5 benefícios da fruta Areca que são bons para o corpo |

Mascar noz de bétele é uma atividade popular nos tempos antigos e ainda é feito com frequência pelas pessoas hoje. Alegadamente, esse hábito é praticado porque a noz de bétele tem muitos benefícios para o corpo. Quais são esses benefícios?

Teor de nutrientes da noz de bétele

A noz de areca é a semente de uma planta de coco chamada Areca catechu . Embora classificada como sementes, a noz de areca é na verdade bastante macia quando madura, então pode ser fatiada facilmente.

As sementes da noz de areca são geralmente usadas para vários tratamentos, sendo comidas cruas, secas, fervidas, assadas ou queimadas. Normalmente, as sementes desta fruta são amassadas ou fatiadas e, a seguir, embrulhadas em folhas de bétele para mastigar.

Poucos estudos mencionam o conteúdo nutricional da noz de areca. No entanto, abaixo está o valor nutricional de 100 gramas de noz de bétele que até agora era conhecido.

  • Calorias: 339 kcal
  • Proteína: 5,2 gramas
  • Gordura: 10,2 gramas
  • Carboidratos: 56,7 gramas
  • Tiamina (vitamina B1): 19 miligramas
  • Riboflavina (vitamina B2): 10 - 12 miligramas
  • Niacina (vitamina B3): 31 miligramas
  • Sódio: 76 miligramas
  • Potássio: 450 miligramas
  • Cálcio: 400 miligramas
  • Fósforo: 89 miligramas
  • Ferro: 4,9 miligramas

A noz de areca também é rica em alcalóides naturais. Alcalóides são um grupo de compostos orgânicos comumente encontrados na natureza e geralmente encontrados nas plantas. Esses compostos têm vários efeitos nos corpos humano e animal.

Os benefícios da noz de bétele para a saúde

O uso da noz de bétele existe há 2.000 anos. Ainda hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 600 milhões de pessoas usam essa fruta como substância psicoativa.

Substâncias psicoativas são substâncias que afetam a função cerebral e causam mudanças nos pensamentos, comportamento ou sentimentos. Exemplos de substâncias psicoativas incluem cafeína, álcool, nicotina e certos medicamentos para a dor.

As pesquisas sobre os benefícios da noz de bétele ainda são bastante limitadas. A maioria dos estudos existentes discute os benefícios dessa fruta quando mastigada com folhas de bétele. Aqui estão alguns dos benefícios potenciais que são conhecidos.

1. Aumente a energia

Muitas pessoas mascam noz de bétele para aumentar a resistência. Esse benefício pode vir dos compostos alcalóides encontrados nas sementes de noz de areca. Alcalóides podem liberar adrenalina, um hormônio que aparece quando uma pessoa experimenta emoções extremas.

A adrenalina pode aumentar o fluxo de sangue e oxigênio para os músculos. Esse hormônio também aumenta a força, tornando o corpo mais energético. Além disso, a adrenalina produzida pela noz de bétele também pode causar uma enorme sensação de prazer.

2. Manter a saúde do coração

De acordo com um estudo na Índia, a noz de bétele tem o potencial de fortalecer o músculo cardíaco, reduzir a pressão arterial e regular os batimentos cardíacos irregulares. Esse efeito pode ser percebido alguns minutos depois de mastigar a noz de bétele.

A combinação de noz de bétele e folha de bétele também é um antioxidante. Ambos ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos aos vasos sanguíneos. Os radicais livres são uma das causas do endurecimento das artérias e doenças cardíacas.

3. Protege o fígado de danos

Em estudos com animais, os extratos de noz de bétele e folha de bétele mostraram ter benefícios para a saúde do fígado. O extrato pode proteger o fígado de tetracloreto de carbono (CCl4), uma substância que pode causar danos ao fígado.

A noz de areca e a folha de bétele também aumentam a quantidade de uma enzima antioxidante chamada superoxido dismutação e catalase. Ambas as enzimas são necessárias para proteger as células do fígado de lesões nos tecidos causadas por substâncias nocivas como o CCl4.

4. Potencialmente reduz o risco de câncer

Um dos estudos da revista Pesquisa de prevenção do câncer mostra que a noz de areca contém substâncias que são capazes de combater o câncer. Algumas dessas substâncias são alilpirocatecol, metil eugenol, caroteno e compostos fenólicos.

Compostos fenólicos em particular, mostraram prevenir a disseminação de células de câncer de próstata. Esta substância também tem o potencial de inibir o crescimento de células cancerosas e reações inflamatórias em pacientes com câncer de estômago.

5. Potencialmente reduz os sintomas da esquizofrenia

Vários estudos afirmam que a noz de bétele tem o potencial de reduzir os sintomas da esquizofrenia. A esquizofrenia é um distúrbio crônico do cérebro caracterizado por alucinações, delírios e distúrbios na maneira de pensar ou falar.

Os pesquisadores suspeitam que esse benefício venha dos compostos alcalóides da noz de bétele. Os alcalóides atuam diretamente nos nervos do cérebro para reduzir a gravidade dos sintomas. Embora promissores, esses achados ainda precisam ser investigados mais profundamente.

O impacto negativo da noz de betel na saúde

Embora tenha um grande potencial para a saúde, o uso a longo prazo de noz de bétele não é recomendado. Uma das razões é porque esta fruta pode ser viciante como outras substâncias psicoativas.

A noz de areca também pode interagir com medicamentos ou suplementos. Essas interações podem causar envenenamento ou reduzir a eficácia dos medicamentos que você está tomando.

O hábito de mascar noz de bétele, principalmente com o tabaco, como ainda é praticado hoje, também pode causar diversos problemas de saúde. Isso pode aumentar o risco de câncer oral, cáries e problemas ginecológicos.

Os benefícios da noz de bétele são conhecidos há milhares de anos. Mesmo assim, como as pesquisas modernas mostram mais efeitos negativos, é uma boa ideia evitar o uso dessa fruta até que um estudo descubra o contrário.