As doenças sexualmente transmissíveis nem sempre causam sintomas visíveis. Alguns tipos de doenças venéreas podem ser completamente assintomáticas, de modo que você nunca percebe que já tem essa doença há muito tempo, até que, por fim, experimente complicações sérias. Isso pode aumentar o risco de transmissão da doença a outras pessoas. É por isso que médicos e profissionais de saúde chamam as doenças venéreas de "epidemia oculta".
Alguns tipos de doenças venéreas são comuns, mas assintomáticas
1. Tricomoníase
Um tipo de doença venérea que não causa sintomas é a tricomoníase. Uma pessoa pode viver temporariamente infectada com o parasita Trichomonas vaginalis por anos, sem saber que está doente.
Quando ocorrem, os sintomas são vagos e muitas vezes confundidos com sintomas de outra doença. Os sintomas mais comuns da tricomoníase são corrimento vaginal de odor fétido para mulheres e corrimento com odor estranho do pênis para homens.
Mulheres e homens também podem sentir coceira nos órgãos íntimos, sensação de queimação ao urinar ou dor durante o sexo.
2. Mono (mononucleose)
Mono aka mononucleose é uma infecção viral causada por EBV (vírus de Epstein-Barr). Essa infecção geralmente não é transmitida pelos órgãos genitais e fluidos de órgãos íntimos, mas pela troca de saliva durante o beijo.
A maioria dos casos de mono não é acompanhada de sintomas típicos, exceto por queixas de "não estar se sentindo bem", que incluem cansaço e dores, calafrios e febre baixa. À primeira vista, essa série de sintomas se assemelha a um resfriado comum ou é até mesmo confundida com um resfriado, por isso muitas vezes é subestimada.
3. Infecção parasitária intestinal
A infecção parasitária intestinal é um tipo de doença venérea transmitida por meio da exposição às fezes, transmitidas de uma pessoa para outra durante o sexo anal, sexo oral ou sexo oral-anal (rimming).
As fezes humanas contêm bilhões de parasitas e bactérias que são o resultado do desperdício de alimentos. Um deles é o E. histolytica, o parasita causador da amebíase.
As pessoas que se tornam a "mãe" original desse parasita em seus intestinos podem não apresentar sintomas, mas podem transmitir o parasita para seus parceiros sexuais.
O período de incubação do parasita em um novo hospedeiro é de 2 a 4 semanas, desde a exposição inicial até o aparecimento dos sintomas. Os sintomas dessa infecção parasitária geralmente incluem náusea, dor abdominal, diarreia, cólicas estomacais, perda de peso e vômitos.
A infecção por E. histolytica é mais freqüentemente encontrada em homens gays, mas é possível que parceiros heterossexuais também possam contrair essa infecção se não aplicarem os princípios do sexo seguro.
4. Molusco contagioso
Molusco contagioso (Molusco contagioso) é um tipo de doença venérea causada pelo poxvírus. Além do sexo desprotegido, a doença também pode ser transmitida por meio do contato regular com a pele, como o empréstimo de roupas ou toalhas de banho.
O sintoma mais comum do molusco contagioso é o aparecimento de verrugas genitais que inicialmente aparecem como lesões moles e coceira. Essas infecções geralmente não são acompanhadas por outros sintomas sistêmicos, como febre, náusea ou mal-estar. É por isso que uma pessoa pode viver anos sem perceber que foi infectada.
5. HPV
O vírus do papiloma humano (HPV) é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Infelizmente, nem todas as pessoas apresentam sintomas de infecção por HPV automaticamente.
É muito provável que você seja exposto ao vírus HPV sem sentir os menores sintomas, mesmo depois de anos. O crescimento da pele genital é o sintoma mais facilmente detectado, mas, novamente, muitas pessoas não o apresentam.
Embora assintomático, não significa que você esteja livre do risco. Vários tipos de vírus HPV podem causar câncer cervical.
6. Clamídia
A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em mulheres com menos de 25 anos.
Os sintomas podem aparecer algumas semanas depois de fazer sexo com um parceiro sexual positivamente infectado, como corrimento vaginal com odor fétido e sensação de queimação ao urinar. É fácil confundir esses sintomas com uma infecção por fungos ou vaginose bacteriana.
Sangramento vaginal fora do ciclo menstrual, dor lombar e dor durante o sexo também são sintomas potenciais de clamídia.
Para as mulheres, as consequências da clamídia serão muito mais graves. Se não for tratada, a clamídia pode se espalhar para o útero, resultando em uma infecção inflamatória pélvica (DIP). Para os homens, a clamídia raramente progride para uma condição mais grave, mas eles podem transmiti-la para suas parceiras.
7. Gonorréia
A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível causada pela infecção pela bactéria gonococo ou Neisseria gonorrhoeae. Como a clamídia, a gonorreia é comum em mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos.
Mais de 50% das pessoas infectadas com gonorreia não apresentam quaisquer sinais e sintomas. isto. Isso significa que há tantas pessoas ao redor do mundo vivendo com gonorréia sem nunca perceber que estão doentes.
Os sintomas da gonorreia são semelhantes aos da clamídia, ou seja, sangramento vaginal fora do ciclo menstrual, corrimento vaginal com odor fétido e dor ao urinar ou durante as relações sexuais.
A gonorreia diagnosticada e tratada tardiamente pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver doença inflamatória pélvica (DIP e mais danos aos órgãos reprodutivos. Essa infecção também pode aumentar o risco de uma pessoa pegar o HIV a uma infecção fatal que ataca o sangue, o cérebro, o coração e juntas).
8. Herpes genital
Herpes é um tipo de doença venérea cujo principal sintoma é o aparecimento de pequenos nódulos vermelhos que formam bolhas e irritam. Além da área íntima, nódulos vermelhos também podem aparecer ao redor dos lábios e da boca se você contrair herpes por sexo oral. Algumas pessoas também podem sentir coceira ao urinar.
No entanto, nem todas as pessoas infectadas apresentarão sintomas. Na verdade, estima-se que cerca de 90% dos casos de herpes simplex 2 (HSV-2) nunca são diagnosticados.
O herpes é altamente contagioso quando há feridas abertas na pele, mas também pode se espalhar quando não há feridas. Além disso, os preservativos nem sempre protegem você do herpes se o vírus estiver presente na pele exposta do lado de fora do preservativo.
9. Sífilis
Sífilis ou sífilis ou rei leão é uma doença sexualmente transmissível que pode ter consequências fatais.
Esta infecção é causada por uma bactéria em espiral chamada Treponema pallidum, que pode viver em qualquer parte do corpo e se espalhar rapidamente. É fácil conviver com sífilis durante anos sem saber que a tem.
Muitos dos sinais e sintomas da sífilis são semelhantes aos de outras doenças. No início, você pode notar apenas o aparecimento de feridas inexplicáveis na área genital, ao redor da boca ou também nas mãos, embora raramente. Essas feridas podem se transformar em furúnculos ou verrugas indolores e podem gotejar se estourarem. No entanto, as lesões irão desaparecer por conta própria após seis semanas.
Outra característica da sífilis é a queixa de "não estar se sentindo bem", semelhante aos sintomas da gripe, como febre, dor de garganta, dor nos ossos e dor de cabeça.
A sífilis pode facilmente ser considerada uma das piores doenças sexualmente transmissíveis que uma mulher grávida pode ter, pois quase sempre causa natimortos ou abortos espontâneos, além de outros problemas de saúde graves.
Se não for tratada ou tratada apenas nos estágios finais, a sífilis causa danos neurológicos e cardiovasculares inegáveis, incluindo doenças cardíacas, cegueira e paralisia.
Importante para teste de doença venérea
Muitos tipos de doenças venéreas são assintomáticas, mas têm consequências fatais que podem ser fatais. Portanto, é muito importante consultar um médico para fazer um teste de doença venérea se você fez sexo recentemente sem proteção e suspeita que está apresentando sintomas incomuns.
Em geral, esteja atento se sentir uma leve coceira ou queimação na área genital, observe uma erupção ou caroço inexplicável que pode desaparecer repentinamente, sinta dor ao urinar ou dor nas costas durante o sexo.