Medicina tradicional ou fitoterápica para dor de artrite

Dor nas articulações é uma queixa bastante comum de dor física e pode ser sentida por qualquer pessoa. A causa da dor nas articulações pode ser desencadeada por vários fatores, incluindo inflamação das articulações (artrite). Então, como resolver isso? Além de medicamentos para artrite, a dor nas articulações causada pela artrite também pode ser tratada com medicamentos tradicionais, incluindo ervas de ingredientes naturais. Confira algumas das opções abaixo!

Escolha de remédios tradicionais ou fitoterápicos para a dor da artrite

Acredita-se que os medicamentos fitoterápicos e os suplementos de ingredientes naturais sejam seguros para consumo no tratamento de várias doenças, incluindo a artrite. No entanto, tratar a artrite com remédios naturais não significa que seu uso deva ser gratuito.

O uso excessivo de medicamentos naturais também corre o risco de efeitos colaterais. Além disso, alguns remédios naturais podem interagir com certos medicamentos, que podem representar outros riscos à saúde do seu corpo.

Portanto, você deve primeiro consultar um médico antes de decidir usar qualquer remédio natural. Além disso, as evidências de estudos científicos existentes sobre a eficácia e segurança desse tipo de medicamento ainda são limitadas.

Além disso, é importante compreender que os remédios à base de ervas e os ingredientes naturais não curam completamente a artrite. Até agora, acredita-se que o potencial dos medicamentos fitoterápicos e dos ingredientes naturais esteja limitado ao alívio dos sintomas da artrite, um dos quais é a dor nas articulações.

A seguir está uma lista de remédios tradicionais ou à base de ervas para tratar a dor nas articulações devido à artrite (artrite) que você está enfrentando:

1. Cúrcuma

É relatado que a cúrcuma tem o potencial de ser uma das opções de medicamentos fitoterápicos para tratar a artrite, especialmente a osteoartrite e a artrite reumatóide. O conteúdo de curcumina no açafrão é conhecido por ter propriedades antiinflamatórias, por isso pode reduzir a dor, a rigidez e o inchaço nas articulações devido à inflamação.

A curcumina atua inibindo citocinas e outras enzimas inflamatórias, incluindo 5-LOX e COX-2. Na verdade, esse ingrediente natural é considerado o mesmo que os AINEs, como o ibuprofeno e o diclofenaco, na redução da dor e inflamação nas articulações.

No entanto, o uso de suplementos contendo curcumina deve ser cuidadoso. Quando tomado em altas doses, ou seja, mais de 500 mg duas vezes ao dia, este medicamento pode tornar o sangue mais fino e causar problemas estomacais.

2. Chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo. No entanto, não só isso, também há evidências de que o chá verde pode ser usado como um remédio natural ou à base de ervas para aliviar a dor nas articulações devido à artrite, especialmente a artrite reumatóide.

Chá verde ou o chá verde é rico em um polifenol denominado epigalocatequina 3-galato (EGCG), que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Não apenas alivia a inflamação, este conteúdo também é útil para proteger as articulações, cartilagens e ossos contra danos.

No entanto, a maioria dessas evidências só foi demonstrada por meio de estudos em animais. São necessários ensaios mais extensos sobre seus efeitos em humanos com artrite.

3. Gengibre

O gengibre é uma especiaria culinária que você pode usar como um medicamento tradicional à base de plantas ou para dores nas articulações devido à inflamação que ocorre. Este ingrediente natural demonstrou ter propriedades antiinflamatórias semelhantes às da artrite reumatóide, nomeadamente ibuprofeno e inibidores da COX-2 (celecoxib).

Além de ajudar a tratar a artrite reumatóide, conforme relatado pela Arthritis Foundation, o gengibre com uma dose diária de 500-1.000 mg também pode reduzir a dor na osteoartrite nos quadris e joelhos. Além disso, acredita-se que este ingrediente natural também ajuda a reduzir a dor nas articulações causada pela gota.

No entanto, o gengibre como remédio natural para dores nas articulações não deve ser usado em pacientes com cálculos biliares. Diz-se que esta erva interfere com a medicação para afinar o sangue que você está tomando. Portanto, consulte seu médico antes de consumir remédios à base de ervas com esses ingredientes naturais.

4. Aloe vera

Aloe vera é um dos ingredientes naturais que podem ser usados ​​como remédio tradicional para a dor devido à artrite. Com base em pesquisas publicadas no Central European Journal of Immunology, consumir extrato de aloe vera pode ajudar a aliviar a dor nas articulações devido à osteoartrite.

O conteúdo do aloe vera é considerado antiinflamatório, que age impedindo a produção e liberação de enzimas inflamatórias no sangue. No entanto, esta pesquisa foi limitada apenas a ratos, então mais estudos são necessários para provar isso em humanos.

Além da osteoartrite, acredita-se que o gel de aloe vera também ajuda a aliviar os sintomas da artrite psoriática, ou seja, dor e vermelhidão na pele ao redor das articulações. Você simplesmente aplica o gel de aloe vera na área afetada da pele.

5. Extrato de Abacaxi

Não só fresco comido como salada, o abacaxi também pode ser um medicamento tradicional para aliviar a dor devido à artrite. O motivo é que o abacaxi contém bromelaína, que é útil para reduzir a dor e o inchaço devido à artrite, especialmente a osteoartrite e a artrite reumatóide.

Você pode tomar a bromelaína do extrato de abacaxi na forma de suplemento (comprimidos / cápsulas) na dose de 500-2.000 mg, três vezes ao dia, ou consumir o abacaxi diretamente. No entanto, a bromelaína também pode causar efeitos colaterais, como dores de estômago ou diarreia, e deve ser evitada para quem é alérgico ao abacaxi.

Além dos mencionados acima, alguns ingredientes naturais também são considerados remédios à base de ervas para a dor causada pela artrite, como urtigas, brotowali, óleo de peixe, boswellia e outros, dependendo do tipo de artrite que você tem. Sempre consulte seu médico se quiser tomar esses medicamentos fitoterápicos.

6. Óleo de borragem

Óleo da planta de borago ou flor das estrelas contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6 chamados ácido gama linolênico (GLA). O GLA é uma substância antiinflamatória que impede o corpo de ativar genes que desencadeiam a inflamação.

Assim, o óleo de borago pode se tornar um remédio à base de ervas para reduzir a dor, a rigidez e o inchaço nas articulações, especialmente devido à artrite reumatóide. Além da planta borago, o conteúdo de GLA como um remédio natural para a artrite reumatóide também pode ser encontrado em outros óleos, como o óleo de semente groselha preta e óleo prímula.

7. Planta de garra de gato

Garra de gato ou planta unha de gato (Uncaria tomentosa) é um ingrediente natural cuja casca e raízes de árvore podem ser usadas como medicamentos fitoterápicos para tratar a dor causada pela artrite. Acredita-se que esta planta da América do Sul e Central tenha propriedades antiinflamatórias, portanto, pode reduzir as reações inflamatórias das articulações, especialmente em pessoas com artrite reumatóide.

A unha de gato atua inibindo ou suprimindo o fator de necrose tumoral (TNF), que é semelhante aos medicamentos reumáticos. Além disso, este remédio à base de plantas também contém compostos que podem beneficiar o sistema imunológico.

No entanto, a planta unha do gato pode causar alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, tonturas e vômitos, além de diminuir a pressão arterial. Portanto, este remédio natural não deve ser tomado ao mesmo tempo que medicamentos anti-hipertensivos ou anticoagulantes.

Maneiras naturais de lidar com a dor da artrite além do uso da medicina tradicional

Além de medicamentos para a dor nas articulações, incluindo remédios à base de ervas, você também pode usar outros métodos simples para tratar a dor nas articulações causada pela artrite. Aqui estão as maneiras naturais de ajudar a lidar com a dor causada pela artrite que você pode experimentar:

  • Fazer exercícios leves regularmente pode ajudar a manter a flexibilidade das articulações e reduzir a dor.
  • Alongue-se depois de sentar-se por muito tempo ou antes de fazer exercícios. Isso é necessário para manter uma boa amplitude de movimento das articulações.
  • Mantenha e mantenha seu peso dentro da faixa normal para reduzir o estresse e a tensão nas articulações.
  • Faça massoterapia, acupuntura, banhos quentes e descanse o suficiente.