Suas articulações estão doloridas ultimamente? Alguns dizem que é porque você tem reumatismo, mas outros acham que é por causa da gota. Então, qual é o correto? Embora ambas causem dores nas articulações, essas duas doenças são, na verdade, diferentes. Para não se enganar, aqui estão as diferenças entre reumatismo e gota que você precisa saber.
Diferenças nos sintomas entre reumatismo e gota
Reumatismo e gota são os dois tipos de artrite. Ambos causam sintomas de rigidez, inchaço, dores nas articulações que tornam os movimentos limitados.
No entanto, o reumatismo ou a artrite reumatóide geralmente afeta o revestimento das articulações (sinóvia). A inflamação e os sintomas geralmente começam nas pequenas articulações, ou seja, nas mãos, e se espalham para outras articulações, como pulsos, tornozelos, joelhos, cotovelos, quadris e ombros.
Os sintomas reumáticos, como dor e rigidez nas articulações, geralmente pioram pela manhã, após acordar ou em repouso por muito tempo. Além disso, a dor nas articulações no reumatismo geralmente é simétrica ou afeta ambos os lados do corpo, como os dedos das mãos direita e esquerda.
Embora a gota geralmente afete a grande articulação do dedão do pé, ela pode ocorrer em qualquer articulação, como tornozelo, joelho, cotovelo, punho e dedos. Os sintomas da gota são geralmente móveis e raramente simétricos.
Por exemplo, a dor pode aparecer no dedão do pé esquerdo seguido pelo dedão do pé direito, mas ataques subsequentes de gota podem afetar um joelho ou punho. Os sintomas da gota também costumam se repetir à noite, enquanto você dorme.
Ambas as doenças costumam causar febre nos pacientes. No entanto, é mais provável que uma pessoa com gota tenha febre do que alguém com reumatismo.
Diferentes causas de reumatismo e gota
Embora ambos sejam artrite, as causas entre reumatismo e gota são diferentes. A causa do reumatismo é um distúrbio autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano os tecidos saudáveis do corpo.
Em casos de reumatismo, o revestimento da articulação ou sinóvia é a articulação mais comumente afetada. Essa condição causa inflamação da sinóvia, que afeta os tecidos ao redor de outras articulações e pode danificar a articulação como um todo.
Enquanto isso, a causa da gota são os níveis excessivos de ácido úrico (ácido úrico) No Sangue. Os níveis de ácido úrico muito altos se acumulam e formam cristais de ácido úrico nas articulações, fluidos e tecidos do corpo, causando dor nas articulações.
Níveis elevados de ácido úrico geralmente ocorrem devido ao consumo de muitos alimentos que contêm purinas. Essas purinas são então processadas pelo corpo para se tornarem ácido úrico.
Como diagnosticar reumatismo e gota não é o mesmo
Diferentes sintomas e causas de doença, portanto, a maneira do médico de diagnosticar gota ou reumatismo também é diferente.
Para descobrir a diferença entre reumatismo e gota, o médico primeiro perguntará sobre o histórico médico do paciente e os sintomas experimentados. O médico também perguntará que dieta e medicamentos você está tomando, bem como outras coisas relacionadas ao seu estilo de vida.
Os médicos geralmente podem encontrar a diferença entre os casos de reumatismo e gota pela localização da articulação dolorida. A partir daí, o médico pode recomendar que você faça vários exames de acompanhamento, como exames de sangue, exames de fluidos nas articulações e ressonância magnética ou raios-X, para confirmar o diagnóstico.
Os tipos de exames realizados são geralmente os mesmos, mas os resultados dos exames confirmarão o diagnóstico do médico. Se os resultados dos exames de sangue e de fluidos nas articulações mostrarem que seus níveis de ácido úrico estão altos, é um sinal de que você realmente tem gota.
Enquanto isso, os resultados do exame de sangue se referem à conclusão de reumatismo se o médico encontrar o seguinte:
- Peptídeo citrulinado anticíclico.
- Proteína C-reativa.
- Taxa de sedimentação de eritrócitos.
- Fator reumatóide.
Enquanto isso, por meio de exames de imagem, geralmente as duas doenças são difíceis de distinguir. Kelly A. Portnoff, reumatologista de Portland, Oregon, diz que as duas doenças mostrarão danos nas articulações por meio do teste.
Diferenças na administração de medicamentos entre reumatismo e gota
Reumatismo e gota causam dores nas articulações. Assim, ambos recebem os mesmos medicamentos para o alívio desses sintomas, como analgésicos, antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e corticosteroides.
No entanto, as causas dessas duas doenças são diferentes, portanto, o paciente receberá diferentes medicamentos adicionais. Em particular, os medicamentos reumáticos geralmente administrados são: medicamentos anti-reumatóides modificadores da doença (DMARDs) ou DMARDs biológicos.
Enquanto isso, medicamentos especiais para a gota são administrados, como colchicina, alopurinol e probenecida, para reduzir ou controlar os níveis de ácido úrico. Uma pessoa com gota também precisa evitar vários alimentos que são tabu para o ácido úrico ou que contêm purinas altas para ajudar a controlar a doença.
Saiba como prevenir reumatismo e gota
As causas do reumatismo e da gota são diferentes, portanto, a forma de prevenir essas duas doenças também é diferente. As doenças reumáticas geralmente são difíceis de prevenir porque a causa do distúrbio autoimune em si não é conhecida com certeza.
No entanto, o risco de artrite reumatóide pode ser reduzido ao parar de fumar, praticar exercícios e evitar exposições ambientais e várias outras restrições reumáticas. Enquanto isso, prevenir a gota é uma mudança no estilo de vida, evitando alimentos que contenham alto teor de purinas e fazendo exercícios regularmente.