Conheça a KB injetável, desde seu funcionamento, suas vantagens, até seus inconvenientes

A contracepção injetável ou anticoncepção injetável é bastante popular na Indonésia. KB é um anticoncepcional com alto nível de eficácia na prevenção da gravidez. Mesmo assim, você deve conhecer as vantagens e desvantagens do controle de natalidade injetável antes de decidir usá-lo.

O que é KB injetável?

Antes de compreender as vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis, é melhor saber primeiro sobre este método anticoncepcional.

A contracepção injetável é uma das opções anticoncepcionais que você pode usar se quiser evitar a gravidez.

A duração do uso desta KB é de cerca de 8-13 semanas. Normalmente, esse período de tempo depende do tipo de controle de natalidade injetável que você está usando.

Portanto, você não precisa se preocupar se não usar outras ferramentas de contracepção, como preservativos, durante a atividade sexual com seu parceiro durante esse período.

Além disso, isso é certamente benéfico para aqueles de vocês que frequentemente ou facilmente se esquecem de tomar anticoncepcionais orais, como pílulas anticoncepcionais.

Sim, os benefícios do controle de natalidade injetável tornam mais fácil para você não ter que se lembrar de quando tomar os comprimidos todos os dias.

Como funciona e tipos de anticoncepcionais injetáveis

O anticoncepcional injetável é administrado pela injeção do hormônio progesterona na corrente sanguínea. Você pode obter esta KB na clínica, centro de saúde ou hospital mais próximo.

Antes de usar, você precisa saber que os tipos ou tipos de anticoncepcionais injetáveis ​​são geralmente diferenciados pela dose e duração da administração.

Aqui estão os 2 anticoncepcionais injetáveis ​​mais comumente usados:

  • Injeção anticoncepcional de 1 mês, marca registrada Cyclofem ou Mesigyna.
  • 3 meses de injeção de KB, marca registrada da Depo-Provera.

Se usado corretamente, esse tipo de planejamento familiar é um dos anticoncepcionais 99% eficaz para ajudar a prevenir a ovulação durante o período fértil.

Dessa forma, você não precisa ter medo de admitir uma gravidez, embora tenha relações sexuais com um parceiro.

No entanto, você precisa prestar atenção ao cronograma de reinjeção antes da data de validade deste dispositivo anticoncepcional.

O motivo é que, se a injeção for tarde demais, este anticoncepcional não funcionará mais com eficácia, então você corre o risco de engravidar.

Quem precisa receber injeções de KB?

As injeções ou injeções de KB não são usadas apenas para prevenir a gravidez, mas também são úteis para tratar problemas de saúde relacionados ao ciclo menstrual.

Este contraceptivo é recomendado para você com as seguintes condições:

  • Não queira tomar pílulas anticoncepcionais todos os dias.
  • Deseja ou deve evitar o uso de hormônio estrogênio adicional.
  • Tem certos problemas de saúde, como anemia, convulsões, endometriose ou miomas uterinos.

No entanto, nem todos podem usar anticoncepcionais injetáveis.

Antes de usar este contraceptivo, consulte primeiro seu médico se você tiver os seguintes problemas de saúde:

  • Sangramento vaginal não natural
  • Câncer de mama
  • doença hepática
  • Sensível ao conteúdo na injeção KB
  • Risco de osteoporose
  • Tem ou está sofrendo de depressão
  • Tem ou tem atualmente problemas cardíacos

Quais são as vantagens do controle de natalidade injetável?

O uso de anticoncepcionais injetáveis ​​tem várias vantagens sobre outros métodos anticoncepcionais, incluindo o seguinte:

1. Os anticoncepcionais injetáveis ​​são eficazes na prevenção da gravidez

De acordo com a Planned Parenthood, uma organização sem fins lucrativos que fornece serviços de saúde reprodutiva nos Estados Unidos, os anticoncepcionais injetáveis ​​são uma das formas mais eficazes de contracepção.

O motivo, esse planejamento familiar é considerado 99% eficaz na prevenção da gravidez, se feito de maneira correta. Apenas 3 em cada 100 mulheres relataram ter uma concepção concebível após usar este controle de natalidade por causa do uso incorreto.

Uma injeção desse hormônio pode prevenir a gravidez por 2-3,5 meses (8-13 semanas). Portanto, você não precisa se preocupar em lembrar o cronograma para tomar as doses ou ir e voltar para comprar medicamentos, como pílulas anticoncepcionais.

Você só precisa ir ao médico a cada 3 meses para receber uma reinjeção do controle de natalidade.

2. Não interfere na atividade sexual

Outro benefício que também é importante saber sobre o uso de anticoncepcionais injetáveis ​​é que você não precisa se preocupar em fazer sexo com seu parceiro.

Enquanto este anticoncepcional não tiver expirado, ele ainda é eficaz na prevenção da gravidez, mesmo que você faça sexo sem usar preservativo.

Além disso, em comparação com outros tipos de contracepção, como KB em espiral, a injeção de KB também não interfere na atividade sexual com o parceiro.

Isso ocorre porque o KB injetável não deixa um fio, como o KB em espiral (DIU).

Fios que pendem ou permanecem na vagina devido ao uso de anticoncepcionais em espiral podem muitas vezes tornar o sexo um pouco desconfortável.

É por isso que, se você estiver usando um anticoncepcional em espiral, pode ser necessário verificar regularmente se há fios de DIU.

3. A contracepção injetável é segura

Além disso, o planejamento familiar injetável também inclui anticoncepção segura para mães que amamentam. Portanto, para mães que amamentam que desejam atrasar a gravidez, os anticoncepcionais injetáveis ​​podem ser a escolha certa.

Além disso, este anticoncepcional injetável não tem uma reação negativa a outros medicamentos que você está tomando.

Portanto, você não precisa se preocupar se precisar tomar certos medicamentos para tratar outras condições de saúde.

4. Benéfico para as condições de saúde

Outro benefício que você também pode sentir ao usar injeções anticoncepcionais é ajudar a aliviar os seguintes sintomas durante a menstruação:

  • Síndrome pré-menstrual (PMS).
  • Distúrbios menstruais que ocorrem devido à endometriose.
  • Dor durante a menstruação todos os meses.

Além disso, este método anticoncepcional também pode ajudar a evitar o risco de câncer uterino e gravidez ectópica.

Quais são as desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis?

Infelizmente, além das vantagens do uso de anticoncepcionais injetáveis, também existem desvantagens às quais você deve prestar atenção.

Algumas das desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis ​​incluem o seguinte:

1. A menstruação torna-se irregular

Um dos efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais injetáveis ​​é uma mudança no ciclo menstrual.

Se você já teve um ciclo menstrual normal, deve estar preparado se o seu ciclo mudar posteriormente.

Os ciclos menstruais que você pode sentir após usar este tipo de controle de natalidade são mais longos, mais rápidos, a quantidade de sangue é menor ou você pode não ter menstruação.

2. Vários problemas de saúde surgem

Existem vários problemas de saúde que podem ocorrer após usar este contraceptivo. Embora o significado provavelmente não seja um problema de saúde sério, você ainda precisa prestar atenção a ele.

Você pode ter as seguintes condições de saúde devido ao uso de anticoncepcionais injetáveis:

  • Dor de cabeça
  • Espinha
  • Enjoativo
  • Dor no osso
  • Dor no peito
  • Perda de cabelo
  • Humor mutável
  • Diminuição do desejo sexual

Essa condição pode durar cerca de 3 meses até que os níveis de progesterona sintética se esgotem ou saiam do corpo.

Os efeitos colaterais que aparecem também podem apresentar diferenças, dependendo se você usa anticoncepcional injetável de 1 ou 3 meses.

De acordo com um artigo de Jornal da Família e Saúde Reprodutiva , o efeito da dor na cabeça e nos seios foi mais pronunciado em pacientes que usaram a injeção anticoncepcional de 1 mês.

Enquanto isso, as mulheres que usaram injeções anticoncepcionais por 3 meses experimentaram mais efeitos na forma de ganho de peso e dor nos ossos.

3. Demora muito para o período fértil voltar ao normal

Conforme explicado anteriormente, durante o uso deste método anticoncepcional, você pode não engravidar, embora tenha feito sexo com um parceiro.

No entanto, se quiser engravidar e sua fertilidade voltar ao normal, pode ser necessário esperar um pouco.

Na verdade, você pode esperar que a fertilidade do seu corpo volte ao normal em até 10 meses ou mais após interromper o uso de anticoncepcionais injetáveis.

Após esse período, você só poderá ter gravidez.

Portanto, se você deseja ter um programa de gravidez no ano seguinte, este anticoncepcional pode não ser uma escolha adequada.

4. Ganho de peso

Este é provavelmente um dos efeitos colaterais que você não deseja. Sim, o uso deste controle de natalidade tem o potencial de aumentar o seu peso.

De acordo com o site da EMC, o ganho médio de peso após o uso de injeções anticoncepcionais por 1-2 anos é de cerca de 2-4 kg.

Mas, você não precisa se preocupar. A razão é que você pode superar essa condição equilibrando o uso dessa injeção anticoncepcional com dieta e exercícios.

5. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis

Embora possa ajudar a protegê-la da gravidez, o uso deste controle de natalidade não pode protegê-la contra doenças sexualmente transmissíveis.

Dessa forma, se você quiser se manter protegido dessa doença, poderá ter que continuar usando preservativo durante as relações sexuais.

De acordo com a página da Mayo Clinic, é até possível que o uso de injeções anticoncepcionais aumente o risco de desenvolver clamídia e HIV.

No entanto, a relação entre os anticoncepcionais injetáveis ​​e o risco de contrair doenças venéreas ainda precisa ser mais estudada.

Considere as vantagens e desvantagens de usar anticoncepcionais injetáveis ​​com um parceiro antes de decidir.

É melhor consultar primeiro o seu médico, para que este possa ajudá-la a escolher a melhor contracepção de acordo com a sua condição e necessidades.