Ultra-som com 20 semanas de gravidez, o que você pode ver?

O exame de ultrassom durante a gravidez não é feito apenas para descobrir o sexo do bebê, mas também para ver o estado geral do bebê. Você pode fazer o primeiro ultrassom quando chegar às 6-8 semanas de gravidez, mas a 20ª semana é o momento mais apropriado para fazer um exame de ultrassom. Por que é que?

Visão geral do exame de ultrassom

O ultrassom é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para descrever o desenvolvimento do feto e também dos órgãos reprodutivos de mulheres grávidas. Durante uma ultrassonografia, um gel será aplicado ao abdômen e o médico moverá um bastão de varredura denominado transdutor sobre o seu abdômen. Este transdutor enviará ondas sonoras de alta frequência para o seu útero, que então serão devolvidas como um sinal para uma máquina que irá convertê-las em uma imagem. Você pode ver uma imagem do feto em seu útero na tela do monitor.

De acordo com a idade gestacional, o ultrassom pode ser usado para vários fins, médicos e não médicos, como para ver o sexo do bebê e sua aparência no útero.

O que pode ser visto durante a ultrassonografia da 20ª semana?

O objetivo de fazer um ultrassom na semana 20 é examinar toda a anatomia fetal e determinar se tudo parece normal. O médico determinará o número de bebês que você carrega. O que você pode saber com este ultrassom geralmente é o tamanho do feto, como o tamanho da cabeça, abdômen, formato das mãos e pés, cérebro e ossos para avaliar se o crescimento e desenvolvimento do bebê são adequados de acordo com a estimativa e idade gestacional. Por volta da 20ª semana de gravidez, o bebê deve ter aproximadamente o tamanho de uma banana, com comprimento de cerca de 25 cm da cabeça ao calcanhar e um peso de cerca de 315 g. ”Neste ponto, embora os órgãos fetais ainda não estejam totalmente maduros , tudo já está formado. Isso inclui todas as vias dos vasos sanguíneos para dentro e para fora do coração, bem como a rota dos vasos sanguíneos do coração para os pulmões e vice-versa ”, diz Bart Putterman, MD, especialista em saúde feminina do Pavilhão Infantil para Mulheres do Texas em Houston.

Então, as imagens fetais com 20 semanas também podem ver coisas que não podiam ser vistas nas imagens anteriores, como anormalidades da medula espinhal, defeitos cerebrais, defeitos cardíacos e anormalidades do diafragma. Os médicos também podem descobrir a posição do feto no útero, se a posição é pélvica, transversal, de cabeça para baixo (cefálica) ou posição normal. Durante a varredura, normalmente o feto também mostrará movimento ativo.

Uma visão geral do útero, da placenta e do estado do líquido amniótico também pode ser melhor observada neste momento. O comprimento da placenta será medido, estando ou não longe do colo do útero, para não bloquear o canal do parto durante o trabalho de parto. Também são feitas medições e fotos do colo do útero para verificar se há risco de parto prematuro. Além disso, uma varredura uterina na semana 20 também pode ajudar os médicos a diagnosticar problemas nos ovários ou útero da mãe, como um tumor, e se você precisa de outros testes, como amniocentese.

No geral, fazer um ultrassom na semana 20 pode ajudar o médico a determinar se o seu nascimento foi bem ou não e se o seu bebê está saudável ou não.