Lave o nariz e como borrifar o nariz para superar alergias

Irrigação nasal e spray nasal (spray nasal) é um tratamento bastante comum para pessoas com alergias nasais, rinite alérgica e sinusite. Ambos podem ser usados ​​para limpar a cavidade nasal e aliviar sintomas como congestão nasal, espirros e produção excessiva de muco.

Você pode escolher a irrigação nasal ou spray nasal se não quiser tomar medicamentos para a rinite alérgica na forma de bebida ou outros. Para que o tratamento funcione de maneira ideal, o que você precisa prestar atenção ao realizar a irrigação nasal e escolher spray nasal ?

Como fazer irrigação nasal

Também conhecido como " ducha nasal ”E lavagem nasal, irrigação nasal usando duas coisas simples: solução salina / NaCl e ferramentas especiais. O dispositivo pode ter a forma de um lota ou uma seringa de 10 cc, com a agulha removida.

O líquido para lavar o nariz não deve vir da água da torneira. A razão é que a água da torneira não é necessariamente isenta de germes, por isso é perigosa para a saúde nasal. Use uma solução salina de NaCl que você mesmo pode fazer ou vender na farmácia.

A solução salina tem pH e conteúdo semelhantes aos dos fluidos corporais, por isso não perturba o equilíbrio das bactérias no nariz. Essa solução também mantém os minúsculos pêlos do nariz saudáveis ​​e bem tratados.

Além disso, a solução salina também ajuda a diluir o muco que causa congestão nasal. É por isso que lavar o nariz com solução salina é eficaz no tratamento dos sintomas em pessoas que sofrem de rinite alérgica e sinusite.

Se você quiser fazer sua própria solução salina, misture três colheres de chá de sal não iodado e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Armazene esta mistura em um recipiente fechado e limpe o frasco antes de usar.

Quando quiser lavar o nariz, dissolva a mistura de sal e bicarbonato de sódio em uma xícara de água limpa fervida e resfriada em temperatura ambiente. Você pode despejá-lo diretamente em um lota ou seringa.

Se todos os materiais e equipamentos estiverem prontos, aqui estão as etapas que você precisa realizar:

1. Como lavar o nariz com um pote lota

O lota é um recipiente especialmente projetado para limpar o muco do nariz. Tem o formato de um bule, mas com a ponta do focinho mais longa e reta para atingir a parte interna do nariz.

Antes de usar um lota, certifique-se de lavá-lo bem. O uso de um lota aumenta o risco de infecção por germes, incluindo parasitas nocivos N. fowleri. A melhor maneira de evitar isso é manter o lota limpo.

Este dispositivo canalizará a solução salina para uma narina e, em seguida, a solução sairá pela outra narina. O líquido que sai também carrega muco e sujeira para fora do nariz. Veja como lavar o nariz usando um pote lota.

  1. Despeje a solução salina preparada no lota. Em seguida, fique em frente à pia, inclinando a cabeça para a esquerda.
  2. Insira delicadamente a ponta do lota na narina direita. Certifique-se de que não haja fendas e que o lota não esteja tocando a barreira entre as duas narinas.
  3. Enquanto respira pela boca, incline o lota para que a solução salina entre pela narina direita e saia pela esquerda.
  4. Continue fazendo as etapas anteriores até que a solução salina do lota se esgote.
  5. Depois que a solução salina acabar, remova o lota da narina e volte a erguer a cabeça.
  6. Tente respirar pelo nariz para remover qualquer solução salina residual.
  7. Use um lenço de papel ou pano para absorver a solução salina e qualquer muco remanescente na cavidade nasal.
  8. Repita os mesmos passos em sua narina esquerda.

Sempre limpe o lota antes e depois de usá-lo. Você pode manter um lota estéril fervendo-o em água fervente por alguns segundos. Seque com um pano limpo e guarde em local fechado.

Causas e gatilhos da rinite alérgica perto de você

2. Como lavar o nariz com uma seringa

A seringa tem a mesma função de um lota, que é canalizar a solução salina de uma narina para ser expelida pela outra narina. No entanto, a seringa é mais fácil de controlar e inserir na cavidade nasal.

Veja como lavar o nariz com uma seringa:

  1. Despeje a solução salina que você preparou na seringa. Em seguida, fique em frente à pia, inclinando a cabeça para a esquerda.
  2. Insira suavemente a ponta da seringa na narina direita. Certifique-se de que não haja fendas e que o lota não esteja tocando a barreira entre as duas narinas.
  3. Enquanto respira pela boca, pressione a ponta da seringa para que a solução salina entre na narina direita e saia pela narina esquerda.
  4. Tome cuidado para não permitir que a solução salina entre no esôfago. Você pode precisar ajustar a posição da cabeça até encontrar a posição certa.
  5. Depois que a solução salina na seringa for usada, remova a solução salina e o muco remanescente no nariz cheirando o nariz.
  6. Limpe o nariz com um lenço de papel ou pano limpo.
  7. Repita os mesmos passos em sua narina esquerda.

Não se esqueça de reesterilizar a seringa usada com água fervente. Seque com um pano limpo e guarde em local seguro e fechado até a hora de usá-lo novamente.

A lavagem nasal deve ser feita apenas uma vez por dia à noite. Isso limpará simultaneamente toda a sujeira que entra e se acumula no nariz depois de respirar o ar externo por um dia.

Medicamento spray nasal para tratar alergias

Spray nasal ou spray nasal é um medicamento usado na área do nariz e seios da face. Este medicamento líquido é útil para tratar sinusite e sintomas de alergia, como espirros, nariz entupido, coriza e assim por diante.

Os sprays nasais vêm em dois tipos, a saber, frascos de spray regulares ( garrafa de bomba ) e pequenas latas pressionadas em garrafas ( vasilha pressurizada ) Ambos podem ser adquiridos em farmácias com ou sem receita médica.

Freqüentemente, os medicamentos que são colocados em sprays nasais são descongestionantes. Os descongestionantes atuam diluindo o muco do nariz para que você possa respirar mais facilmente.

Além dos descongestionantes, os sprays nasais para alergias às vezes também contêm medicamentos para alergia na forma de:

  • Anti-histamínicos (azelastina, olopatadina),
  • Corticosteróides (budesonida, furoato de fluticasona, mometasona),
  • estabilizador de mastócitos (cromoglicato de sódio), ou
  • Ipraptorium.

Embora alguns sprays nasais possam ser comprados sem receita em farmácias, ainda é aconselhável consultar um médico. Porque, spray nasal pode agravar alergias se não for usado de acordo com as regras.

Depois de encontrar um spray nasal adequado, a próxima etapa é usar esse medicamento de maneira adequada. Aqui estão as etapas para usar a droga: spray nasal de acordo com o tipo de embalagem:

1. Bomba de spray nasal

O spray nasal comum tem a forma de um pequeno frasco com um gargalo especialmente projetado para facilitar o bombeamento pelos usuários. Como usá-lo é o seguinte:

  1. Expire lentamente para limpar o muco do nariz antes de usar o medicamento.
  2. Abra a tampa do frasco do spray nasal e agite algumas vezes. Pulverize no ar até que o líquido seja liberado.
  3. Incline a cabeça para a frente e expire lentamente.
  4. Segure a garrafa com o polegar na parte inferior e os dedos indicador e médio na parte superior.
  5. Use os dedos da outra mão para fechar a narina que não está recebendo o medicamento.
  6. Pressione a bomba com os dedos indicador e médio até que o líquido saia. Ao mesmo tempo, inale o líquido pelas narinas.
  7. Faça o mesmo com a outra narina.

2. Spray nasal em latas

Spray nasal A lata tem a mesma função de um spray nasal em forma de bomba. A diferença é que esse produto é equipado com embalagem em lata para regular a pressão do respingo do medicamento pulverizado.

Veja como usar um spray nasal em forma de lata:

  1. Expire lentamente para limpar o muco do nariz antes de usar o medicamento.
  2. Certifique-se de que a lata pequena se encaixa perfeitamente no lugar. Agite a pequena lata de remédio líquido várias vezes antes de usá-la.
  3. Aponte a cabeça para cima e expire lentamente.
  4. Segure o spray nasal colocando o polegar na parte inferior do medicamento e o dedo indicador na parte superior.
  5. Use os dedos da outra mão para fechar a narina que não está recebendo o medicamento.
  6. Pressione suavemente a lata no lugar enquanto inala o medicamento pela narina descoberta.
  7. Faça o mesmo com a outra narina.
  8. Tanto quanto possível, tente não espirrar ou corar logo após usar este medicamento.

Complicações da rinite alérgica não tratada

Irrigação nasal e spray nasal bastante confiável para quem sofre de alergia e sinusite que não deseja tomar medicamentos. No entanto, você certamente terá de usá-lo de maneira adequada para que os benefícios do tratamento sejam sentidos de forma otimizada.

Nenhum desses tratamentos deve ser usado a longo prazo. Se os sintomas nasais não melhorarem ou piorarem, pare o tratamento e converse com um alergista para obter o tratamento correto.