Você sabia que o tímpano pode romper e causar perda auditiva? Qualquer pessoa pode ter essa condição, então é melhor reconhecer os sinais de um tímpano rompido. Conhecendo as características de um tímpano rompido, você pode consultar um médico otorrinolaringologista o quanto antes e receber o tratamento adequado.
O que é um tímpano
Um tímpano rasgado (rompido). Fonte: Mayo ClinicVocê poderia dizer que sem um tímpano, você não será capaz de ouvir sons de fora.
Sim, o tímpano ou a membrana timpânica transmitem vibrações sonoras para que possam ser capturadas pelos nervos e transportadas para o cérebro.
Bem, na verdade, quando o tímpano estoura, o som não pode mais ser capturado e transmitido aos nervos de maneira adequada.
Portanto, sua capacidade auditiva será reduzida, mesmo se o caso for grave, você não pode ouvir som.
Então, quais são as características de um tímpano rompido?
Sintomas de ruptura do tímpano
Algumas pessoas não estão cientes dos sintomas iniciais quando o tímpano se rompe. Normalmente, as pessoas começam a consultar um médico após alguns dias com uma sensação de desconforto nos ouvidos.
Um dos primeiros sintomas que você pode detectar é o ar saindo pelos ouvidos quando você expira. Além disso, existem outras características de um tímpano rompido que você pode reconhecer:
- Dor de ouvido muito aguda e repentina
- No canal auditivo cheio de pus ou sangue
- Diminuição ou perda de audição em um ouvido ou em todas as partes afetadas
- Zumbido nos ouvidos (zumbido)
- Há uma sensação de girar (vertigem)
- Náusea ou vômito devido à vertigem
- Tonto
Tratamento para tímpano rompido
Normalmente, o médico irá prescrever antibióticos na forma de gotas para os ouvidos para prevenir infecções de ouvido ou tratar infecções, se estiverem presentes.
Se um tímpano rompido está causando dor, seu médico pode recomendar o uso de medicamentos para a dor, como paracetamol ou ibuprofeno.
Uma compressa de toalha quente sobre a orelha também pode ser feita para aliviar a dor.
Além da medicação, em alguns casos graves, os médicos também recomendam cirurgia para anexar tecidos de outras partes do corpo.
Essa ação é feita para estimular o tecido do tímpano a crescer e voltar ao normal.
Normalmente, este tipo de procedimento médico será realizado se a ruptura do tímpano for suficientemente grave.
Durante o processo de cicatrização, mantenha o ouvido seco.
Isso significa que não nade ou mergulhe até que seu médico diga que seu tímpano está curado.
Você também deve usar uma touca de banho ou cotonete revestido com vaselina na orelha externa durante o banho, para permitir que a orelha seque completamente.