Amígdala, a parte do cérebro responsável pelo medo |

Todos devem ter sentido medo. Quando isso acontece, certas partes do sistema nervoso, incluindo o cérebro, desempenham um papel na resposta ao medo. Bem, das muitas partes do cérebro e dos nervos, a amígdala é uma delas. Para saber mais claramente sobre essa parte do cérebro, aqui está uma revisão para você.

Qual é a amígdala?

amígdala (amígdala) é a parte da anatomia do cérebro associada ao processo de emoção, comportamento e memória.

Essa parte do cérebro tem a forma de uma amêndoa. A amígdala está localizada no fundo do lobo temporal, que é a parte do córtex cerebral no meio do cérebro.

Nesta área central do cérebro, amígdala localizado próximo ao hipocampo, que é a parte do cérebro associada à formação da memória.

Junto com o hipocampo, a amígdala faz parte do sistema límbico.

O próprio sistema límbico é uma estrutura do cérebro envolvida em respostas comportamentais e emocionais.

Além do hipocampo e amígdala, O sistema límbico também consiste no tálamo, hipotálamo e gânglios da base.

Estrutura e função da amígdala

Amígdala localizado nos dois lados do cérebro, ou seja, o cérebro direito e esquerdo.

O lado direito está envolvido com emoções negativas, enquanto o esquerdo está associado a emoções negativas e positivas.

Cada parte amígdala tem três partes. Cada parte está conectada a outras estruturas cerebrais que têm funções diferentes.

A partir da página Simply Psychology, as três seções são:

  • Grupo de subnúcleo medial (meio) relacionado ao bulbo olfatório e córtex (relacionado à função olfatória ou sentido do olfato).
  • grupo basolateral (inferior e lateral) que estão conectados a parte do córtex cerebral, especialmente os lobos frontais.
  • Grupo central médio e anterior (frontal) que está conectado ao tronco cerebral, hipotálamo e estruturas sensoriais.

Relacionamento entre amígdala e essas estruturas cerebrais vinculam as funções cognitivas (pensar, aprender e lembrar) com as funções fisiológicas do corpo (como respiração, batimento cardíaco, tato ou olfato).

Isso permite amígdala para regular as respostas fisiológicas com base nas informações cognitivas disponíveis.

O exemplo mais famoso dessa resposta é resposta lutar ou fugir quando alguém enfrenta um medo ou algo que é considerado ameaçador.

O papel da amígdala no tratamento de ameaças

Uma das funções mais conhecidas da amígdala é regular a resposta às ameaças (lutar ou fugirresposta).

Essa resposta ajuda a pessoa a agir em uma situação ameaçadora ou estressante.

Quando uma pessoa está em uma situação ameaçadora ou estressante, amígdala envia informações a outras partes do cérebro para preparar o corpo para a ameaça.

Esta resposta pode ser resistência (lutar) ou longe da ameaça (voo).

Sobre lutar ou fugirresposta Dessa forma, a amígdala também diz ao hipotálamo para liberar os hormônios cortisol e adrenalina.

A liberação desse hormônio afeta outras funções fisiológicas associadas ao sistema nervoso autônomo (involuntário), como respiração, pressão arterial e frequência cardíaca.

É por isso que, quando uma pessoa se sente com medo, estressada ou ameaçada, ela experimenta um aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca.

Ao mesmo tempo, você começa a respirar mais rapidamente ou a respirar com dificuldade.

Mesmo assim, amígdala não apenas responder a algo negativo e ameaçador.

Essa parte do cérebro também atua como um regulador da resposta a algo agradável.

Formação de memória

além do mais fluz-ou-vôoresposta, A amígdala também tem a função de criadora de memória. Essa parte do cérebro desempenha um papel no processo de formação de memórias, especialmente aquelas que são emocionais.

com o hipocampo, amígdala tornar sua memória ou memória mais fácil de lembrar. Quanto mais emocional for uma memória ou memória, mais provável será que seja lembrada.

As memórias emocionais são geralmente permanentes, ao passo que aquelas que são mundanas e desprovidas de apego emocional costumam ser facilmente esquecidas.

Por exemplo, o momento em que dá à luz uma criança costuma deixar a mãe feliz. Por esse motivo, geralmente a mãe continuará a se lembrar dos momentos do parto.

Além de divertidas, as memórias ruins também costumam ser difíceis de esquecer porque envolvem o lado emocional, por exemplo, quando alguém sofre assédio sexual.

Associado a esta memória negativa, o papel de amígdala pode ter uma influência negativa na vida de alguém.

Porque, essa parte do cérebro torna difícil para uma pessoa apagar as memórias que o impressionaram.

Participe de habilidades sociais

A amígdala também desempenha um papel nas habilidades sociais devido ao seu papel na aprendizagem, memória e emoção.

Lançando a página GoodTherapy, vários estudos têm mostrado que as pessoas com amígdala pessoas maiores tendem a ter círculos sociais maiores e mais ativos.

Considere, por exemplo, ter um maior número de contatos e grupos sociais.

Ou seja, quanto maior amígdala alguém, então ele tem mais amigos ou grupos de amigos.

O que acontece se a amígdala for danificada?

Função amígdala pode ser perturbado se essa parte do cérebro estiver danificada ou tiver uma estrutura diferente.

Geralmente, uma pessoa que sofre danos amígdala incapaz de descrever adequadamente a expressão de medo.

Ele pode descrever uma variedade de expressões faciais, mas não com medo. No entanto, em algumas pessoas, esse medo pode ser exagerado.

Na verdade, ele interpreta muitas situações como ameaçadoras, embora sejam apenas situações normais para a maioria das pessoas.

Além disso, essa condição também pode interferir na capacidade de uma pessoa de tomar decisões ou ações seguras e racionais contra um risco ou ameaça.

Isso pode levar a vários transtornos mentais, como transtornos de ansiedade, vícios, depressão, transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e fobias.

Além disso, vários outros sintomas também podem ocorrer em pessoas com danos na amígdala. Aqui estão alguns sinais ou sintomas que podem aparecer.

  • Dificuldade em formar memórias, especialmente aquelas relacionadas às emoções (distúrbios de memória).
  • Ansiedade excessiva ao sentir hiperatividade amígdala.
  • Sentir-se um pouco ansioso ou nada ansioso em relação a uma situação ameaçadora, caso você experimente amígdala menos ativo.
  • Irrita-se facilmente se houver hiperatividade amígdala.

Essa é uma série de informações sobre a amígdala, uma parte do corpo com uma função que não é menos importante do que outras partes. Espero que seja útil!