Compreendendo a crise da meia-idade e como lidar com ela •

siVocê ouviu o termo crise da meia-idade ou crise de meia-idade? Essa condição geralmente aparece pela primeira vez quando você passou por idades produtivas. Bem, ao falar sobre crise da meia-idade, A primeira coisa que vem à mente é a imagem de um homem ou mulher de meia-idade que repentinamente toma uma decisão inesperada: largar o emprego, vestir-se como um jovem, comprar um carro de luxo ou flertar com uma pessoa mais jovem do sexo oposto . No entanto, o que exatamente é uma crise de meia-idade?

O que é isso crise da meia-idade?

Crise da meia-idade é uma transição para a maioria das pessoas ao entrar na meia-idade. Na verdade, a própria definição de meia-idade ainda é muito variada. No entanto, geralmente as pessoas experimentam essa condição quando entram na idade de 47 anos.

Geralmente, crise da meia-idade é a fase em que as pessoas que já passaram do período produtivo se sentem jovens novamente. Isso ocorre porque ele está tendo dificuldade em aceitar o fato de que já passou da juventude e está entrando em seus anos de crepúsculo.

No entanto, nem todo mundo vai experimentar crise da meia-idade. Na verdade, as pessoas que a vivenciam nem sempre vivenciam mudanças no estilo de vida que indicam um desejo de retornar à juventude. Não apenas isso, crise da meia-idade é uma condição que também pode ter um impacto positivo sobre aqueles que a vivenciam.

A causa de alguém experimentando crise da meia-idade

O aumento da idade pode, de fato, causar muitas mudanças na vida de cada indivíduo. A partir de mudanças de carreira, relacionamentos, condições financeiras e muito mais. No entanto, verifica-se que um dos medos mais experientes e desencadeia o surgimento de crise da meia-idade é estagnação ou falta de mudança.

A razão é que as mudanças vividas por cada indivíduo podem levar a melhores condições. No entanto, as mudanças que levam a condições negativas também podem ser a causa de crise da meia-idade. Aqui estão algumas outras coisas que também podem desencadear o início de crise da meia-idade é:

  • Estigma na sociedade em relação ao processo de envelhecimento, por exemplo, com a idade, cada indivíduo torna-se cada vez menos atraente.
  • Mudanças no corpo, como ganho de peso, o corpo muitas vezes se sente mal, para reduzir a energia.
  • Medo do próprio processo de envelhecimento.
  • O medo da morte.
  • Divórcio ou mudanças no relacionamento de cada indivíduo.
  • Mudanças no relacionamento com os filhos, como filhos saindo de casa ou tendo netos.
  • Mudanças na carreira, por exemplo, o trabalho torna-se menos desafiador ou até mais difícil.
  • Mudanças financeiras, especialmente aquelas relacionadas às condições após a aposentadoria.
  • Sentir que a vida não está correspondendo às expectativas.

Efeito crise da meia-idade para a vida cotidiana

Crise da meia-idade é uma condição que pode ter uma boa influência na vida de cada pessoa, se tratada de maneira adequada. Infelizmente, essa condição faz com que as pessoas que a vivenciam se sintam ansiosas, estressadas e deprimidas durante o processo de envelhecimento.

Normalmente, as pessoas com essa condição tendem a fazer coisas a que não estão acostumadas: ter um caso, comprar um carro novo sem pensar, usar drogas ou beber álcool ou outras maneiras de ajudá-las a se sentirem jovens novamente.

Não apenas isso, crise da meia-idade também pode fornecer várias outras influências na vida cotidiana, como:

1. Não satisfeito com o relacionamento

Ao vivenciar essa condição, a pessoa pode se sentir insatisfeita com o relacionamento naquele momento. Ele pode perder o desejo de fazer sexo com sua parceira, mudando drasticamente sua atração sexual. Por exemplo, de repente deseja fazer sexo com o mesmo sexo.

2. Obcecado com a aparência

Crise da meia-idade é uma condição que pode fazer com que uma pessoa preste atenção à aparência para ainda parecer jovem. Desde escolher roupas inadequadas para a idade, fazer dietas e esportes diversos, até usar cosméticos ou passar por procedimentos estéticos para mantê-los com aparência jovem.

3. Não satisfeito com a carreira

Essa condição também pode fazer com que a pessoa se sinta insatisfeita com sua carreira. Na verdade, isso poderia levá-lo a demitir-se ou largou o emprego. Não apenas isso, crise da meia-idade também pode causar inveja em relação a colegas de trabalho mais jovens, mas com melhores habilidades.

4. Estressado emocionalmente

Crise da meia-idade pode fazer com que uma pessoa se sinta triste ou mesmo irritada. Além disso, essa condição também pode encorajar a pessoa a pensar sobre a morte com mais frequência, questionar sua religião, adotar atitudes desviantes e abusar de drogas e álcool.

Como superar crise da meia-idade

Crise da meia-idade não é uma coisa fácil de lidar. Bem, ao lidar com isso, o Greater Good Science Center da University of California Berkeley aconselha você a fazer o seguinte:

1. Aceite esta condição

Uma maneira que você pode fazer para superar crise da meia-idade é aceitar a condição e enfrentá-la. Freqüentemente, ao passar por essa condição, você começa a se culpar.

Na verdade, não são poucos os que acham que, quando jovens, tomaram decisões erradas para levar uma vida que não é a esperada hoje. Na verdade, ao lidar com isso, você pode estar mais disposto a aceitar quaisquer condições de vida que estejam acontecendo no momento.

2. Pare de ser muito duro consigo mesmo

Crise da meia-idade é uma condição que pode levá-lo a se comparar com os outros. Tem o potencial de fazer com que você se culpe e se critique por não ser capaz de realizar tanto quanto os outros.

Na verdade, essa atitude não levará você a lugar nenhum. Na verdade, não é muito bom para sua saúde mental. Portanto, comece a parar de criticar muito duramente.

Na verdade, tente o máximo possível ecoar o pensamento “Pare de se comparar aos outros” ou “Você não precisa ser melhor do que as outras pessoas” sempre que sentir vontade de se criticar.

3. Concentre-se em viver

Em vez de pensar em como mudar drasticamente sua vida, concentre-se em viver a vida que você já tem. Evite pensamentos negativos que o impedem de se concentrar nas coisas boas que já possui.

Além disso, não se esqueça de praticar atenção plena ou submeter-se a atividades que o apliquem, como tai chi, ioga, à meditação. Ao fazer isso, sua mente pode ficar mais calma, menos ansiosa e mais positiva.

4. Compartilhe seus sentimentos com outras pessoas

Quando você se sente triste ou não consegue enfrentar isso crise da meia-idade, contar a outras pessoas sobre sua tristeza é uma coisa que você pode tentar. Encontre alguém que possa ser um bom ouvinte e compreender seus sentimentos e pensamentos.

Falar com as pessoas certas pode fornecer apoio moral e evitar que você se sinta solitário. A razão é que, em condições como essas, essas duas coisas certamente são muito significativas para você. Além disso, compartilhar sua história com outras pessoas pode impedi-lo de fazer o inesperado, como ter um caso ou brigar com seu chefe.

5. Faça pequenas alterações

Ao experimentar crise da meia-idade, Você pode achar que fazer grandes mudanças é uma maneira de sair da situação. Na verdade, não necessariamente o grande passo que você deseja dar é a coisa certa.

Portanto, faça pequenas alterações que podem ajudá-lo a sair dessa condição. Por exemplo, começar novas atividades com seu parceiro, começar novos hobbies divertidos e outras coisas que podem aumentar sua felicidade e saúde à medida que você envelhece.