Como se livrar das veias varicosas naturalmente e medicamente

As varizes muitas vezes não são consideradas uma doença perigosa, por isso não são tratadas. Essa suposição é um exemplo do mito das veias varicosas. O motivo é que as veias varicosas suficientemente graves podem interferir nas atividades e causar complicações mais tarde na vida. Então, como se livrar das veias varicosas? Vamos, dê uma olhada nas várias etapas na revisão abaixo.

Estilo de vida saudável como forma de se livrar das veias varicosas

A presença de veias varicosas pode interferir na aparência da pele. O motivo é que essa condição geralmente ataca os vasos sanguíneos ao redor dos pés e das mãos. Embora tenha uma aparência perturbadora, essa condição geralmente pode ser eliminada.

Mudanças no estilo de vida são apontadas como uma forma de tratar as veias varicosas. Vamos discutir uma a uma as mudanças no estilo de vida que você pode fazer para superar os problemas a seguir com os vasos sanguíneos.

1. Diligente nos esportes

Não está confiante com o aparecimento de varizes nas pernas? Tente fazer exercícios regularmente todos os dias. Além de deixar seu corpo mais em forma, exercícios regulares também podem melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

Sim, acredita-se que os exercícios regulares sejam uma das maneiras naturais de melhorar o fluxo sanguíneo e, ao mesmo tempo, reduzir o inchaço nas veias, portanto, podem ser usados ​​como uma forma de se livrar das veias varicosas.

Por outro lado, se você ficar imóvel por muito tempo, é difícil para os vasos sanguíneos bombear o sangue com eficiência para o coração.

No entanto, nem todos os tipos de exercícios que você pode fazer. Consulte um médico para saber qual tipo de exercício é seguro para você.

Se você sentir dor durante o exercício, reduza a intensidade do exercício. Tente fazer os movimentos do exercício lentamente. A questão é: mantenha-se em movimento, de modo que o fluxo sanguíneo que se acumulou nas pernas possa ser regular novamente.

2. Mantenha o peso corporal ideal

Um dos fatores de risco para as veias varicosas é a obesidade. Isso pode ocorrer porque a obesidade pressiona os vasos sanguíneos, causando inchaço e dilatação das veias das pernas.

Em muitos casos, as veias varicosas experimentadas por pessoas com sobrepeso tendem a ser mais difíceis de remover, porque se alargaram e se tornaram mais inflamadas.

Portanto, antes que seja tarde demais, tente conseguir o peso ideal como forma de se livrar das varizes.

Além de exercícios diligentes, manter o peso também pode ser feito prestando-se atenção à ingestão de alimentos que você consome diariamente. Alimentos como gorduras trans, açúcar, cafeína, álcool e alimentos processados ​​podem causar danos arteriais.

Esses alimentos geralmente também são ricos em sal. Portanto, evite comer alimentos que contenham principalmente açúcar, sal ou gordura saturada.

Em vez disso, certifique-se de que o alimento que você consome diariamente contenha uma nutrição balanceada composta de carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas. Não se esqueça, preencha também a ingestão de vitaminas e minerais provenientes de vegetais e frutas.

Verifique seu peso ideal com a calculadora de IMC para saber se seu peso é ideal ou não.

3. Evite mergulhar em água quente por muito tempo

A Academia Americana de Dermatologia afirma que evitar os banhos quentes pode ser uma forma de se livrar das veias varicosas.

O hábito de tomar banho em água quente por muito tempo pode piorar os sintomas das veias varicosas que surgem. Portanto, é melhor você escolher um banho com água morna do que ficar de molho por muito tempo.

4. Não fique de pé ou sente por muito tempo

A próxima maneira que você pode fazer para curar as veias varicosas é evitar ficar sentado ou em pé por longos períodos.

Tente dar uma curta caminhada depois de ficar sentado por 30 minutos e vice-versa. Você também pode fazer alongamentos simples para melhorar o fluxo sanguíneo no corpo.

Você também pode deitar por um momento e colocar os pés em uma posição mais elevada. Use três ou 4 pilhas de travesseiros como banquinho.

Essa ação é feita para melhorar o fluxo sanguíneo ao redor das pernas, por isso pode ajudar a tratar as veias varicosas.

5. Evite saltos altos

O uso desses sapatos causa muito estresse em seus pés. Portanto, se você tiver varizes nos pés, esses tipos de calçados devem ser evitados. Em vez disso, escolha sapatos sem salto que sejam melhores para as veias ao redor dos pés.

Ao evitar o salto alto, isso significa que você evita que as veias varicosas piorem e isso ajuda na eficácia de outras formas de tratar as veias varicosas que você também está fazendo.

Como se livrar das veias varicosas com a ajuda de um médico

Se o inchaço nas veias já for grande e se espalhando, talvez você não consiga se livrar das veias varicosas dessa forma. Você precisa da ajuda de um médico para procedimentos médicos para curar as veias varicosas nas pernas.

No entanto, antes de determinar qual procedimento você fará, o médico geralmente fará primeiro um exame físico. Além de verificar seu histórico médico, seu médico pode pedir que você se levante e verifique se as veias de suas pernas estão inchadas.

Não hesite em apresentar uma reclamação ao médico sobre a intensidade da dor na perna que apresenta varizes.

O médico também pode realizar um teste de ultrassom para ver se as válvulas nos vasos sanguíneos estão funcionando normalmente ou não. Este teste também pode verificar o tamanho de um coágulo sanguíneo. Depois que o médico tiver concluído o exame, ele poderá determinar qual procedimento é apropriado para sua condição.

Aqui estão várias maneiras que os médicos recomendam para se livrar das veias varicosas.

1. Uso de meias de compressão

As meias de compressão são especialmente projetadas para comprimir seus pés de maneira estável e aumentar a circulação.

As meias para as veias varicosas se prendem aos tornozelos e se soltam gradualmente à medida que você move os pés. Com o uso dessas meias, o sangue será empurrado e fluirá para cima em direção ao seu coração.

No entanto, as meias de compressão não são adequadas para todos. Portanto, você deve se submeter a um teste de Doppler ou sonda para verificar sua circulação sanguínea.

Além de melhorar a circulação sanguínea, esse método também pode aliviar a dor, o desconforto e o inchaço nas pernas causados ​​por varizes.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, as meias de compressão podem ser um tratamento de longo prazo para as veias varicosas, se todos os outros tratamentos não forem adequados para você.

As meias de compressão estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e pressões diferentes. Para a maioria das pessoas com varizes, os médicos prescreverão meias classe 1 (compressão leve) ou classe 2 (compressão moderada).

Você pode precisar usar meias de compressão para o resto de sua vida se tiver incompetência das veias profundas (bloqueio ou problemas com válvulas nas veias profundas das pernas).

Nessas circunstâncias, você deve usar meias de compressão, embora tenha feito uma cirurgia para tratar algumas veias varicosas.

2. Tratamento a laser

O tratamento a laser pode ajudar a remover pequenas veias varicosas ou vasinhos ( Veias de aranha) .

O médico ou profissional médico direcionará um feixe de laser para a parte do corpo que apresenta veias varicosas. O forte feixe de luz fará com que os vasos sanguíneos desapareçam lentamente e desapareçam.

Se você tem medo de agulhas, esse procedimento é a melhor opção. A razão é que o procedimento a laser não requer incisões ou agulhas. Mesmo assim, esse procedimento ainda tem efeitos colaterais dos quais você precisa estar ciente.

Alguns dos possíveis efeitos colaterais incluem danos aos vasos sanguíneos, coágulos sanguíneos, hematomas, infecções, queimaduras solares e lesões nervosas. Pergunte ao seu cirurgião mais sobre esses possíveis efeitos colaterais.

3. Escleroterapia como forma de se livrar das veias varicosas

A escleroterapia é um procedimento médico para remover as veias varicosas por meio da injeção de uma substância química chamada esclerosante nas veias das pernas.

Esses produtos químicos são eficazes para ajudar a contrair os vasos sanguíneos e desvanecer as veias varicosas que aparecem na superfície da pele.

Além disso, a escleroterapia também pode ser a solução certa para aqueles que desejam tratar vasinhos ( Veias de aranha ).

Em algumas semanas, o ideal é que os vasos sanguíneos coagulados nas pernas ou outras partes do corpo desapareçam. Infelizmente, você precisa fazer esse procedimento várias vezes para obter o máximo de resultados.

Além disso, esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais desse procedimento. Sim, como acontece com vários outros procedimentos médicos, a escleroterapia para remover as veias varicosas também tem efeitos colaterais.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, incluindo inchaço e hematomas no local da injeção. Em casos graves, também podem ocorrer coágulos sanguíneos.

4. Cateter com energia de laser

Se as suas veias varicosas já estão dilatadas, um cateter com energia laser pode ser a melhor solução. Em geral, o cateter de energia do laser é realmente semelhante ao método anterior do laser.

A diferença é que, neste procedimento, o médico pode primeiro envolver uma pequena incisão na perna para inserir um tubo fino na veia dilatada.

Após a entrada bem-sucedida, a ponta do cateter passará por um processo de aquecimento usando ondas de rádio ou energia laser.

Bem, quando o cateter é puxado para fora, a energia do calor pode destruir as veias dilatadas e encolhê-las.

5. Flebectomia como forma de remover as veias varicosas

A flebectomia é uma cirurgia para veias varicosas por meio de pequenas incisões. Este procedimento é eficaz para remover pequenas veias varicosas localizadas na superfície da pele sem dor.

Embora envolva uma incisão, esse procedimento raramente causa o aparecimento de tecido cicatricial. Para reduzir a dor, seu médico pode aplicar um anestésico local na área do problema.

6. Endoscopia venosa

Você já fez essas várias maneiras, mas as veias varicosas também não vão embora? Não seja desencorajado! O motivo é que existe outro procedimento médico que você pode fazer, a saber, uma endoscopia venosa.

Este procedimento é geralmente o último recurso se vários outros procedimentos médicos para remover as veias varicosas não funcionarem. Endoscopia venosa em casos de veias varicosas graves que causam úlceras nas pernas.

O médico fará uma pequena incisão na área afetada pelas veias varicosas. Depois disso, o médico inserirá um pequeno tubo especial com uma câmera na extremidade. Através da tela do monitor, o médico irá levantar e fechar as veias afetadas pelas varizes.

Embora o processo possa parecer assustador, você pode retomar suas atividades normais após algumas semanas.

7. Remoção da veia e ligadura

Geralmente, a remoção da veia e os procedimentos de ligadura são apenas para casos graves de veias varicosas. As veias afetadas por varizes serão amarradas antes de começarem a se espalhar para outras veias mais profundas.

Se a ligação não for possível, o seu médico pode remover a veia através de uma pequena incisão na pele.

Seu médico pode lhe dar anestesia geral para que você adormeça durante o procedimento. O tempo de recuperação para este procedimento varia de 1 a 4 semanas.