3 vantagens e desvantagens de uma escova de dentes elétrica •

As escovas de dente modernas, como as que usamos hoje, foram inventadas no final da década de 1930. Várias melhorias e improvisações foram feitas no design da escova de dentes desde então, mas o conceito original nunca mudou. Até finalmente na década de 1990, a escova de dentes elétrica veio abalar o mundo como uma alternativa popular e indolor à versão manual.

Vantagens da escova de dentes elétrica

Embora ainda seja um pilar por causa de seu preço barato, é um pouco difícil limpar os dentes de forma eficaz usando uma escova manual.

Porque, além de ter que entender a técnica correta de escovar os dentes, você também tem que mover a escova para frente e para trás na boca para alcançar todas as partes dos dentes.

Isso, é claro, pode ser um problema se você estiver com pressa; automaticamente, você tenderá a escovar os dentes sem cuidado. Sem mencionar que se você escovar os dentes com muita força, a camada protetora de esmalte dos dentes pode descascar.

Bem, a presença de uma escova de dente elétrica pode ser uma ótima alternativa para substituir uma escova de dente normal. Aqui estão algumas das vantagens de uma escova de dentes elétrica.

1. Adequado para crianças e pessoas com mobilidade limitada

Uma escova elétrica pode ser uma ferramenta que facilita a rotina diária de pessoas que têm dificuldade em usar as mãos, por exemplo, idosos e pessoas com artrite.

Além do mais, crianças com tendência a se agitar e preguiça de escovar os dentes podem ser persuadidas a usar uma escova de dentes elétrica.

A maioria das crianças raramente escova os dentes só porque é preguiçosa ou não quer. As escovas elétricas proporcionam uma sessão de escovagem fácil e agradável sem desperdiçar muito esforço. Ssshh… também se aplica a vocês que são preguiçosos, sabe!

Para usá-lo, basta posicionar o pincel em um ângulo de 45º e deixar o pincel trabalhar por conta própria.

2. Reduzir efetivamente a placa e a gengivite

Pesquisa do jornal Odontologia Clínica, Cosmética e Investigacional mostraram que as escovas de dente elétricas eram mais eficazes na remoção da placa bacteriana.

Comparada com uma escova de dentes normal, esta escova de dentes avançada demonstrou ser eficaz na redução da placa em 21 por cento e no risco de gengivite (inflamação das gengivas) em até 11 por cento.

A saúde geral da gengiva também melhora após 3 meses de uso regular, especialmente ao usar uma escova de dentes elétrica que usa o recurso oscilação de rotação (as cerdas giram ao mesmo tempo para frente e para trás).

3. Lá cronômetro e não há necessidade de esfregar muito para torná-lo mais limpo

Se você tende a escovar os dentes com muita força, corre o risco de cáries. Portanto, uma escova de dentes elétrica tornará mais fácil para você regular a suavidade da pressão em suas gengivas e dentes, enquanto também limpa ao mesmo tempo.

Muitos dos produtos de escova elétrica têm características cronômetro embutido o que interromperá a rotação da escova automaticamente assim que o tempo acabar.

Dessa forma, evita-se o risco de uma escovação muito longa e muito forte que realmente danifique os dentes.

Desvantagens de uma escova de dentes elétrica

Infelizmente, as escovas de dente elétricas também apresentam desvantagens. Nada?

1. O custo está drenando bastante o bolso

É preciso gastar mais para comprar uma escova elétrica. Já para não falar, a cabeça da escova de dentes deve ser substituída tão frequentemente quanto possível. Infelizmente, muitas dessas cabeças de escova elétrica sobressalentes são vendidas separadamente. Esteja preparado para fornecer taxas adicionais.

Além do mais, embora as escovas elétricas possam ser duas vezes maiores que uma escova normal, elas tendem a ser mais frágeis.

Se você deixar cair sua escova, ou se ela for danificada por algum motivo (fora da garantia), o custo de substituição de uma escova pode ser um grande desgaste para sua carteira.

2. Não é prático

As escovas de dente elétricas tendem a ser maiores em tamanho, o que torna difícil mantê-las em uma bolsa ou mala durante as viagens.

Além disso, você também precisa fornecer uma bateria reserva de emergência e não se esqueça de trazer carregador onde quer que você vá, leve sua escova de dente.

Em casa, você deve carregar a escova antes de usá-la. Na verdade, às vezes existem escovas de dente que devem ser conectadas à eletricidade antes de serem usadas.

3. Não tem um efeito significativo sobre a placa nos dentes

Na verdade, embora as escovas elétricas possam limpar a placa melhor do que as escovas convencionais, a diferença não é tão significativa.

Na verdade, um estudo no Brasil que realizou um experimento com uma escova elétrica em idosos mostrou que a redução da placa não era muito diferente e quase semelhante à de uma escova comum.

Que tipo de escova de dentes elétrica é recomendada?

Se você está interessado em experimentar uma escova elétrica, escolha um produto que seja confortável de segurar e fácil de usar.

Normalmente, os médicos aconselham você a escolher um modelo com uma cabeça de escova que pode girar em uma direção e depois mudar em outra direção. Uma escova de dentes com cerdas de vibração rápida também pode ser a escolha certa.

Mas no final, a escolha volta às preferências individuais. Independentemente do modelo, você deve saber quando substituir a cabeça da escova para garantir que sua escova de dentes continue a funcionar de maneira eficaz.

Certifique-se de escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor por dois minutos. Não se esqueça de usar o fio dental para alcançar os restos de sujeira que escorreram nos dentes.