O cérebro desempenha inúmeras funções importantes no corpo humano. Assim como o sistema nervoso central, o cérebro controla tudo o que acontece no corpo, sejam pensamentos, memórias, fala, sentimentos, visão, audição, movimento, até o funcionamento dos órgãos. No entanto, essas funções não são executadas por uma única parte. Existem muitas partes do cérebro responsáveis por realizar várias funções corporais, e uma delas é o córtex cerebral.
O que é o córtex cerebral?
Córtex cerebral ou córtex cerebral é uma camada fina (cerca de 1-5 mm) que cobre parte do cérebro ou cérebro. Esta camada possui uma grande área de superfície. Portanto, o córtex cerebral representa quase metade do peso do cérebro.
No entanto, cerca de dois terços desta camada superficial é dobrada, formando entalhes. Essas dobras são chamadas de giros. Essas são saliências enrugadas, características da superfície do cérebro. Entre esses giros existe uma lacuna, a saber, sulcos.
O córtex cerebral ou também conhecido como substância cinzenta (cinzentoimportam) cérebro. Isso ocorre porque o córtex cerebral é mais escuro do que o interior. O interior do cérebro tem uma cor mais clara, por isso é chamado de matéria branca.matéria branca).
Com base na medicina Johns Hopkins, essa massa cinzenta é composta de corpos celulares nervosos, ou seja, o soma. Enquanto a maior parte da substância branca consiste em axônios, que são longos bastonetes que conectam as células nervosas. Essa substância cinzenta é responsável pelo processamento e interpretação das informações, enquanto a substância branca as transmite a outras partes do sistema nervoso.
Anatomia do cérebro e localização do córtex cerebral (fonte: olho-dia)Qual é a função do córtex cerebral?
A maior parte do processamento das informações sensoriais dos cinco sentidos ocorre no córtex cerebral. Esta parte do cérebro é a mais desenvolvida de todas as partes do cérebro humano e é responsável por muitas das habilidades do corpo.
Isso inclui pensamento, compreensão, fala, produção e compreensão da linguagem, memória, atenção / vigilância, cuidado, consciência, organização e planejamento, resolução de problemas, habilidades sociais, função motora avançada e tomada de decisão.
Com o tempo, esse córtex cerebral sofre um processo de encolhimento. Esse processo ocorre porque o cérebro continua a coletar e armazenar todas as informações ao longo do tempo.
Quanto mais rugas, maior a área de superfície do córtex cerebral. Isso também aumenta a quantidade de massa cinzenta e a quantidade de informações que podem ser processadas. Portanto, quanto mais rugas, maior será o seu nível de conhecimento. Isso está relacionado ao nível de inteligência (QI) de uma pessoa.
Cada parte do córtex cerebral tem uma função diferente
O córtex cerebral é dividido em dois hemisférios (hemisférios) do cérebro, ou seja, o cérebro esquerdo e o cérebro direito. Esses dois hemisférios são conectados pelo corpo caloso abaixo.
Cada hemisfério é dividido em quatro lobos, cada um dos quais com uma função específica. Esses lobos incluem o lobo frontal, o lobo parietal, o lobo temporal e o lobo occipital. Aqui está a revisão completa:
partes do córtex cerebrallóbulo frontal
O lobo frontal (azul na imagem acima) é o maior dos lobos. Ele está localizado na parte frontal do cérebro ou logo atrás da testa.
Esses lóbulos estão envolvidos na formação das características de personalidade de uma pessoa. Além disso, esse lóbulo também é responsável por regular o movimento, o julgamento, a tomada de decisões, a resolução de problemas, a espontaneidade e o planejamento (controle dos impulsos) e a memória humana.
Além disso, o lobo frontal possui uma área chamada Broca. Esta área permite que uma pessoa seja capaz de compreender a linguagem e desempenhar um papel na fala.
O lobo frontal direito regula as atividades do lado esquerdo do corpo. Em contraste, o lobo frontal esquerdo regula as atividades do lado direito do corpo.
Lobo parietal
O lobo parietal (amarelo na imagem) está no meio do cérebro ou atrás do lobo frontal. Este é o principal local para processamento de informações sensoriais, como sabor, temperatura, olfato, audição, visão e tato.
Além disso, este córtex cerebral funciona como um raciocínio espacial (espaço e dimensão) e navegador de direção, que inclui a leitura e compreensão de mapas, impedindo-se de esbarrar ou esbarrar em um objeto e coordenar membros sem estimulação visual.
Dentro do lobo parietal está a área de Wernicke, que ajuda o cérebro a entender a linguagem falada. Danos nesta área podem causar afasia de Wernicke.
Lobo occipital
O lobo occipital (rosa na imagem) é o menor lobo localizado abaixo do lobo parietal. A função desses lóbulos é ajudá-lo a entender o que seus olhos veem.
O lobo occipital funciona muito rapidamente no processamento de informações enviadas pelo olho, como a compreensão de um texto em um livro ou imagens em banners. Se o lobo occipital estiver danificado ou ferido, você não conseguirá processar os sinais visuais de maneira adequada, o que pode causar distúrbios visuais.
Lobo temporal
Os lobos temporais (verdes na imagem) estão localizados abaixo dos lobos frontal e parietal. Esta função do córtex cerebral está relacionada às habilidades auditivas e de linguagem.
Este lóbulo recebe sinais de som e fala de seus ouvidos para então ser processado e entendido em um significado. Em outras palavras, você não seria capaz de entender a fala de alguém se não fosse pelo lobo temporal.
Além disso, o lobo temporal também ajuda a reconhecer e distinguir todos os tipos de sons e tons. Por exemplo, você pode distinguir o som da risada e do choro de um bebê por causa dessa função do lobo temporal.
Além disso, o lobo temporal também está envolvido na memória de curto prazo, no aprendizado e na emoção. Isso se deve ao papel do hipocampo, que está localizado no lobo temporal medial, que é o lobo temporal que está mais próximo do centro do cérebro.