Sistema respiratório humano: órgãos envolvidos e como eles funcionam

O ser humano médio respira cerca de 17-30 mil vezes por dia. Bem, para poder respirar corretamente, os humanos precisam ser sustentados por um sistema respiratório saudável. Além de confiar no nariz e nos pulmões para respirar, há uma variedade de outros órgãos e tecidos que desempenham um papel igualmente importante no sistema respiratório. Nada?

Por que os humanos respiram?

Normalmente, um ser humano adulto respira de 12 a 16 vezes por minuto em repouso. Respirar é o processo de inalar o ar que contém oxigênio e expelir o dióxido de carbono dos pulmões. Uma sequência de inspiração e expiração conta como 1 respiração. Este processo também é conhecido como sistema respiratório humano.

Você precisa de oxigênio para sobreviver. Várias funções corporais diárias, como digerir alimentos, mover membros ou mesmo apenas pensar por um momento, requerem a ingestão de oxigênio.

Relatório da American Lung Association, o sistema respiratório humano funciona para fornecer uma ingestão consistente de oxigênio para que todas as funções do corpo funcionem corretamente.

Enquanto o processo metabólico irá produzir gás dióxido de carbono como um produto residual que deve ser eliminado. O processo de remoção do dióxido de carbono também é responsabilidade do sistema respiratório.

Além disso, o sistema respiratório também protege o corpo de substâncias estranhas e partículas prejudiciais por meio de mecanismos de defesa naturais, como tosse, espirro e capacidade de engolir.

A respiração suave é o resultado do trabalho de cada um dos tecidos e órgãos que constituem o sistema respiratório humano. O sistema respiratório humano é dividido em duas partes, a saber, os órgãos respiratórios superiores e os órgãos respiratórios inferiores.

Órgãos do sistema respiratório superior

Órgãos do sistema respiratório superior e inferior

1. Nariz

O nariz é o principal portão de entrada e saída do ar toda vez que você respira. As paredes do nariz são cobertas por pêlos finos que funcionam para filtrar as impurezas do ar que você respira.

Além do nariz, o ar também pode entrar e sair da boca. Normalmente, a respiração pela boca é feita quando você precisa de mais ar (quando você está sem fôlego devido aos exercícios) ou quando seu nariz está entupido devido a resfriados e gripes.

2. Sinusite

Os seios da face são cavidades de ar nos ossos do crânio. Essas cavidades estão localizadas em ambos os lados do nariz, perto das maçãs do rosto, atrás dos ossos nasais, entre os olhos e no meio da testa.

No sistema respiratório humano, os seios da face ajudam a regular a temperatura e a umidade do ar que você respira pelo nariz.

3. Adenóides

As adenóides são tecido linfonodal da garganta. Dentro das adenóides existem nós de células e vasos sanguíneos conectores que transportam fluidos por todo o corpo.

As adenóides ajudam a combater infecções filtrando substâncias estranhas, como germes, e produzindo linfócitos para matá-los.

4. Amígdalas

Amígdalas são outro nome para amígdalas. As próprias amígdalas são nódulos linfáticos localizados nas paredes da faringe (garganta).

Na verdade, as amígdalas não são uma parte importante do sistema imunológico ou respiratório humano. Se as amígdalas estiverem infeccionadas e inflamadas, o médico pode removê-las ou removê-las cirurgicamente.

5. Faringe

A faringe (traquéia superior) é um tubo localizado atrás da boca e da cavidade nasal que os conecta a outro trato respiratório, a traquéia.

Como parte do sistema respiratório humano, a faringe funciona para canalizar o fluxo de ar do nariz e da boca para ser encaminhado para a traquéia (traqueia).

6. Epiglote

A epiglote é uma prega de cartilagem em forma de folha localizada atrás da língua, acima da laringe (caixa de voz).

Durante a respiração, a epiglote se abre para permitir que o ar entre na laringe e nos pulmões. No entanto, a epiglote se fecha enquanto comemos para evitar que alimentos e bebidas sejam inalados acidentalmente e causem asfixia.

Órgãos do sistema respiratório inferior

Órgãos do sistema respiratório superior e inferior

1. Laringe (caixa de voz)

A laringe é o lar de suas cordas vocais. Ele está localizado logo abaixo da junção do trato faríngeo, que se divide em traquéia e esôfago.

A laringe tem duas cordas vocais que se abrem quando inspiramos e fechamos para produzir som. Quando respiramos, o ar flui através das duas cordas vocais adjacentes, produzindo vibrações. Essa vibração é o que produz som.

2. Traqueia (traqueia)

A traqueia é parte integrante das vias aéreas e tem a função vital de transportar ar de e para os pulmões para a respiração.

A traqueia ou traqueia é um tubo largo e oco que conecta a laringe (caixa vocal) aos brônquios dos pulmões. Tem cerca de 10 cm de comprimento e menos de 2,5 cm de diâmetro.

A traqueia se estende da laringe até a parte inferior do esterno (esterno) e, em seguida, se divide em dois pequenos tubos chamados brônquios. Cada lado do pulmão possui um brônquio.

3. Costelas

As costelas são ossos que sustentam a cavidade torácica e protegem os órgãos internos do tórax, como o coração e os pulmões, de impactos ou choques.

As costelas se expandem e desinflam seguindo o movimento dos pulmões ao inspirar e expirar.

4. Pulmões

Os pulmões são um par de órgãos localizados nas costelas. Cada pulmão está em cada lado do tórax.

A principal função dos pulmões no sistema respiratório é acomodar o ar oxigenado que respiramos pelo nariz e distribuir esse oxigênio aos vasos sanguíneos para ser distribuído por todo o corpo.

5. Pleura

Os pulmões são revestidos por uma fina membrana chamada pleura. O revestimento pleural atua como um lubrificante, permitindo que os pulmões se expandam e esvaziem suavemente a cada respiração. O revestimento pleural também separa os pulmões da parede torácica.

6. Bronquíolos

Os bronquíolos são ramos dos brônquios que funcionam para canalizar o ar dos brônquios para os alvéolos. Além disso, os bronquíolos também funcionam para controlar a quantidade de ar que entra e sai durante o processo respiratório.

7. Álvéolos

Alvéolos ou alvéolos são pequenos sacos nos pulmões localizados nas extremidades dos bronquíolos. No sistema respiratório, os alvéolos funcionam como um local para a troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Nos alvéolos, também existem capilares dos vasos sanguíneos. Mais tarde, o sangue passará pelos capilares e será levado pelas veias e artérias.

Os alvéolos absorvem o oxigênio do ar transportado pelos bronquíolos e o fazem circular no sangue. Depois disso, o dióxido de carbono das células do corpo flui com o sangue para os alvéolos para ser exalado.

8. Tubos brônquicos

Nos brônquios dos pulmões, existem cílios na forma de minúsculos pêlos que se movem como ondas. O movimento das ondas ciliares leva o muco (catarro / muco / fluido) para o exterior da garganta. Os cílios também estão presentes nas narinas.

A função do muco ou catarro nos brônquios é evitar que poeira, germes ou outros objetos estranhos entrem nos pulmões. A tosse também pode ser uma forma de o sistema respiratório humano evitar que objetos estranhos entrem nos pulmões.

9. Diafragma

O diafragma é uma forte parede muscular que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Ao fazer a respiração abdominal, o diafragma se move para baixo e cria uma cavidade vazia para aspirar o ar. Também pode ajudar a expandir os pulmões.

Como funciona o sistema respiratório humano?

O processo de trabalho do sistema respiratório humano é freqüentemente chamado de sistema respiratório. Como explica o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, a respiração começa quando você inspira o ar pelo nariz e pela garganta. Depois disso, o ar descerá pela laringe e chegará à traqueia.

Conforme você inspira, o diafragma e os músculos entre as costelas se contraem para criar um espaço vazio na cavidade torácica. Isso é para que os pulmões possam aspirar o ar que você respira.

Depois que o ar que entra se move para o final da traquéia, o ar passa pelos brônquios e entra em ambos os pulmões. Depois disso, o ar flui para os bronquíolos, que continuam a encolher até chegar ao final do galho.

No final dos bronquíolos encontram-se minúsculos sacos de ar ou alvéolos. Quando o ar atinge os alvéolos, o oxigênio passa através da membrana para os pequenos vasos sanguíneos chamados capilares. Em vez disso, o dióxido de carbono do sangue nos capilares sai e entra nos alvéolos.

Depois que a troca de oxigênio e dióxido de carbono ocorre nos alvéolos, a cavidade torácica relaxa os músculos do diafragma de modo que o diafragma se solta. Isso permite que o dióxido de carbono suba para ser exalado pelos pulmões e, em seguida, exalado pelo nariz.

Doenças que atacam o sistema respiratório

Os órgãos do sistema respiratório desempenham um papel importante na captação e distribuição do oxigênio necessário ao corpo. No entanto, a função do sistema respiratório pode ser prejudicada devido ao ar que é inalado, especialmente se o ar contiver germes.

A ameaça de doenças não vem apenas de fora do sistema respiratório, alguns distúrbios respiratórios também podem vir do próprio sistema respiratório.

A seguir estão algumas das doenças comuns que atacam o sistema respiratório:

  • Tem resfriado
  • Influenza (gripe)
  • Asma
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Bronquite
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)