A flatulência é um dos sintomas mais comuns de problemas digestivos. Felizmente, essa condição pode melhorar por conta própria, mesmo sem tratamento. Você pode até consumir certos alimentos ou bebidas para reduzir o inchaço que faz seu estômago se sentir cheio.
Por outro lado, lembre-se de que certos tipos de alimentos podem realmente fazer você se sentir satisfeito. Portanto, não se engane ao distinguir entre eles. Aqui está um guia rápido que você pode seguir para escolher alimentos quando seu estômago estiver inchado.
Alimentos e bebidas que causam flatulência
(Fonte: www.shutterstock.com)Quando você se sente inchado, geralmente é porque o trato digestivo está se enchendo de mais gases do que o normal. Como resultado, o estômago fica cheio, dilatado ou mesmo dolorido devido ao aumento da pressão no estômago.
Existem vários fatores que podem aumentar a produção de gases no estômago. Alguns deles são hábitos alimentares muito rápidos, alterações hormonais durante a menstruação, doenças do aparelho digestivo.
Nessas condições, certos alimentos e bebidas podem, na verdade, aumentar a produção de gases, piorando suas queixas. Portanto, é aconselhável evitar os seguintes alimentos e bebidas quando sentir o estômago inchado.
1. Alimentos salgados
Alimentos salgados são ricos em sódio, que vem do sal. O excesso de sódio no corpo pode causar retenção de líquidos, que é uma condição em que os líquidos não conseguem sair completamente do corpo. Como resultado, a água fica presa no estômago e causa inchaço.
2. Produtos lácteos
Algumas pessoas têm sistemas digestivos sensíveis à lactose. A lactose é um açúcar encontrado em produtos lácteos. A digestão da lactose requer a enzima lactase, mas nem todos têm essa enzima em quantidades suficientes.
Para pessoas com intolerância à lactose, o consumo de leite ou seus derivados pode causar flatulência e outros sintomas do sistema digestivo. Isso ocorre porque a presença de lactase desencadeia a formação de gás em seus intestinos.
3. Repolho e repolho
Repolho, repolho e vegetais semelhantes são ricos em rafinose, um tipo de açúcar que só pode ser digerido no processo de fermentação bacteriana. A fermentação produz gás em excesso, por isso este alimento não é recomendado para pessoas que sofrem de flatulência.
4. Alimentos com adoçantes artificiais
Alguns tipos de adoçantes adicionados contêm substâncias que são difíceis de digerir pelo corpo. Essas substâncias se acumulam no estômago e, eventualmente, o fazem sentir inchado. Portanto, você deve limitar a quantidade de açúcar adicionado que consome diariamente.
5. Bebidas carbonatadas
Refrigerantes, refrigerantes e água com gás contém muitas bolhas. As bolhas que não saem ficarão presas no seu sistema digestivo. Junto com o gás que se acumula, isso tornará a sensação de náusea ainda pior.
Comida e bebida para aliviar a flatulência
A boa notícia é que vários alimentos e bebidas podem ajudar no tratamento da flatulência. Aqui estão alguns exemplos.
1. Pepino
Os pepinos são ricos em um antioxidante chamado quercetina. De acordo com uma série de estudos anteriores, esta substância pode ajudar a aliviar os sintomas comuns síndrome do intestino irritável como flatulência, diarreia e prisão de ventre (prisão de ventre).
Além disso, os pepinos também contêm sílica, ácido caféico e vitamina C, que ajudam a prevenir a retenção de líquidos no corpo. Você pode obter esses benefícios consumindo pepino cru ou misturando fatias de pepino com água potável.
2. Aipo
Acredita-se que o aipo seja eficaz na redução da produção excessiva de gás no intestino. Graças à sua capacidade de limpar o corpo de várias toxinas e substâncias nocivas, esse vegetal também pode prevenir o acúmulo de fluidos no trato digestivo.
3. Bananas
A banana é uma das melhores frutas para o alívio da flatulência. Isso ocorre porque o teor de potássio pode neutralizar o excesso de sódio no corpo devido ao consumo de alimentos salgados.
4. Melancia
A melancia tem propriedades diuréticas que podem estimular os rins a excretar mais urina. Isso ajudará a esvaziar o estômago inchado devido ao excesso de gás ou líquido.
5. Mamão
Outro ótimo alimento para tratar a flatulência é o mamão. O motivo é que o mamão é rico em fibras, enzimas que degradam proteínas e várias substâncias antiinflamatórias que ajudam a aliviar o estômago inchado.
6. Cúrcuma
A cúrcuma é capaz de acalmar o sistema digestivo, removendo gases retidos no corpo. Para se livrar da flatulência, você pode beber suco de açafrão (jamu) ou misturá-lo à dieta.
7. Chá de gengibre
Ginger é rico em zingibain que pode reduzir a produção de gases em excesso, enquanto o chá ajuda a acalmar o estômago. Portanto, beber uma xícara de chá de gengibre sem açúcar pode aliviar o desconforto causado por um estômago inchado.
8. Kiwi
Os kiwis são ricos em uma enzima chamada actinidina. De acordo com um estudo em Journal of Agricultural and Food Chemistry, a actinidina pode iniciar o trabalho digestivo e acelerar a degradação das proteínas, de modo que o estômago evita o inchaço.
9. Alho
O alho é capaz de estimular a digestão e se livrar do excesso de líquidos no corpo. Contente alicina O alho também trabalha com proteínas naturais para ajudar a quebrar substâncias que são difíceis de digerir pelo corpo.
10. Iogurte
Embora inclua laticínios, o iogurte é na verdade o alimento certo para lidar com a flatulência. Isso ocorre porque os vários processos envolvidos na produção do iogurte tornam a digestão mais fácil para o corpo.
O teor de probióticos no iogurte também estimula o crescimento de bactérias boas, o que ajuda a aliviar a flatulência. Para aumentar sua eficácia, você pode consumir iogurte com alimentos ricos em fibras, como banana ou mamão.
A flatulência geralmente melhora por conta própria, mas essa condição também pode piorar se você escolher a comida ou bebida errada. Tanto quanto possível, escolha alimentos que não aumentem a produção de gases, de modo que sejam eficazes para lidar com o estômago inchado.