Causas da bronquite e seus fatores de risco |

Bronquite é uma inflamação do trato respiratório que leva o ar de e para os pulmões. A bronquite pode ser aguda ou crônica, que pode ser causada por várias coisas. Saber a causa exata pode ajudá-lo a obter o tratamento correto para a bronquite e evitar complicações da bronquite. Confira uma revisão sobre o que causa bronquite abaixo.

O que causa bronquite?

Se você tiver bronquite, as células que revestem os brônquios infeccionam. A infecção geralmente começa no nariz ou na garganta e, em seguida, progride para os brônquios.

Quando o corpo tenta combater a infecção, os brônquios incham. Isso é o que faz você tossir catarro ou, às vezes, tosse seca.

O inchaço então estreita as vias respiratórias. Como resultado, o fluxo de ar é bloqueado. Finalmente, aparecem os sintomas de bronquite, como respiração ofegante (sons respiratórios), aperto no peito e falta de ar.

As causas da bronquite podem ser explicadas pelo tipo, nomeadamente aguda e crónica. Confira a seguinte explicação.

Bronquite aguda

A bronquite aguda é uma inflamação do revestimento dos brônquios que ocorre em um curto espaço de tempo. A causa dessa bronquite geralmente ocorre devido a uma infecção viral e pode curar por si mesma.

A bronquite aguda raramente é causada por uma infecção bacteriana. Os vírus que comumente causam bronquite aguda são:

  • rinovírus,
  • enterovírus,
  • Influenza A e B,
  • parainfluenza,
  • coronavírus,
  • Metapneumovírus humano, e
  • Vírus sincicial Respiratório.

Cerca de 95% da bronquite aguda em adultos saudáveis ​​é de origem viral. No entanto, alguns casos de bronquite indicam que alergias, irritantes e bactérias também podem ser a causa.

A irritação em questão geralmente ocorre devido à inalação de fumaça, ar poluído, poeira e outros.

Citado de Médico de Família Americano , apenas 1-10% dos casos de bronquite aguda são causados ​​por bactérias. Embora raro, aqui estão os tipos de bactérias que causam bronquite aguda:

  • Mycoplasma pneumoniae
  • Chlamydophila pneumoniae
  • Bordetella pertussis

A bronquite aguda é uma doença infecciosa. É por isso que, toda vez que você começar a tossir, é importante cobrir o nariz e a boca com o cotovelo ou lenço, também conhecido como prática da etiqueta da tosse.

Você também deve evitar tocar o rosto e lavar as mãos com frequência com sabão e água corrente ou um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Isso ocorre porque os vírus e bactérias que causam bronquite aguda podem se espalhar pelo toque (como um aperto de mão) e pela contaminação do ar que outras pessoas respiram.

Bronquite crônica

O oposto da bronquite aguda e crônica é a inflamação que dura mais de 3 meses em um período de 2 anos.

Essa condição pode se desenvolver com o tempo. A inflamação continua e causa o aparecimento de muco, células inflamadas e passagens estreitas ou rígidas.

Isso torna difícil para você respirar. A bronquite crônica costuma ser considerada parte de uma condição séria chamada doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A bronquite crônica tem muitas causas, mas a principal é a exposição ao fumo passivo, seja ele ativo ou passivo.

A irritação que você respira para o trato respiratório, como poluição, poluição industrial e produtos químicos tóxicos, também pode causar bronquite crônica.

Quais são os fatores de risco para bronquite?

Os fatores a seguir podem aumentar o risco de desenvolver bronquite.

1. Fumar

Pessoas que fumam ou vivem perto de fumantes têm maior risco de desenvolver bronquite aguda ou crônica.

Fumar é a causa mais comum de bronquite. No entanto, a bronquite também pode ocorrer em quem não fuma

Citado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, as mulheres que fumam podem correr mais risco de desenvolver bronquite do que os homens que fumam.

Pessoas mais velhas e frequentemente expostas ao fumo passivo também têm maior risco de desenvolver bronquite.

Jornal publicado por Medicina respiratória afirma que até 50% dos fumantes apresentam sintomas de bronquite crônica. Um em cada cinco deles tem DPOC.

Em pessoas que param de fumar, o risco de desenvolver bronquite crônica e DPOC pode diminuir em 10 anos, para o de um não fumante.

2. Consumir álcool

Além de fumar, outro fator que pode causar bronquite é o consumo de álcool.

Beber álcool em excesso pode aumentar o risco de desenvolver bronquite e prejudicar a função pulmonar em geral.

O abuso de álcool também pode dobrar o risco de desenvolver bronquite.

3. Baixo status socioeconômico

O jornal publicado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos disse que a bronquite e a tosse que não desapareceram estão intimamente relacionadas ao fumo, ao consumo de álcool e ao baixo nível socioeconômico.

Enquanto isso, European Respiratory Journal também publicou pesquisa que mostra a relação entre tipo de trabalho e nível de escolaridade sobre o risco de desenvolver bronquite.

O estudo descobriu que níveis mais baixos de educação aumentaram o risco de desenvolver bronquite crônica.

Os efeitos da pobreza sobre o estado nutricional também aumentam o risco de infecção e de desenvolvimento de doenças pulmonares, incluindo bronquite, em bebês e crianças pequenas.

4. Sistema imunológico fraco

Um sistema imunológico fraco pode ser o resultado de outra doença aguda, como um resfriado ou uma condição crônica que afeta seu sistema imunológico.

Idosos, bebês e crianças pequenas correm maior risco de infecções, incluindo bronquite.

A American Lung Association afirma que seu sistema imunológico pode combater a infecção que causa a bronquite.

No entanto, um sistema imunológico enfraquecido ou outras condições agudas podem impedir esse processo natural.

5. Ambiente com má qualidade do ar

Você corre um risco maior de desenvolver bronquite se trabalhar em um ambiente que pode irritar seus pulmões, como processar grãos, tecidos ou outros produtos químicos.

A inalação de sulfeto de hidrogênio pode afetar o trato respiratório inferior, causando sintomas que variam de tosse, falta de ar a sangramento brônquico ou pulmonar.

Em concentrações mais altas, esses produtos químicos podem causar bronquite e acúmulo de líquido nos pulmões.

Pesquisa na Finlândia descrita Medicina respiratória menciona que a bronquite crônica é três vezes mais comum em agricultores, embora sejam menos dependentes do tabagismo.

A incidência de bronquite crônica também é maior em pessoas que trabalham em fazendas de animais do que em fazendas de trigo.

6. Refluxo ácido gástrico

Não só os problemas respiratórios, a dor de estômago devido ao refluxo ácido do estômago também podem irritar a garganta e aumentar o risco de desenvolver bronquite.

A doença de DRGE também pode ser uma das causas de bronquite aguda quando o ácido do estômago entra no trato respiratório.

Consulte-se imediatamente se tiver uma tosse que não melhora por mais de duas semanas e sentir um líquido amargo na boca. Esses sintomas podem ser um sinal de que você tem DRGE.

7. Não vacinar

O vírus da gripe é a principal causa de bronquite aguda. Portanto, tomar a vacina anual contra a gripe ajuda a evitar o vírus.

Algumas vacinas que podem protegê-lo contra a pneumonia também podem ajudar a prevenir a bronquite.

A vacina contra a gripe e a vacina contra pneumonia são especialmente recomendadas para adultos com mais de 65 anos de idade, crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas e residentes de cuidados de saúde de longa duração.