A perda de cabelo é muito irritante, especialmente se houver muitos fios caindo. Se suas várias tentativas de melhorar a queda de cabelo continuarem falhando, é uma boa ideia consultar um médico sobre a escolha de um medicamento para queda de cabelo de acordo com a causa. Há muitas coisas que podem causar queda de cabelo, desde hereditariedade, estresse, condições médicas ou efeitos colaterais de medicamentos.
Escolha de drogas contra queda de cabelo para estimular o crescimento do cabelo
Existem dois tipos de medicamentos que podem ser usados para corrigir a queda de cabelo severa. No entanto, antes de usá-lo, é importante que você consulte primeiro seu médico para obter o melhor remédio para queda de cabelo de acordo com sua condição.
1. Minoxidil
O minoxidil é uma forma líquida de medicamento contra a perda de cabelo vendido sem receita médica. O minoxidil atua alargando o tamanho do folículo capilar para que ele possa produzir fios de cabelo de tamanho maior e mais fortes.
O minoxidil é seguro para uso tanto por homens quanto por mulheres, mas de acordo com o site do MD, o minoxidil parece ser mais eficaz em mulheres com queda de cabelo severa do que em homens.
Os efeitos colaterais que podem ocorrer como resultado do uso deste medicamento contra a queda de cabelo incluem irritação do couro cabeludo, crescimento de pelos finos no rosto e nas mãos, a um ritmo cardíaco mais rápido (taquicardia).
Para usar o minoxidil, você só precisa aplicá-lo no couro cabeludo regularmente, todos os dias. Após cerca de seis meses de tratamento, o cabelo começará a crescer novamente. No entanto, você ainda deve usar este medicamento para manter o crescimento, evitando a queda de cabelo.
Para obter mais detalhes, você pode conversar com seu médico antes de decidir usar este medicamento.
2. Finasterida
Embora o minoxidil seja mais eficaz para as mulheres, a finasterida é a droga para queda de cabelo mais amplamente aprovada para os homens. Finasterida em forma de comprimido que deve ser tomada regularmente, todos os dias.
A finasterida atua diminuindo os níveis do hormônio diidrotestosterona (DHT), que retarda o crescimento dos folículos capilares. Em última análise, o finateride irá desacelerar a perda de cabelo e estimular o crescimento de novos cabelos.
No entanto, você precisa ser um pouco paciente se quiser obter o máximo de resultados. A razão é que a finasterida apresentará resultados máximos após seis meses de uso regular.
O uso de finasterida pode produzir efeitos colaterais, como diminuição do desejo sexual e vários outros problemas sexuais, que podem parar assim que você parar de tomar este medicamento.
A finasterida não deve ser tomada por mulheres grávidas, incluindo tocar em comprimidos quebrados ou esmagados, porque pode aumentar o risco de defeitos congênitos no bebê.
Além de usar remédios, existem outras maneiras de tratar a queda de cabelo
Além de tomar medicamentos, seu médico pode recomendar os dois métodos a seguir, se o cabelo não parar de cair ou se o crescimento do cabelo for lento.
Cirurgia de transplante de cabelo
A cirurgia de transplante de cabelo é feita utilizando o cabelo remanescente para ser usado como material de enxerto de cabelo. Primeiro, o médico removerá pequenas mechas de cabelo que caíram, que podem conter de um a vários fios de cabelo.
Às vezes, quanto maior a perda, maior o número de fios. Depois que essas partes forem perdidas, o médico implantará novos folículos capilares nas áreas que apresentarem calvície ou queda severa de cabelo.
Após a cirurgia, o médico geralmente recomendará otimizar o crescimento do cabelo usando minoxidil para ajudar a minimizar a queda de cabelo.
Geralmente, é necessária mais de uma cirurgia de transplante de cabelo para obter resultados máximos. Os riscos que podem surgir deste procedimento cirúrgico incluem sangramento e cicatrizes.
Terapia a laser
O Food and Drug Administration nos Estados Unidos, equivalente ao BPOM, o FDA, aprovou o uso da terapia a laser como tratamento para queda de cabelo devido a fatores hereditários, tanto em homens quanto em mulheres.
Vários outros estudos também mostraram que o tratamento com terapia a laser pode desencadear a espessura do cabelo. Porém, mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos de longo prazo do uso da terapia a laser.