 dias. Se você não faz o mesmo ciclo todos os meses ou se atrasa alguns meses, embora não tenha entrado na menopausa, pode estar passando por um desequilíbrio hormonal.
Essa condição pode ocorrer porque você tem níveis excessivos ou insuficientes de hormônios, como estrogênio ou progesterona, em seu corpo. Se você tiver entre 40 e 50 anos, isso pode ser devido aos sintomas da menopausa.
Ciclos menstruais irregulares também podem ser um sintoma de um problema de saúde, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Se você tiver ciclos menstruais irregulares por vários meses, mesmo que não esteja grávida, converse com seu médico.
2. Tendo problemas para dormir
A progesterona, um hormônio liberado pelos ovários, deve ser capaz de conter a sonolência. Se o nível desse hormônio estiver abaixo do normal, você terá dificuldade para dormir. Altos níveis de estrogênio também podem desencadear ondas de calor e suor à noite. Este distúrbio pode fazer com que você acorde e tenha dificuldade em voltar a dormir.
3. Acne crônica
Rosto manchado antes da menstruação é normal. O motivo, nessa época, há mudanças hormonais no corpo. No entanto, se você sofre de acne crônica que não desaparece, pode ser um sinal de que está apresentando desequilíbrio hormonal.
O excesso de níveis de andrógenos (um hormônio compartilhado por homens e mulheres) pode fazer com que as glândulas sebáceas trabalhem em excesso. Os andrógenos também afetam as células da pele dentro e ao redor dos folículos capilares. Ambos podem obstruir os poros e causar erupções.
3. Facilmente cansado
Sentir-se facilmente cansado é um dos sintomas mais comuns de um desequilíbrio hormonal. O excesso de progesterona pode deixá-lo com sono. Além disso, se sua glândula tireoide produzir menos hormônio da tireoide, isso pode reduzir sua energia. Para determinar o nível da tireóide no corpo, você pode fazer um exame de sangue.
4. O humor flutua rapidamente
As alterações hormonais podem fazer com que seu humor mude rapidamente. O hormônio estrogênio pode afetar as principais substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Isso faz você se sentir feliz, mas uma hora depois pode ficar chateado ou com raiva apenas por causa de coisas triviais.
5. Mudanças no apetite e ganho de peso
Quando o humor está irregular, os níveis de estrogênio no corpo diminuem, então você tende a comer mais. Isso também faz com que os níveis de hormônio no corpo desempenhem um papel no ganho de peso. Os níveis de estrogênio também podem afetar os níveis do hormônio leptina, um hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos.
6. Dor de cabeça
Muitas coisas podem desencadear dores de cabeça, uma das quais é o desequilíbrio dos níveis hormonais no corpo. Especialmente para as mulheres, os níveis de estrogênio são muito influentes nessa condição. Essa também é a causa das dores de cabeça freqüentemente sentidas durante a menstruação.
Durante a menstruação, os níveis de estrogênio no corpo diminuirão. Dores de cabeça que ocorrem no mesmo ciclo podem ser um sinal de que seus níveis hormonais estão mudando.
7. Vagina seca
Normalmente, a superfície da vagina permanece úmida, especialmente durante o período fértil. Mas se você notar de repente que sua vagina está frequentemente seca, pode ser devido à influência de níveis baixos do hormônio estrogênio. Esse hormônio ajuda os tecidos vaginais a se manterem úmidos e confortáveis. Se esse hormônio cair, um dos efeitos é que pode reduzir o corrimento vaginal.
8. Diminuição do desejo sexual
O hormônio testosterona pode afetar o nível de seu desejo sexual. Isso ocorre tanto em homens quanto em mulheres, porque as mulheres também produzem o hormônio testosterona. Baixos níveis de testosterona e altos níveis de prolactina podem reduzir o desejo de ser sexualmente ativo.
Um estudo relata que cerca de dois terços dos homens com altos níveis de prolactina no corpo perdem o interesse pelo sexo e também apresentam disfunção erétil.
9. Mudanças na mama
Uma diminuição do estrogênio nas mulheres pode tornar o tecido mamário menos denso. Por outro lado, um aumento no hormônio estrogênio pode apertar o tecido, causando até mesmo um caroço ou cisto. Se você notar alterações na textura de seus seios, pode ser que esteja experimentando um desequilíbrio hormonal. Fale com o seu médico se tiver alterações nas mamas.
Essa condição não ocorre apenas em mulheres, mas também em homens. Os homens produzem os hormônios testosterona e estrogênio. O hormônio estrogênio é responsável por características femininas, como o aumento dos seios. Um desequilíbrio hormonal envolvendo um aumento no estrogênio e uma diminuição na testosterona causa aumento dos seios nos homens. Essa condição também é conhecida como ginecomastia.