5 perigos do excesso de vitamina C que precisam ser vigiados

A vitamina C é um tipo de vitamina importante para a manutenção do sistema imunológico. Esta vitamina também desempenha um papel na melhoria da função cerebral. Embora ofereça uma miríade de benefícios, o excesso de vitamina C na verdade desencadeia uma série de efeitos colaterais.

Os perigos do excesso de vitamina C

O consumo de uma laranja ou um copo de suco de morango pode ser suficiente para atender às necessidades diárias de vitamina C de muitas pessoas. Depois disso, doses excessivas de vitamina C serão facilmente excretadas na urina.

Isso ocorre porque a vitamina C é um tipo de vitamina solúvel em líquidos. Mesmo assim, o Ministério da Saúde da Indonésia recomenda que os adultos recebam de 65 a 90 miligramas de vitamina C e um máximo de 2.000 miligramas por dia.

Se for mais do que esse número, você pode correr o risco de vários problemas de saúde. Abaixo estão alguns dos perigos do excesso de vitamina C a serem observados.

1. Desequilíbrio nutricional

Um dos efeitos que ocorrem devido ao excesso de vitamina C no corpo é a nutrição desequilibrada.

Você vê, muita vitamina C pode interferir na função do corpo de processar outros nutrientes.

Por exemplo, a vitamina C pode reduzir os níveis de vitamina B12 e cobre no corpo. É claro que isso pode desencadear novos problemas de saúde, como a deficiência de vitamina B12.

2. Problemas digestivos

Outro perigo do excesso de vitamina C é causar distúrbios no sistema digestivo. No entanto, esse efeito colateral não ocorre devido ao consumo de alimentos que contenham vitamina C, mas devido aos suplementos de vitamina C.

Existem também alguns sintomas de doenças digestivas causadas por suplementos de vitamina C, incluindo:

  • diarréia,
  • náusea ou vômito,
  • azia também
  • dor de estômago.

Se não for tratada imediatamente, essa condição pode levar à desidratação, sensação de fraqueza, redução da pressão arterial e desequilíbrios minerais no corpo.

A vitamina C é melhor do que alimentos ou suplementos?

3. Excesso de ferro

A condição de excesso de vitamina C pode fazer com que o corpo sofra uma sobrecarga de ferro, comumente chamada de hemocromatose.

Isso ocorre porque a vitamina C desempenha um papel na absorção do ferro mineral. Enquanto isso, o excesso de vitamina C certamente pode fazer o corpo absorver mais ferro para exceder o limite.

Se isso acontecer em pacientes com hemocromatose, o excesso de ferro devido ao consumo de vitamina C pode piorar os danos aos tecidos do corpo.

4. Forma pedras nos rins

Alguns especialistas acreditam que tomar muitos suplementos de vitamina C pode fazer com que o corpo excrete oxalato e ácido úrico na urina. Ambos os compostos podem desencadear a formação de pedras nos rins.

De acordo com uma revisão de O novo jornal inglês de medicina os compostos de oxalato geralmente são eliminados do corpo pela urina.

Sob certas condições, esses compostos podem se ligar a minerais e formar cristais que podem levar à formação de cálculos renais.

5. Aumenta o risco de câncer

Em alguns casos, a vitamina C pode atuar como um pró-oxidante, embora contenha compostos antioxidantes.

Potencial pró-oxidante contra dano oxidativo. Relatórios do National Institute of Health, uma série de estudos in vitro relatam que esta condição pode causar danos cromossômicos ou no DNA.

A má notícia é que o problema causado pelo consumo excessivo de suplementos de vitamina C pode contribuir para o câncer. Mesmo assim, os especialistas ainda precisam de mais pesquisas para confirmar isso.

Quanta ingestão é declarada excesso de vitamina C?

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água e o corpo excreta o excesso algumas horas depois de consumida.

É por isso que o excesso de vitamina C é um problema bastante raro, porque é quase impossível para o corpo obter vitamina C em excesso apenas dos alimentos.

Em pessoas saudáveis, qualquer vitamina C adicional consumida além do limite diário recomendado será excretada do corpo.

A ingestão de vitamina C pode ocorrer se você comer cerca de 29 laranjas ou 13 pimentas antes que a ingestão atinja um limite tolerável.

No entanto, o risco de overdose de vitamina C é maior em pessoas que tomam a vitamina e podem tomá-la em demasia sob certas condições.

É por isso que você precisa consultar um médico ou nutricionista para saber a quantidade de vitamina C que deve ser ingerida de acordo com as condições corporais.