Úlcera crônica: causas, sintomas e como superá-la

O mundo médico geralmente usa os termos "crônica" e "aguda" para distinguir uma doença com base em sua natureza. Uma doença é considerada crônica quando a condição se desenvolve lentamente e durou mais de 6 meses. Quase todas as doenças podem ser divididas em crônicas, incluindo úlceras. Existe uma úlcera aguda e também uma úlcera crônica. Saiba mais sobre gastrite crônica abaixo.

Definição de gastrite crônica

De acordo com a Medical University of South Carolina, a gastrite crônica é uma condição que existe há muito tempo e continua até hoje. Úlceras de longa duração também costumam reaparecer repentinamente em determinados momentos.

Observe de antemão que a úlcera não é uma doença isolada. Úlcera é um termo para descrever vários sintomas associados à indigestão. É por isso que, na verdade, existem várias doenças que causam úlceras.

Os distúrbios digestivos, como úlceras estomacais, síndrome do intestino irritável (SII), infecções estomacais causadas por bactérias, DRGE ou refluxo ácido gástrico, e inflamação do estômago (gastrite) podem causar sintomas de úlcera.

Mas, de todas essas doenças, as condições crônicas são causadas apenas por gastrite. Em outras palavras, o termo gastrite crônica é um sintoma que só é experimentado por pessoas com gastrite crônica.

O que causa gastrite crônica?

Esse problema digestivo crônico geralmente é causado pela inflamação do revestimento do estômago. A inflamação do revestimento não se deve apenas a um aumento na produção de ácido. Aqui estão algumas coisas que causam gastrite que leva a úlceras, como:

1. Infecção bacteriana por H. pylori

As infecções causadas pela bactéria Heliobacter pylori podem causar irritação e feridas na mucosa do estômago. Essa é uma das causas mais comuns de gastrite crônica, que pode ser transmitida por meio de alimentos, água, saliva e outros fluidos corporais.

2. Irritação do revestimento do estômago

Tal como acontece com as infecções bacterianas, alguns hábitos persistentes também podem causar úlceras estomacais, tais como:

  • Uso de longo prazo de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), por exemplo, aspirina, ibuprofeno e naproxeno
  • Estresse severo
  • Exposição à radiação
  • Refluxo biliar devido à bile entrando no estômago
  • Muitas vezes e bebe muito álcool

3. Reação autoimune

As reações autoimunes podem causar gastrite crônica, porque o sistema imunológico ataca o revestimento da parede do estômago que não é problemático. Essa condição faz com que as células do revestimento protetor da parede do estômago fiquem gradualmente inflamadas e eventualmente danificadas.

Uma das células danificadas é a célula parietal, responsável pela absorção da vitamina B12. De forma indireta, essa reação autoimune causa distúrbios relacionados ao processo de absorção da vitamina B12. O corpo pode então desenvolver anemia devido à deficiência de B12, também conhecida como anemia perniciosa.

Sinais e sintomas de gastrite crônica

A gastrite, que é a causa inicial da gastrite crônica, geralmente tende a ser difícil de perceber porque os sintomas aparecem gradualmente. A gastrite causada por gastrite causada por infecção pela bactéria H. pylori geralmente não causa sintomas específicos.

No entanto, em geral, os vários sintomas que aparecem quando a gastrite crônica devido à gastrite reaparece, incluindo:

  • Dor ou dor na parte superior do abdômen
  • Inchado
  • Nausea e vomito
  • Há uma sensação de queimação no estômago
  • Dor de estômago depois de comer
  • Sentindo-se cheio rapidamente e estômago cheio
  • Perda de apetite
  • Fácil de arrotar
  • Perda de peso

Vários sintomas que afetam a digestão devido à gastrite podem ser sentidos ao mesmo tempo, ou apenas alguns deles. Se você sentir sintomas incômodos, faça imediatamente o tratamento com o médico.

Tratamento para gastrite crônica

O desenvolvimento dessa condição está ocorrendo gradualmente. No entanto, se não receber o tratamento correto imediatamente, essa condição pode piorar.

Sem tratamento, com o tempo a parede do estômago se afina e, eventualmente, causa sangramento. Se não forem tratadas, as úlceras que já são graves devido à gastrite causarão anemia.

Mas você não precisa se preocupar, não apenas um, mas existem vários tratamentos que podem ser dados para tratar úlceras causadas por gastrite. Todos esses tratamentos serão posteriormente reajustados à causa subjacente da úlcera devido à gastrite crônica.

Você não é apenas aconselhado a evitar todas as causas que podem fazer com que essa condição se repita. Em vez disso, também é apoiado pelo consumo de medicamentos apropriados para aliviar os sintomas e, ao mesmo tempo, interromper sua recorrência.

Em resumo, o tratamento da gastrite crônica geralmente depende da causa inicial da doença. Bem, aqui estão alguns medicamentos para úlcera crônica devido à gastrite que podem ser tomados para ajudar a lidar com as queixas de acordo com a causa:

1. Antiácidos

Os antiácidos são uma das opções de medicamentos que podem ser tomados para aliviar os sintomas da gastrite crônica por gastrite. A forma como funciona é reduzindo a quantidade de produção de ácido, neutralizando o ácido no estômago e inibindo o aumento do ácido no esôfago.

Você pode obter este medicamento facilmente na farmácia mais próxima na forma de comprimidos e líquidos para mastigar. Existem duas regras para beber, pode ser com o estômago vazio ou depois de ser enchido com comida.

Recomenda-se que os antiácidos sejam tomados algumas horas antes das refeições ou 1 hora após as refeições.

2. Bloqueadores do receptor H-2

Os bloqueadores do receptor H-2 atuam para reduzir a quantidade de ácido produzida no estômago. Um exemplo desse medicamento é a ranitidina (Zantac®), que pode ser tomada com o estômago vazio ou com comida.

Este medicamento pode ser tomado cerca de 1-2 vezes ao dia, antes das refeições, após as refeições ou ao deitar.

3. Inibidores da bomba de prótons (PPI)

Os medicamentos IBP podem ajudar a aliviar os sintomas da gastrite crônica causada pela gastrite, diminuindo a produção de ácido do estômago. A dosagem desses medicamentos é geralmente muito mais forte do que a de antiácidos e bloqueadores do receptor h-2.

Os exemplos incluem omeprazol (Prilosec®) e lansoprazol (Prevacid 24 HR®) para doses baixas. Enquanto isso, medicamentos IBP com doses mais fortes só podem ser obtidos com a aprovação de um médico.

4. Antibióticos

Os antibióticos não devem ser usados ​​descuidadamente. Na verdade, este medicamento não se destina diretamente ao tratamento de úlceras crônicas.

No entanto, se a gastrite crônica causada por gastrite for precedida por infecção pela bactéria H. pylori, os médicos geralmente prescrevem antibióticos. Os exemplos incluem claritromicina (Biaxin) e amoxicilina (Amoxil, Augmentin ou outros) ou metronidazol (Flagyl).

5. Suplementos

A gastrite crônica causada por gastrite desencadeada por uma reação auto-imune não pode ser tratada especificamente. No entanto, você pode usar suplementos adicionais para tratar uma deficiência de vitamina B12 que desencadeia uma reação auto-imune.

Suplementos adicionais para atender às necessidades de vitamina B23 podem ser por meio de comprimidos orais, injeções ou infusões intravenosas.

Como prevenir gastrite crônica

A própria úlcera pode ser prevenida. No entanto, se essa condição já se tornou crônica devido à gastrite, a recorrência só pode ser evitada minimizando a causa inicial. Por exemplo, reduzindo ou eliminando totalmente o consumo de álcool, tomando AINEs, estresse e assim por diante.

Depois que todas essas causas são removidas lentamente, ele pode prevenir automaticamente a possibilidade de recorrência da úlcera crônica. Mas, durante o tratamento, você não deve apenas interromper os hábitos que desencadeiam a doença.

Mas também acompanha a ingestão de medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Porque, se não tratada de forma rápida e adequada, a gastrite crônica por gastrite corre o risco de piorar.