Compreendendo o mecanismo de trabalho muscular no corpo humano -

O corpo humano pode se mover por causa dos ossos e músculos que são uma parte importante do sistema de movimento humano. Se os ossos são considerados como locomoção passiva, os músculos são uma locomoção ativa que pode mover os ossos. Bem, mas primeiro, você sabe como funciona o mecanismo do músculo? Confira a revisão completa no artigo a seguir.

O mecanismo de ação dos músculos em humanos

Como um meio ativo de movimento, os músculos podem mover o esqueleto humano como um meio de movimento passivo com contração e relaxamento muscular. No entanto, os músculos também podem mover outras partes do corpo, como coração, trato digestivo, trato respiratório, sistema circulatório e sistema reprodutivo.

O mecanismo de ação muscular começa quando o músculo recebe um estímulo ou sinal de um neurônio motor que o faz se contrair. As contrações musculares causam um movimento em seu corpo.

Freqüentemente, acredita-se que a contração muscular ocorre quando um músculo encurta, mas a tensão muscular nem sempre resulta de uma mudança no comprimento do músculo. A razão é que existem vários tipos de contrações musculares que se distinguem por duas variáveis, a saber, comprimento e tensão muscular.

Tipos de contração muscular

Antes de aprender mais sobre o mecanismo de ação muscular por meio das contrações que ocorrem, você precisa primeiro entender os tipos de contrações musculares que podem ocorrer:

1. Contrações concêntricas

Esse tipo de contração geralmente ocorre quando os músculos são usados ​​para levantar ou mover um objeto. Nesse momento, a contração começa com o surgimento de uma tensão no músculo que o faz encurtar.

Só então os músculos ficarão fortes o suficiente para levantar o objeto. Este tipo é uma das contrações musculares mais comuns. Nesse mecanismo de contração muscular, a força gerada é sempre menor que a força muscular máxima.

Quando a força exigida pelos músculos para levantar um objeto diminui, a taxa de contração aumenta. Isso acontece até que o músculo alcance sua velocidade máxima de contração.

2. Contração excêntrica

O próximo tipo é chamado de contração excêntrica, que é um movimento muscular que se alonga ou alonga. O mecanismo de trabalho do músculo quando essa contração ocorre é que as fibras musculares se alongam devido a uma força externa ao músculo maior do que a que pode ser produzida pelo próprio músculo.

Há duas coisas que você precisa lembrar sobre o mecanismo de ação dos músculos nessa contração excêntrica. Primeiro, a pressão gerada por essa contração é muito alta quando comparada à força máxima do músculo.

Um exemplo de contração excêntrica é quando você quer abaixar um objeto lentamente. As contrações excêntricas ocorrem porque os flexores do braço devem estar ativos para controlar o objeto em queda. Isso significa que você pode colocar algo muito pesado, mesmo que não consiga levantá-lo.

Em segundo lugar, a tensão muscular resultante não depende da velocidade com que o músculo é alongado. Isso significa que os músculos esqueléticos podem suportar as forças produzidas quando se alongam.

Se você estiver fazendo treinamento de força usando halteres, Essas contrações ocorrerão quando você abaixar halteres do ombro em uma direção paralela ao quadríceps. Você pode sentir o músculo se alongando nesse ponto.

3. Contração isométrica

Este tipo de contração muscular também é conhecido como contração estática. Isso ocorre porque, ao contrário dos tipos anteriores de contração, o músculo não encurta ou alonga e permanece em seu comprimento normal.

Um exemplo de contração isométrica é quando você segura um objeto à sua frente. Nesse momento, o peso do objeto que você está carregando será puxado para baixo.

No entanto, suas mãos e braços lutarão com igual força para cima. Como você não está levantando ou abaixando o braço, o bíceps se contrai isometricamente.

A força gerada em uma contração isométrica dependerá inteiramente do comprimento do músculo no momento da contração.

Estágios do mecanismo de trabalho muscular

Depois de entender os vários tipos de contrações musculares que podem ocorrer, bem como estudar o mecanismo de contração, é hora de entender os estágios do mecanismo de trabalho muscular. A seguir está uma visão geral do mecanismo de funcionamento dos músculos que você precisa saber.

1. Os músculos recebem estimulação do sistema nervoso central

Como mencionado anteriormente, o mecanismo de trabalho muscular começa com um sinal ou estímulo que causa a contração. Sim, este sinal ou estímulo vem do sistema nervoso central que ocorre devido à atividade cerebral ou espinhal.

2. A estimulação do cérebro causa reações químicas

O sinal será recebido por uma substância química chamada acetilcolina. Esses produtos químicos causarão várias reações químicas nos músculos. Uma delas é a liberação de íons Ca² (cálcio) do retículo sarcoplasmático.

Além disso, de acordo com a Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Texas A&M University, essa reação química também estimulará o movimento da troponina e da tropomiosina em compostos de actina e miosina. Este movimento desencadeia a contração muscular.

3. O processo de relaxamento muscular

O próximo estágio do mecanismo de trabalho muscular é o processo de relaxamento muscular após o estímulo ou sinal não ser mais enviado pelo sistema nervoso central. Nesse momento, as reações químicas que ocorrem devido à estimulação voltam ao normal.

Dessa forma, os músculos contraídos ou encurtados devido às reações químicas que ocorrem se alongam e relaxam.

Mesmo assim, o mecanismo de ação muscular pode ser diferente e depende do tipo de músculo.

Mecanismo de ação dos músculos por tipo

Existem três tipos de músculos no corpo humano. Cada um tem um mecanismo diferente de ação muscular.

1. Músculos esqueléticos

Os músculos esqueléticos são o tipo de músculos que você pode controlar conscientemente, uma vez que são usados ​​para o movimento. Os músculos esqueléticos, também conhecidos como músculos esqueléticos, são músculos que estão ligados aos ossos.

Portanto, quando você move esse músculo, os ossos ligados a ele também se movem. Esses músculos e ossos são ligados por tendões, que se movem quando os músculos se contraem.

2. Músculo liso

Enquanto isso, o músculo liso é um tipo de músculo que não pode ser controlado conscientemente. O músculo liso pode ser encontrado em órgãos do corpo, como vasos sanguíneos, trato digestivo, trato urinário e útero.

O mecanismo de ação desse músculo ocorre de forma automática, onde o músculo se contrai lentamente com seu próprio ritmo baseado na atividade que ocorre em seu corpo.

3. Músculo cardíaco

Como o músculo liso, você também não pode controlar conscientemente o movimento do músculo cardíaco. O mecanismo de funcionamento do músculo cardíaco também ocorre automaticamente, de acordo com as necessidades do corpo e com um certo ritmo.