Os bebês dormem mais horas do que os adultos, especialmente os recém-nascidos. Horas adequadas de sono são necessárias para o desenvolvimento e crescimento do seu filho, porque os hormônios do desenvolvimento tornam-se ativos durante o sono. Aqui está uma explicação completa sobre o sono do bebê, começando pela hora, como colocá-lo para dormir, até a posição certa.
As horas ideais de sono para bebês de acordo com sua idade
Você sabia que seu filho tem horários de sono diferentes e está adaptado às suas necessidades de desenvolvimento?
Citando o livro Gravidez, Nascimento e Bebê, bebês com menos de um ano dormem em uma fase de sono ativo, em vez de um sono tranquilo. O que isso significa?
O sono ativo é uma condição em que o bebê dorme com um ritmo respiratório curto e pode mover os braços e as pernas. Seus olhos costumam se mover mesmo quando estão fechados e o bebê é fácil de acordar.
Isso geralmente torna mais fácil para as crianças acordarem, mesmo que elas tenham tentado várias maneiras de adormecer o bebê.
A seguir, uma explicação do tempo ideal de sono do bebê, agrupado de acordo com a idade.
Bebê de 0-3 meses
Os recém-nascidos geralmente precisam de um tempo total de sono de aproximadamente 16-17 horas por dia . Mas esse padrão de sono é irregular, pode durar de alguns minutos a várias horas de cada vez.
Eles também podem dormir a maior parte do dia e acordar por várias horas apenas para se alimentar. Quando o bebê tem 1 mês de idade, as horas de sono do bebê tornam-se 14-16 horas por dia , onde ele pode dormir à noite cerca de 8-9 horas e 6-7 horas para cochilos.
Até os três meses de idade, essas horas de sono diminuem ligeiramente durante o dia e aumentam à noite. Nessa idade, a duração do sono noturno de um bebê torna-se 10-11 horas por dia e cochilos de 4-5 horas.
As horas de sono deste pequenino nos primeiros dias do nascimento vão de fato deixar os pais cansados, mas se esse padrão de descanso for normal e de fato necessário para os recém-nascidos.
Bebê de 3-6 meses
As horas de descanso para bebês de 3 meses são as mesmas que para bebês de 1 mês, a saber: 14-16 horas por dia . A diferença é que há uma mudança na duração dos cochilos e do sono noturno.
Nessa idade, os bebês dormem mais à noite do que durante o dia. No entanto, nem todos os bebês serão assim. Portanto, se o seu filho tem uma programação diferente, não se preocupe.
Na idade de 4 a 6 meses, geralmente seu filho começa a ter um padrão de sono mais claro, que é cerca de 5 vezes ao dia. Onde a duração do sono à noite é maior do que os cochilos durante o dia.
Bebê de 7 a 9 meses
Nessa faixa etária, os padrões de sono da maioria dos bebês à noite são previsíveis. Normalmente, os bebês precisam de um tempo de descanso para adormecer por aí 14 horas por dia onde a hora de dormir à noite é mais longa do que a hora de dormir durante o dia.
Com detalhes de cerca de 11 horas de sono à noite e cerca de 2 a 3 horas de cochilos durante o dia. As atividades físicas muito realizadas durante o dia, como aprender a deitar de bruços, engatinhar e sentar, fazem com que os bebês precisem dormir mais à noite.
Bebê de 10 a 12 meses
As necessidades de sono de um bebê antes de um ano de idade ainda são as mesmas de antes, que é de aproximadamente 14 horas por dia . Aos 10 a 12 meses de idade, a maioria dos bebês tem uma noite de descanso mais longa e amamenta apenas de manhã e à tarde.
O esquema de alimentação acima depende da condição do bebê porque alguns deles continuam a amamentar à noite até terem mais de 12 meses de idade. Além disso, o cronograma de descanso para bebês nessa faixa etária é geralmente previsível.
No entanto, se o seu filho ainda não tem uma programação previsível de cochilos, tente começar uma. O truque é aplicar momentos cruciais para cochilos e sono para o seu filho.
Faça-o regularmente para que o seu bebé se acostume. Esse padrão de sono programado ajudará você a garantir que seu bebê durma o suficiente. Um tempo de sono consistente é a principal chave para desenvolver uma programação diária de sono boa e estruturada para o seu filho desde tenra idade.
Mas lembre-se de que os hábitos de sono de cada criança são diferentes. Seu bebê pode precisar de mais ou menos sono do que a lista acima.
Também pode ser que a duração dos cochilos e do sono noturno do seu filho possa ser revertida, à noite eles dormem apenas um pouco, enquanto durante o dia podem dormir horas.
Os padrões de sono não são iguais em todas as crianças, sendo influenciados por muitos fatores. Por exemplo, idade, condição corporal, horário de amamentação, bem como as atividades diárias das pessoas ao seu redor. Uma coisa é certa, certifique-se de que as horas de descanso do seu bebê sejam adequadas.
Como colocar um bebê para dormir sem chorar?
William Sears, pediatra e psicólogo, recomenda como fazer os bebês dormirem sem método de lágrimas que ele disse ser mais seguro.
Sears sugere sem método de lágrimas em seu livro intitulado; A solução de sono No-Cry: maneiras gentis de ajudar seu bebê a dormir durante a noite.
Esse método é feito estabelecendo-se uma proximidade física entre o bebê e seus pais e dando a ele o que ele precisa, incluindo sua presença.
Acredita-se que esse método seja capaz de fazer os bebês se sentirem seguros e confortáveis, para que possam voltar a dormir em paz.
Para aqueles de vocês que desejam se inscrever sem método de lágrimas Como forma de colocar seu bebê para dormir quando ele chora no meio da noite, siga as dicas abaixo:
1. Torne o seu horário de sono mais regular
Criar um horário de sono para o bebê pode ajudá-lo a regular e fazer seu filho dormir em determinados horários.
Leve os seus pequenos para passear pela manhã a desfrutar do sol. Secar o bebê pela manhã pode regular o relógio biológico do corpo para que fique melhor e normal.
2. Defina uma rotina de hora de dormir
Para que o bebê se acostume com as novas horas de sono, é preciso se acostumar com alguma coisa. Por exemplo, tome um banho e dê-lhe uma massagem suave, cante uma canção de ninar ou segure-o em um lugar calmo e tranquilo. Essa sensação de calma pode tornar mais fácil para o bebê adormecer e dormir mais profundamente.
3. Acalme o bebê quando ele acordar
Para colocá-lo de volta no sono, você precisa de "armas" como tapinhas gentis, abraços, tipóia enquanto embala o bebê e acompanhados por sons de canção de ninar simples, como "ssshhhh" que podem acalmar o bebê.
Em seguida, certifique-se de que ele não esteja muito quente e que o travesseiro que está usando esteja na posição correta.
A questão é: faça o que deixar o bebê mais confortável para que ele possa voltar a descansar. Evite se afastar até que ele realmente durma, para que ele não acorde.
Posição do bebê dormindo que precisa ser considerada
A posição de dormir de bebês menores de 6 meses deve ser a principal preocupação de todos os pais. O motivo é que a posição errada pode aumentar o risco de seu filho sofrer da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSL) ou da síndrome da morte súbita infantil.
Os resultados da pesquisa conduzida pela American Academy of Pediatrics descobriram que um ambiente seguro para dormir inclui não colocar travesseiros ou bonecas ao redor da cama do bebê.
Além disso, a posição correta para dormir reduzirá o risco de síndrome de morte súbita infantil.
A condição de morte súbita em crianças é caracterizada por falta de ar e dificuldade de movimentação. É por isso que, como pai, você deve sempre prestar atenção à posição de dormir de seu filho para minimizar os vários tipos de riscos que foram mencionados anteriormente.
posição supina para dormir
A posição de dormir do bebê de costas é uma posição muito comum. Normalmente, essa posição é feita por bebês em torno de 0 a 3 meses. Porque nessa idade os bebês ainda não conseguem rolar.
O Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD) dos Estados Unidos classifica a posição supina como a melhor posição para dormir para bebês. É ainda altamente recomendado que os bebês durmam em posição supina durante os primeiros 6 meses.
A posição supina para dormir para bebês demonstrou reduzir a síndrome da morte súbita infantil em até 50%. No entanto, se você ficar na posição de dormir por muito tempo de costas, pode causar plagiocefalia, ou na linguagem cotidiana, é chamada de "cabeça doente".
Para manter o formato da cabeça do bebê e evitar uma cabeça peyang, mude a posição de dormir virada para a esquerda e para a direita alternadamente. Além disso, você também pode posicionar o bebê de bruços enquanto brinca.
Você também pode usar uma almofada especial para a cabeça, muitas vezes chamada de "almofada de almofada". A função desta almofada é manter a forma da cabeça do bebé.
Posição lateral de dormir
Algumas mães costumam deixar seus bebês dormirem de lado. Na verdade, a posição lateral para dormir pode colocar em risco a saúde do seu bebê.
Dormir de lado permite que seu filho se mova e muitas vezes acabará dormindo de bruços. O estômago coloca a barriga do seu bebê sob o corpo.
Bem, coisas que aumentam o risco da síndrome da morte súbita infantil (SMSL) significativamente porque o estômago e o tórax estão comprimidos e pode ser difícil respirar.
posição deitada de bruços
Esta posição de dormir ainda é uma questão de debate. A razão é que, segundo dados estatísticos, a síndrome da morte súbita infantil ocorre muito em bebês que dormem em decúbito ventral.
A causa da síndrome da morte súbita infantil é significativamente devido ao rosto do bebê estar muito perto do colchão. Tornando o bebê indiretamente vulnerável a problemas respiratórios.
Essa condição ocorre porque o bebê não recebe oxigênio suficiente.
Como deixar o bebê confortável enquanto dorme
Além da posição de dormir, há outras coisas às quais você também deve prestar atenção, incluindo:
- Mantenha a temperatura ambiente para que seu filho durma confortavelmente.
- Coloque o bebê em uma sala bem ventilada.
- Mantenha todos os brinquedos e bonecas longe do berço do seu bebê.
- Use roupas de dormir e outras coberturas em vez de cobertores.
- Mantenha a limpeza da cama trocando regularmente os lençóis e as fronhas.
Na verdade, se necessário, você também seca regularmente o travesseiro de seu bebê ao sol, de modo que os organismos causadores de asma e alergia nele contidos morram.
Coisas a evitar quando o bebê dorme
Certamente, você deseja que o sono do seu bebê seja de boa qualidade. Portanto, você deve evitar o seguinte para que o sono do seu filho não seja perturbado:
1. Acorde o bebê ao movê-lo
Freqüentemente, seu bebê adormece em algum lugar diferente da cama, como no carro, no balanço ou em algum outro lugar. Deixe seu filho terminar a soneca na cadeirinha do carro e certifique-se de que ele está seguro ou não beliscado.
Uma soneca naquele lugar é bom, desde que você não deixe seu bebê dormir a noite toda naquele lugar.
2. Acostume-se a dormir no carrinho
Para facilitar o sono do bebê, talvez você leve seu filho pela casa em um carrinho de bebê carrinho de criança . Isso pode ser feito ocasionalmente.
No entanto, não com muita frequência, porque os bebês acostumados a ter que ser colocados para dormir com "movimento", acharão mais difícil dormir em um local estacionário, como um berço ou berço.
3. Segurar um bebê chorando enquanto dorme
Instintivamente, é claro que você vai segurar um bebê que chora repentinamente como uma forma de colocar seu filho para dormir e determinar se ele está com fome, sede, doente ou qualquer outra coisa.
No entanto, você precisa deixar seu bebê chorar por alguns minutos para ver se ele se acalma sozinho.
Se seu bebê ainda estiver chorando por muito tempo (mais de cinco minutos), volte para ele e assegure-o de que seu bebê está bem.
4. Usando uma chupeta
Embora uma chupeta ou chupeta possa ser usada como uma forma de colocar um bebê para dormir, isso não está certo. A razão é que o uso contínuo de uma chupeta tornará mais difícil para o seu filho dormir ou se agitar quando não estiver usando a chupeta.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!