A raiva não infecta apenas certos animais, mas também pode infectar humanos. A maioria dos casos de raiva em humanos resulta da mordida de um animal infectado, como um cachorro. Quando infectado, o vírus da raiva pode causar distúrbios do sistema nervoso. Para prevenir a transmissão do vírus da raiva a humanos, você precisa conhecer as características da raiva em animais com risco de infecção, como cães e gatos.
Sintomas de raiva em cães e gatos
A raiva é uma doença infecciosa viral causada por rhadovírus que geralmente vive na saliva dos animais.
Todos os anos, a raiva causa a morte de mais de 50.000 humanos e milhões de animais em todo o mundo. A razão é que a raiva pode ser fatal se não for tratada imediatamente.
Os principais animais portadores do vírus da raiva são morcegos, guaxinins e camundongos. No entanto, animais de estimação, como cães e gatos, também podem ser infectados e transmiti-los aos humanos.
Portanto, é importante reconhecer as características da raiva em cães e gatos.
Cães e gatos infectados com raiva apresentam mudanças comportamentais muito extremas.
As características da raiva em animais de estimação, como cães e gatos, são:
- sempre inquieto,
- não pode ficar em silêncio,
- Susto,
- mais sensível e irritável
- parece com dor,
- febre,
- frequentemente mordendo coisas,
- costumam atacar outros animais,
- paralisia da perna traseira,
- sem apetite,
- convulsões e
- saliva espumosa.
Cães ou gatos que eram originalmente domesticados podem repentinamente se tornar mais sensíveis, cruéis e podem até mesmo atacar seus donos. Em cães vadios, a infecção por raiva pode torná-los ainda mais ferozes.
Conforme mencionado, as características de um cão infectado com raiva geralmente são lamber, morder e mastigar certos objetos.
Os cães podem comer coisas que normalmente não comem e gostam de se esconder em locais escuros.
Conforme o vírus progride, um cão ou gato infectado pode se tornar sensível ao toque, luz e som.
Paralisia dos músculos da garganta e da mandíbula, resultando em sintomas de espuma ou espuma na boca do cão.
No entanto, nem todos os cães apresentam os mesmos sinais de raiva. Alguns cães infectados são mais quietos, parecem doentes e fracos.
Às vezes, os cães infectados com raiva podem até parecer normais e não apresentam quaisquer sintomas ou alterações de comportamento.
Como o vírus da raiva é transmitido aos humanos?
Um cão ou gato infectado pode transmitir raiva por meio de uma mordida ou arranhão. Segundo a OMS, a transmissão ao homem por cães atinge até 99% dos casos.
A transmissão também pode ocorrer quando a saliva de um animal infectado entra na boca humana, como quando você beija um animal de estimação infectado ou quando um cachorro lambe seu rosto.
O vírus causador da raiva, presente na saliva de animais infectados, também pode entrar no corpo humano por feridas abertas na pele.
A transmissão da raiva pelo ar respirável (aerossóis) contendo o vírus ou por meio de transplante de órgãos infectados também pode ocorrer. No entanto, esse modo de transmissão da raiva é raro.
Segundo os pesquisadores, é teoricamente possível transmitir a raiva entre humanos por meio de mordidas ou contato com a saliva (durante o beijo).
No entanto, até agora nunca houve um caso de transmissão de raiva entre humanos.
O mesmo se aplica à transmissão da raiva ao homem por meio do consumo de carne crua ou leite de animais infectados.
Como prevenir a transmissão da raiva aos humanos
Aqueles de vocês que têm animais de estimação com características da raiva ou desejam evitar a transmissão da raiva de animais selvagens precisam tomar as seguintes medidas preventivas.
- Evite o contato com animais infectados.
- Quando seu animal de estimação for mordido por outro animal infectado, não toque em seu cão ou gato, pois o vírus pode permanecer na pele do animal por até duas horas.
- Use luvas e roupas de proteção ao tocar em animais infectados.
- Contate seu veterinário, centro de saúde ou oficial de controle animal local. Os médicos vacinarão os animais infectados o mais rápido possível e os animais ficarão em cativeiro por um tempo.
A ajuda médica para lidar com a raiva deve ser feita imediatamente se você estiver infectado com a raiva.
O médico vai fazer o tratamento Profilaxia pós-exposição (PEP) por meio da injeção da vacina anti-rábica para evitar que o vírus rábico cause infecção no sistema nervoso.
Se houver uma mordida, o médico primeiro lavará a ferida por 15 minutos usando sabão, água, detergente e uma solução de limpeza contendo iodo povidona para matar o vírus que causa a raiva.
Até agora, não existe um tratamento eficaz para curar se a infecção viral causou sintomas graves de raiva, como convulsões e distúrbios neurológicos.
Portanto, é importante que você esteja ciente de como a raiva é transmitida de animais para humanos e tome medidas para preveni-la.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!