O médico afirmou que você está grávida, mas quando chegará a hora de as mulheres grávidas ouvirem os batimentos cardíacos do feto? Além do sexo, a frequência cardíaca fetal também costuma deixar os futuros pais curiosos. Vários equipamentos médicos são sofisticados o suficiente para ouvir os batimentos cardíacos do bebê o mais cedo possível. A seguir está uma explicação da frequência cardíaca do bebê que você precisa saber.
Quando o coração fetal começa a se desenvolver no útero?
O desenvolvimento fetal geralmente segue um caminho previsível. A concepção geralmente ocorre cerca de duas semanas após o início da sua última menstruação.
Para calcular o dia estimado de nascimento (HPL) para o nascimento do bebê, o médico irá calcular as próximas 40 semanas a partir do primeiro dia de sua última menstruação (DUM).
Isso significa que sua última menstruação conta como parte do processo de gravidez - mesmo que você não tenha testado positivo para gravidez naquele momento.
No início da quinta semana de gestação, ou na terceira semana após a concepção, o coração do bebê começa a se formar junto com o cérebro, a medula espinhal e outros órgãos.
O primeiro batimento cardíaco fetal aparecerá 22-23 dias após a concepção, que é no meio desta quinta semana.
Nesse momento, o coração de um bebê ainda é muito pequeno para produzir ondas sonoras suficientes para uma batida clara, mesmo quando amplificado pelo uso de equipamento médico por um médico.
Então, quando posso ouvir o batimento cardíaco fetal?
Citando Belly Belly, o coração fetal começará a bater por volta da sexta semana de gestação. Ou seja, seis semanas a partir do primeiro dia do seu último ciclo menstrual.
Nesse momento, o sangue fluirá para o embrião e haverá um aumento na frequência cardíaca do bebê de até 100-160 por minuto.
Você pode ouvir as primeiras batidas do bebê por volta das 6 a 8 semanas de gestação, se fizer um ultrassom precoce.
Não precisa se preocupar se o batimento cardíaco do bebê não for ouvido neste momento. A razão é porque o processo pode levar até 12 semanas para que você ouça todos os tipos de sons em seu útero com clareza.
Um dispositivo para ouvir o batimento cardíaco fetal
Uma ultrassonografia obstétrica ou ultrassonografia é o método mais preciso e é freqüentemente usado pelo seu médico ou parteira para verificar os batimentos cardíacos do seu bebê.
Além de verificar a frequência cardíaca, o obstetra também pode usar ultrassom para confirmar o seguinte:
- Gravidez às seis semanas
- Determinar a idade e o tamanho do feto
- Pondo de lado os problemas com a gravidez
- Verificando a possibilidade de estar grávida de gêmeos
Se você não fez ou não fez um ultrassom neste momento, pode ouvir os primeiros batimentos cardíacos de seu bebê por meio de Doppler fetal em sua consulta regular.
Citando o Baby Center, o Doppler fetal é uma mini versão do ultrassom que pode ser realizada na mão para localizar os batimentos cardíacos do seu bebê.
Seu médico ou parteira podem detectar os batimentos cardíacos de seu bebê usando Doppler na 10ª semana de gestação, mas é mais comum na 12ª semana.
Seu médico ou parteira aplicará um gel em seu abdômen e, em seguida, moverá uma barra Doppler em torno da superfície de seu abdômen. O médico fará isso até encontrar um local onde o batimento cardíaco fetal possa ser detectado.
O Doppler envia e recebe ondas sonoras que ricocheteiam no coração do bebê. O dispositivo Doppler fetal faz com que os batimentos cardíacos do bebê "ecoem" alto o suficiente para que você também ouça.
O momento exato em que você pode ouvir os primeiros batimentos cardíacos do seu filho vai depender do tamanho da gestante, da posição do útero, da localização do bebê e da precisão da idade gestacional.
Muitas mulheres dizem que o primeiro batimento cardíaco de seu bebê soa como a cacofonia de uma manada de cavalos a galope.
A freqüência cardíaca do bebê varia de 120-160 batimentos por minuto. Se a frequência cardíaca do bebê estiver fora dessa faixa, pode ser que o feto tenha problemas cardíacos.
O batimento cardíaco do bebê não é ouvido, que sinal?
Por volta da 12ª semana de gravidez, você geralmente terá uma consulta marcada para que seu médico ou parteira possam tentar detectar os batimentos cardíacos de seu bebê.
Mas às vezes durante esse exame, as mulheres grávidas não conseguem ouvir os batimentos cardíacos do filho no útero. Existem muitos motivos pelos quais você pode não ouvir seu bebê agora, incluindo:
1. A idade fetal não está certa
Se você não tem certeza de quando foi sua última menstruação, o aniversário do seu bebê pode ser um pouco mais tarde do que você pensava. Isso também se aplica quando a idade fetal é calculada usando um método diferente do ultrassom.
Isso significa que você não está realmente grávida nessa idade gestacional, por exemplo, às 12 semanas de gravidez. Essa condição dificulta a audição dos batimentos cardíacos do bebê.
A idade gestacional perdida é um dos motivos mais comuns, especialmente se esta for sua primeira consulta.
2. Posição do útero
A posição do útero nem sempre está voltada para a frente, como de costume. Há também uma posição do útero inclinado que afeta a forma de encontrar os batimentos cardíacos do bebê.
Isso ocorre porque o Doppler se move de acordo com a posição do útero em geral, portanto, quando a mãe está com o útero inclinado, o Doppler deve se mover mais ainda.
Não precisa se preocupar porque isso não é um problema, a posição do útero inclinado é normal.
3. Posição do bebê
Com 12 semanas de gravidez, seu bebê é muito pequeno. O Doppler precisa localizar o bebê de maneira precisa para capturar seus batimentos cardíacos.
Isso é o que faz com que os futuros pais precisem de tempo e paciência para que os batimentos cardíacos fetais possam ser "captados" pelo Doppler.
4. Tamanho corporal de mulheres grávidas
Se você está acima do peso, por exemplo, às vezes a barreira entre o bebê e o Doppler é bem espessa. Será muito difícil ouvir claramente o batimento cardíaco do feto.
Normalmente, isso pode ser superado com o uso de um ultrassom transvaginal se o médico estiver preocupado com a condição do bebê ou simplesmente para monitorá-la.
5. Aborto espontâneo
Essa é uma das más notícias que é o motivo de não se ouvir os batimentos cardíacos do bebê. O processo de aborto espontâneo geralmente não apresenta sinais, de modo que os futuros pais não sabem disso.
Essa condição pode ser um aborto espontâneo ou silencioso. Essa condição ilustra que a mãe não está realmente grávida, mas apresenta sintomas e sinais de gravidez.
Isso é o que impede a mãe de ter sinais de aborto, porque o bebê nunca começa a se formar realmente.
Se você tiver uma consulta com um médico, mas não ouviu os batimentos cardíacos do bebê, pode ser solicitado que você vá uma ou duas semanas depois. Isso depende de quão longe a idade gestacional.
Se o batimento cardíaco do bebê não for ouvido, acalme-se. Esta é uma ocorrência bastante frequente e tem uma variedade de razões por trás dela, conforme já explicado.
O estresse de não ouvir os batimentos cardíacos do bebê pode piorar ainda mais a condição da gestante, mas nem muda o desfecho.
Transmita quaisquer preocupações ao seu médico ou parteira para que tome as medidas necessárias o mais rapidamente possível.