Estéril ou infértil? Na verdade, qual é a diferença? •

Você ainda não teve filhos depois de tantos anos de casamento? Você é infértil ou infértil? Durante este tempo, você pode pensar que infertilidade e infertilidade têm o mesmo significado. No entanto, isso acabou sendo diferente. Qual é a diferença?

O que é estéril?

Estéril significa que você não pode ter filhos. Diz-se que um homem é infértil se não pode produzir esperma, ou se o esperma produzido é pobre, então ele é incapaz de fertilizar um óvulo de uma mulher. Isso ocorre devido a danos permanentes aos testículos para produzir seu esperma. Enquanto isso, as mulheres são consideradas estéreis quando seus ovários não podem liberar óvulos, então elas não podem liberar óvulos para serem fertilizados.

Mesmo assim, sua função sexual ainda funcionará normalmente. No entanto, infelizmente você não pode ter filhos. Sim, a infertilidade não pode ser superada de forma alguma, ao contrário da infertilidade. No entanto, muitas pessoas pensam que ele é infértil, embora ele seja apenas infértil. Essa condição o desesperou tanto que foi ainda mais difícil para ele ter filhos.

Portanto, se você não tem filhos, embora esteja casado há vários anos, não se apresse em dizer que é estéril. Verifique primeiro a sua condição, verificando com um médico. Você precisa saber que a infertilidade não ocorre apenas em mulheres, mas os homens também podem sofrer de infertilidade.

LEIA TAMBÉM: Cuidado com a tuberculose nos genitais que torna estéril

O que torna uma pessoa estéril?

A infertilidade pode ocorrer quando os espermatozoides em óvulos masculinos ou femininos não podem ser produzidos, portanto a fertilização não pode ocorrer. Uma das causas da infertilidade é devido ao tratamento do câncer ou quimioterapia. Além disso, a infertilidade em mulheres também pode ocorrer devido à menopausa precoce, quando os ovários não liberam óvulos novamente antes dos 40 anos de idade. Desordens genéticas também podem causar infertilidade.

A quimioterapia em homens pode causar danos aos testículos, de forma que eles não podem produzir esperma. A quimioterapia pode fazer com que a contagem de espermatozoides do homem diminua (oligospermia) ou mesmo não diminua (azoospermia). Essa condição pode ocorrer por um longo período de tempo ou até mesmo ser permanente.

Leia também: 10 coisas que comprovadamente danificam os espermatozoides

É infértil?

Muitas pessoas pensam que ser infértil é estéril. No entanto, a boa notícia é que, se você for infértil, ainda pode ter filhos. Com mais esforço, é claro. Relaxe, a infertilidade em homens ou mulheres ainda pode ser tratada, uma delas com medicamentos ou cirurgia. Ou você também pode tentar a inseminação artificial ou a fertilização in vitro como forma de ter filhos.

Sono fértil é quando você teve relações sexuais regulares sem contracepção por 1 ano, mas não foi capaz de conceber ou ter filhos. Diz-se que você é infértil se tiver mais dificuldade para fertilizar (o esperma encontra o óvulo) ou engravidar. Além disso, quando você já está grávida, mas não é capaz de mantê-la até o nascimento do bebê, também pode ser considerada infértil.

LEIA TAMBÉM: Como verificar quem é infértil: marido ou mulher?

A infertilidade pode ocorrer devido a um distúrbio na produção do esperma masculino ou um distúrbio quando o óvulo chega ao útero. Você precisa saber que há quatro coisas que você deve cumprir para conseguir uma gravidez. Se você não consegue cumprir nenhuma dessas quatro coisas, pode-se dizer que é infértil. Essas quatro coisas são:

  • Presença de esperma
  • Os ovários devem liberar os óvulos nas trompas de falópio (as trompas que conectam os ovários e o útero)
  • A fertilização (espermatozóide encontra óvulo) deve ocorrer
  • O óvulo fertilizado deve se fixar com sucesso na parede uterina (implantação)

Os sinais de uma mulher infértil podem ser vistos em seu período menstrual. Mulheres com ciclos menstruais irregulares ou que não menstruam geralmente são inférteis. Enquanto isso, os homens apresentam sinais de infertilidade com problemas hormonais, como alterações no crescimento do cabelo ou na função sexual.

O que torna uma pessoa infértil?

Muitos fatores podem tornar uma pessoa infértil. As causas da infertilidade em homens e mulheres são diferentes.

Causas de mulheres inférteis

  • Distúrbios da ovulação (liberação de óvulos). Isso pode ocorrer devido a distúrbios hormonais, como na síndrome dos ovários policísticos (SOP), hiperprolactinemia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
  • Anormalidades no útero ou colo do útero, como anormalidades com a abertura do colo do útero, a presença de pólipos no útero, a presença de miomas (tumores benignos) no útero ou anormalidades no formato do útero.
  • Danos nas trompas de falópio, devido à inflamação das trompas (salpingite).
  • A endometriose ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero. Isso afeta a função dos ovários, útero e trompas de falópio.
  • As aderências pélvicas podem ocorrer após uma infecção pélvica, cirurgia no apêndice, abdômen ou pelve.
  • O câncer e o tratamento do câncer, a radiação e a quimioterapia em mulheres podem afetar a fertilidade.
  • Certas condições associadas ao retardo da puberdade ou à cessação da menstruação (amenorréia), como doença celíaca, diabetes não controlada e algumas doenças autoimunes (como lúpus).

Causas de homens inférteis

  • Anormalidades na produção ou função do espermatozóide podem ocorrer devido a problemas com os testículos, defeitos genéticos, problemas de saúde ou infecções. Varicoceles ou veias aumentadas nos testículos também podem afetar a qualidade do esperma.
  • Problemas de esperma devido a problemas sexuais, como ejaculação precoce, certas doenças genéticas (como fibrose cística), problemas estruturais (por exemplo, bloqueio nos testículos) ou danos aos órgãos reprodutores.
  • Fatores ambientais, como exposição a pesticidas e outros produtos químicos, radiação, fumo, álcool ou certos medicamentos. A exposição ao calor do ambiente também pode aumentar a temperatura corporal, o que pode afetar a produção de esperma.
  • Câncer e tratamentos de câncer, como radiação ou quimioterapia, que podem interferir na produção de esperma.

LEIA TAMBÉM: Por que o banho quente torna os homens inférteis