O mel é uma fonte natural de adoçante com uma cor marrom-amarelada distinta. Graças ao seu sabor doce e à miríade de benefícios por trás dele, o mel é o favorito de muitas pessoas, incluindo bebês. No entanto, para aqueles que têm bebês, talvez vocês muitas vezes se perguntem se é seguro se seu filho receber mel desde cedo? Existe uma referência para a melhor idade para apresentar o mel aos bebês?
Quando é que posso dar mel a bebês?
Como pai / mãe com um bebê, você pode precisar gastar mais tempo ensinando e monitorando todas as coisas relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do seu filho.
Desde convidá-lo para brincar, ensiná-lo a falar, atentar para o desenvolvimento do seu comportamento, até apresentar aos bebês MPASI (alimentos complementares do leite materno).
Além de ser administrado com leite materno a partir dos 6 meses de idade, os alimentos sólidos também podem ser combinados com fórmulas infantis.
Bem, uma das fontes de alimento que muitas vezes é pedida para dar aos bebês é o mel.
Isso ocorre porque o mel tem um sabor naturalmente doce com uma textura macia e uma variedade de nutrientes para atender às necessidades nutricionais dos bebês.
Além disso, de acordo com a Associação Pediátrica da Indonésia (IDAI), a decisão dos pais de dar mel aos bebês se deve a vários benefícios.
Os benefícios de bebês consumindo mel, por exemplo, podem manter a força do corpo. O forte sistema imunológico de um bebê pode ajudá-lo a evitar várias doenças.
Por outro lado, o mel também é frequentemente usado como um medicamento fitoterápico tradicional para aliviar os sintomas de tosse e dificuldade para dormir.
Os sintomas na forma de tosse e dificuldade em dormir são geralmente experimentados por crianças com infecções do trato respiratório superior.
Isso faz com que muitos pais pensem que é seguro dar mel para bebês em qualquer idade. Na verdade, não é tão fácil.
Segundo a associação de pediatras dos Estados Unidos, a Academia Americana de Pediatria (AAP), o momento mais seguro para dar mel ao bebê é quando ele tinha 12 meses ou 1 ano.
As regras para dar mel a bebês se aplicam tanto ao mel puro quanto ao mel processado.
Além disso, esta regra não se aplica apenas ao mel verdadeiro na forma líquida, mas também a todos os alimentos processados com mel.
Como apresentar mel para bebês?
De acordo com a regra anterior, você não precisa se apressar em dar mel aos bebês. Incorpore o mel à dieta do bebê na melhor hora de acordo com sua idade.
Em vez disso, deixe seu filho provar uma pequena quantidade de mel primeiro, como primeiro passo no processo de introdução dos alimentos.
Depois disso, experimente esperar cerca de três a quatro dias se quiser começar a introduzir outros novos tipos de alimentos.
O objetivo é que você possa avaliar se o bebê é alérgico ao mel ou não.
Se você introduzir imediatamente um novo tipo de alimento por vários dias seguidos após a introdução do mel, tema que crie confusão.
Isso significa que você pode ter dificuldade em descobrir quais alimentos causam sintomas de alergia em seu bebê.
Depois que o bebê não apresentar sintomas de alergia, você pode começar a dar-lhe mel, na forma de comida ou bebida.
Certifique-se de servir alimentos que podem atrair o bebê a sentir o gosto de mel, por exemplo, misturar mel com iogurte, aveia, smoothies, e assim por diante.
Tanto quanto possível, crie uma boa impressão para a primeira experiência do bebê ao comer mel.
Depois de apresentar o mel ao seu bebê, geralmente duas coisas acontecem.
Os bebês podem gostar imediatamente ou rejeitar no início e só gostar realmente depois de algumas tentativas.
Normalmente, leva cerca de 10-15 tentativas para dar mel a um bebê antes de concluir que ele realmente não gosta.
Se você não gosta de mel, seu bebê terá dificuldade em comer alimentos que contenham mel.
Cuidado, o mel também corre o risco de causar doenças!
Não só é temido que possa causar asfixia ou alergias se administrado a bebês com menos de um ano de idade.
A partir da página Kids Health, a principal razão pela qual você não é recomendado para dar mel aos bebês muito cedo porque o mel contém esporos de bactérias Clostridium botulinum.
Essas bactérias podem viver e se desenvolver no sistema digestivo do bebê, até mesmo produzindo toxinas prejudiciais e causando botulismo.
O processo de botulismo em bebês devido ao consumo de mel para qualquer finalidade é causado porque a flora normal do intestino do bebê ainda não está completa.
Isso torna a flora intestinal incapaz de competir com os esporos que entram no trato digestivo do bebê.
Diferenças no nível de acidez ou pH no trato digestivo permitem o crescimento de esporos Clostridium botulinum entrar no trato digestivo.
Além disso, esses esporos se acumulam no intestino grosso e começam a trabalhar para produzir a toxina botulínica, que é a causa da doença em bebês.
Enquanto em crianças e adultos, o mel não causa problemas de saúde.
O motivo é que a flora normal do intestino de crianças e adultos é capaz de competir com os esporos no trato digestivo.
Bebês que são atacados por botulismo apresentam alguns sintomas iniciais, incluindo prisão de ventre ou prisão de ventre, fraqueza, redução do apetite do bebê e convulsões.
Os sintomas iniciais do botulismo geralmente aparecem dentro de 12-36 horas após a ingestão de alimentos contaminados com a bactéria.
Se você notar qualquer sinal de botulismo infantil, consulte um médico imediatamente, antes que seja tarde demais.
O diagnóstico precoce pode aumentar as chances do bebê de receber o tratamento correto e evitar que ele tenha problemas nutricionais.
Em alguns casos graves, o botulismo pode interferir na respiração porque torna os músculos incapazes de trabalhar de forma ideal, levando à morte.
Por este motivo, os bebês não são aconselhados a consumir mel se tiverem menos de 12 meses ou 1 ano de idade.
Existem alternativas ao mel para bebês com menos de 1 ano de idade?
Como explicado anteriormente, O mel não é recomendado para bebês que ainda não completaram 12 meses ou 1 ano de idade.
Isso visa minimizar o risco de o bebê sofrer de botulismo.botulismo infantil).
Mas não se preocupe, se você quiser adicionar adoçantes naturais a alimentos para bebês, bebidas ou lanches, experimente dar suco de frutas.
Você pode fazer seu próprio suco espremendo ou esmagando frutas frescas e maduras.
Esta fruta fresca pode ser escolhida qualquer coisa como fruta para bebês que normalmente são dadas.
Além de seu sabor delicioso, o suco de frutas também contém vários nutrientes, incluindo vitaminas para bebês.
Basicamente, o suco de fruta tem um sabor doce como o da fruta, portanto, pode ser misturado diretamente com comidas ou bebidas para bebês.
No entanto, você também pode adicionar água e açúcar ao suco para ajustar o sabor e a textura de acordo com o gosto.
Embora a textura e o sabor do suco de fruta líquido sejam muito diferentes do mel, pelo menos ele pode ajudar a adicionar sabores naturais aos alimentos e bebidas.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!