A tuberculose ou tuberculose é uma doença do sistema respiratório causada por uma infecção bacteriana. A Indonésia ocupa o segundo lugar como o país com o maior número de casos de TB pulmonar, depois da Índia. Os dados mais recentes do Perfil de Saúde Indonésio do Ministério da Saúde estima que houve 842.000 casos de TB na Indonésia em 2018. A TB é uma doença altamente contagiosa, mas você pode evitar que ela se espalhe. Confira algumas etapas de prevenção da TB abaixo.
Conheça o modo de transmissão, a primeira forma de prevenir TB
Saber como a TB é transmitida é o primeiro passo para prevenir a transmissão da doença. Isso se aplica a quem tem saúde e, principalmente, a quem está doente.
Bactéria causadora de tuberculose Mycobacterium tuberculosis, se espalha quando pessoas com TB expelem catarro ou saliva contendo esses germes para o ar, por exemplo, ao tossir, espirrar, falar e cuspir descuidadamente.
Os germes que saem da tosse de um paciente com tuberculose (TB) podem sobreviver no ar úmido que não é exposto à luz solar por horas, até semanas.
Como resultado, todos que estão próximos e têm contato próximo com pacientes com TB têm o potencial de respirar ar contaminado com a bactéria da TB.
Finalmente, eles estão potencialmente infectados. É por isso que é importante que as pessoas saudáveis saibam como prevenir a tuberculose.
Passos para prevenir a tuberculose de modo a não infectar pessoas saudáveis
A bactéria da tuberculose pode se espalhar pelo ar, por isso é difícil saber sua existência.
A única melhor maneira de prevenir a tuberculose é prevenir a propagação da bactéria de pessoas doentes para pessoas saudáveis.
Se você tem TB ativa, fazer tratamento é uma forma de prevenir a transmissão da TB, o que também precisa ser feito.
O tratamento da TB visa reduzir lentamente o número de bactérias de modo a minimizar o risco de transmissão. O tratamento inclui tomar medicamentos para TB regularmente por 6 a 12 meses.
Aqui estão algumas etapas para evitar a transmissão da tuberculose para outras pessoas.
1. Cubra a boca ao tossir e espirrar
A tuberculose é transmitida através do catarro e da saliva que sai da boca.
É por isso que cobrir a boca ao espirrar e tossir é uma maneira que os pacientes com TB podem fazer para prevenir a transmissão para pessoas saudáveis.
Mesmo assim, não cubra a boca e o nariz com as palmas das mãos. Os germes podem ser transferidos para as suas mãos e depois para outra pessoa quando você aperta ou segura as mãos.
É melhor usar um lenço de papel e jogá-lo no lixo imediatamente para que os germes não se espalhem e evite que outras pessoas o toquem.
Depois disso, você precisa lavar as mãos com sabão ou um desinfetante alcoólico. Se você não tiver tempo para pegar um lenço de papel, cubra a boca virando o rosto para a lateral do braço ou do cotovelo.
Durante os sintomas da TB, como tosse e espirros, use uma máscara quando estiver doente em público como forma de prevenir a transmissão da doença.
Você também pode aprender a etiqueta boa e correta para a tosse.
2. Não cuspa ou jogue catarro descuidadamente
Semelhante a tossir ou espirrar em locais públicos, jogar catarro e cuspir não deve ser descuidado.
A bactéria contida no respingo de saliva pode voar no ar e ser inalada pelas pessoas ao seu redor.
Se você quiser expelir catarro ou cuspe, faça no banheiro. Lave o cuspe com água e um agente de limpeza desinfetante até enxaguar bem.
3. Reduza a interação social
Além de manter a higiene pessoal, você também precisa evitar interações que envolvam contato próximo com outras pessoas como forma de prevenir a TB.
Se possível, tente se mover ou dormir em um quarto separado.
Limite o tempo de viagem, não fique em lugares onde há muita gente, principalmente o transporte público.
Se você não tem uma necessidade urgente, descanse bastante em casa.
Para pacientes com tuberculose com condições resistentes a antibióticos, eles devem se auto-isolar até estarem completamente recuperados da infecção bacteriana.
Enfermeiros ou outras pessoas que entram em contato com pessoas com TB resistente aos medicamentos precisam usar roupas e equipamentos de proteção individual como medida preventiva.
4. Deixe a luz do sol entrar na sala
Quando ficar em casa, certifique-se de que o quarto em que vive está limpo.
Os germes que causam a tuberculose geralmente podem sobreviver ao ar livre por 1-2 horas, dependendo da presença ou ausência de exposição ao sol, umidade e sistemas de ventilação em casa.
Em ambientes escuros, úmidos e frios, os germes da tuberculose podem sobreviver por dias, até meses.
No entanto, a bactéria da tuberculose pode morrer imediatamente se exposta à luz solar direta. Por isso, é recomendável abrir janelas e cortinas quando o tempo estiver ensolarado.
Deixe a luz do sol entrar para matar todos os germes da tuberculose que possam estar vivendo em sua casa.
Quando você abre a janela, a circulação de ar também pode ajudar a empurrar os germes para fora de casa, de modo que morram quando expostos aos raios ultravioleta do sol.
5. Limitar o contato com grupos vulneráveis
Um dos fatores determinantes para uma pessoa ser infectada ou não com tuberculose é o quão forte é seu sistema imunológico e sua higiene pessoal. Quanto mais forte for o seu sistema imunológico, menor será a probabilidade de você pegar tuberculose.
Pessoas com sistema imunológico fraco tendem a ser mais suscetíveis a infecções.
De acordo com a Agência Americana de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, os grupos de pessoas que estão sob maior risco de infecção por TB devido a um sistema imunológico enfraquecido incluem:
- Crianças
- Mãe grávida
- Pessoas idosas
- Sofredores de câncer
- Portadores de doenças autoimunes
- Pacientes com tuberculose latente
- Pessoas que não se submetem a tratamento de TB completamente
- Pessoas infectadas com a bactéria da tuberculose nos últimos 2 anos
Pessoas com certas doenças, como HIV / AIDS, também precisam fazer o teste de tuberculose. Da mesma forma, pessoas com diabetes que precisam se submeter a um teste de tuberculose.
Ambas as doenças fazem com que a condição do sistema imunológico enfraqueça, tornando mais fácil se infectar com tuberculose.
Para prevenir a TB, os pacientes com TB ativa precisam limitar o contato social com pessoas com essas condições de saúde.
Como prevenir contra a tuberculose para pessoas saudáveis
Na verdade, não existe uma maneira especial que possa ser feita por pessoas saudáveis para prevenir ou evitar a transmissão dessa tuberculose pulmonar.
A presença da bactéria da TB que se espalha pelo ar é muito difícil de detectar diretamente.
É por isso que você é saudável (não está infectado) tanto quanto possível, evite / limite o contato próximo com pessoas com tuberculose.
Se você mora sob o mesmo teto e tem que interagir todos os dias com os sofredores ou até mesmo precisar cuidar deles, é importante usar equipamentos de proteção individual, como máscaras, e adotar um estilo de vida limpo e saudável.
Lavar as mãos, manter a casa e a residência limpas são medidas preventivas que podem ser feitas por pessoas saudáveis para prevenir a TB.
Este esforço de prevenção também deve ser acompanhado pela manutenção e aumento da resistência corporal, especialmente para os idosos suscetíveis a doenças infecciosas.
Enquanto isso, para prevenir a tuberculose em crianças e bebês, a imunização precoce deve ser realizada. Atualmente, a vacina mais eficaz na proteção do organismo contra a infecção por TB é a BCG.
Você também precisa consultar um médico se tiver contato com um paciente com TB ativa para determinar se você está infectado ou não.
Quando é necessária a prevenção da TB?
A disseminação da TB pelo ar faz com que essa doença possa ser transmitida rapidamente. No entanto, as bactérias podem não causar efeitos diretos à saúde, uma vez que entram no corpo.
Você pode ter sido infectado, mas a bactéria realmente "dorme" por um longo tempo no corpo, aliás, está na fase dormente. Essa condição faz você sofrer de tuberculose latente.
Esta é a fase em que as bactérias permanecem no corpo, mas não se multiplicam ativamente ou atacam as células saudáveis do corpo. Nesta fase, você não pode transmitir bactérias.
As únicas pessoas que podem transmitir esta doença são os pacientes com tuberculose ativa. Isso significa que as bactérias no corpo estão se multiplicando ativamente e atacando as células saudáveis.
Embora seja altamente contagioso, as pessoas com TB ativa podem tomar várias medidas preventivas para não expandir a transmissão da doença TB.
Os esforços para prevenir a TB podem ser feitos antes de aguardar o resultado do diagnóstico, imediatamente ao sentir os sintomas ou características da tuberculose.
Mesmo que não possam transmiti-la, os pacientes com TB latente ainda precisam se submeter ao tratamento da TB como uma medida para prevenir a infecção bacteriana ativa. Especialmente se você se enquadrar em um grupo de pessoas que estão em risco, por exemplo, com um sistema imunológico fraco.