Guia de alimentação do bebê de 1 ano que deve ser compreendido

As crianças que pisam um ano geralmente começam a ser exigentes com a comida e gostam de comer na boca. Mudanças nos hábitos alimentares de bebês de 1 ano ou 12 meses são mais ou menos influenciadas por mudanças no cardápio alimentar diário. Para superar seu comportamento na hora das refeições, deve-se ajustar as opções alimentares para bebês de 1 ano ou 12 meses, de forma que ainda atendam às suas necessidades nutricionais diárias.

Desenvolvimento de habilidades de alimentação do bebê de 1 ano

Um pouco diferente da idade anterior, na idade deste primeiro ano, o seu filho costuma ser bastante adepto de comer com as mãos.

Mesmo que ele não consiga usar uma colher ou outros utensílios de cozinha adequadamente, pode-se dizer que sua capacidade de coordenar as mãos enquanto come é confiável.

Ao pegar, segurar e até colocar o alimento na boca, bebês de 1 ano ou 12 meses conseguem fazê-lo com flexibilidade.

No entanto, isso não significa que você pode liberar seu filho livremente enquanto come. De vez em quando, você ainda deve prestar atenção às atividades que seu filho faz enquanto come.

A razão é que ainda existe a possibilidade de um bebê de 12 meses engasgar ao comer certos tipos de alimentos.

Se o tamanho da comida for bastante grande ou tiver uma textura dura, como Pipoca, pode ficar preso na garganta do pequeno.

Mas o resto, na idade de 12 meses, os bebês tendem a ser mais ativos para aprender e explorar mais sobre os alimentos.

O aprendizado de um bebê de 1 ano ou 12 meses sobre a alimentação começa desde como comer, até que seja fácil experimentar vários tipos de alimentos.

Embora pareça mais fácil se adaptar às várias formas de alimentação, os bebês de 12 meses geralmente ainda não conseguem mastigar perfeitamente.

Somente após a idade de mais de 1 ano ou 12 meses, as crianças geralmente começarão a se tornar proficientes no uso de talheres sozinhas.

Como pai, sua função é acompanhar e apoiar todas as etapas de seu desenvolvimento.

Gentilmente, lembre quando a criança está errada e dê a ela a oportunidade de praticar suas habilidades para que possa comer de maneira boa e correta.

Qual é a melhor comida para um bebê de 1 ano ou 12 meses?

Na idade de 1 ano ou 12 meses, os bebês são mais aptos a mastigar uma variedade de alimentos sólidos.

Alimentos sólidos para bebês de 1 ano ou 12 meses podem ser processados ​​a partir de arroz, carne, ovos, frango, brócolis, chuchu, macarrão, pão, maçã, melão, melancia e outros.

Isso ocorre porque o número de dentes das crianças que crescem costuma ser muito maior, tornando mais fácil para elas mastigarem.

É por isso que aos 1 ano ou 12 meses a textura da comida para bebês costuma ser muito mais densa e pesada, semelhante a um cardápio de refeição familiar.

Na verdade, geralmente, as crianças também conseguem comer sozinhas, sem precisar de muita ajuda sua ou de outras pessoas como a idade anterior.

Crianças de um a dois anos precisam de tanto quanto 1000-1400 calorias por dia. Além do leite materno, o número de calorias pode ser obtido de vegetais, frutas, fontes de carboidratos, fontes de proteína animal e vegetal e leite.

Bebê de 1 ano ainda precisa de leite materno

De fato, a quantidade de amamentação para bebês de 1 ano não é tanto quanto quando tinham menos de 6 meses (aleitamento materno exclusivo). No entanto, isso não significa que o bebê possa ser separado do leite materno.

Porque basicamente, o leite materno ainda deve ser dado até a criança ter dois anos de idade. Isso ocorre porque o conteúdo do leite materno ainda contribui com uma série de calorias e nutrientes necessários para as crianças em um dia.

Se não for possível, consulte o seu médico a respeito da alimentação com fórmula para crianças.

Tipos de alimentos para bebês de 1 ano ou 12 meses

Enquanto isso, de acordo com a UNICEF, aqui estão várias variações de fontes de alimentos que devem ser dadas a crianças de 1 ano ou 12 meses:

  • Arroz, tubérculos, trigo e sementes como fonte de carboidratos
  • Carne vermelha, frango, peixe e fígado bovino como fontes de proteína animal
  • Nozes, tofu e tempeh como fonte de proteína vegetal
  • Vegetais e frutas como fonte de vitaminas, minerais e fibras
  • Ovos como fonte de proteína, gordura, vitaminas e minerais
  • Produtos derivados de leite, como leite, queijo, iogurte e assim por diante

Você precisa trabalhar para oferecer ao seu bebê de 12 meses uma dieta saudável. Lembre-se de que a escolha dos alimentos de seu filho depende de você.

Escolha alimentos saudáveis ​​para dar às crianças. O tamanho do estômago da criança ainda é pequeno, então encha o estômago da criança com comida saudável, não apenas comida que só enche o estômago sem ser capaz de atender às necessidades nutricionais da criança.

Limite alimentos açucarados e alimentos com calorias vazias para dar às crianças. Além de ser menos nutritivo, frequentemente dar alimentos doces também pode prejudicar os hábitos alimentares saudáveis ​​das crianças.

Teme-se que as crianças prefiram comer alimentos doces e não queiram comer se receberem alimentos de sabor menos forte ou insípido. Exemplos desses alimentos incluem vegetais e frutas.

Quantas porções de comida por dia para um bebê de 1 ano?

Se no início de conhecer a comida para bebê dava uma textura macia, mesmo com porções e frequência de alimentação que não fossem demais, não mais.

Antes de entrar na idade de 1 ano ou 12 meses, os bebês aprenderam a reconhecer texturas e tipos de alimentos gradualmente.

Com isso, agora que estão com exatamente 1 ano ou 12 meses de idade, os bebês se adaptaram bastante e estão acostumados a várias texturas e tipos de alimentos.

Portanto, a porção e a frequência com que comer um bebê de 12 meses serão muito maiores do que na idade anterior.

Além do mais, este bebê de 1 ano ou 12 meses precisa de aprox 1000-1400 calorias por dia. Além de fornecer a refeição principal, pode ser complementada com a oferta de lanches ou lanches para que essas necessidades calóricas sejam atendidas.

Você pode alimentar seu filho de 3 a 4 vezes ao dia, com frequência de alimentação em torno de 1 a 2 vezes ao dia.

Enquanto isso, para a quantidade ou porção de comida para bebê de 1 ano ou 12 meses, você pode aumentar lentamente a quantidade de comida para um copo medindo 250 mililitros (ml).

A porção e a frequência da comida foram ajustadas para que as necessidades das crianças em um dia possam ser atendidas adequadamente.

Dicas para alimentar um bebê de 1 ano

Portanto, na verdade não há diferença entre a comida que você ingere e a de um bebê de 1 ano ou 12 meses. Porém, a porção de comida e a forma como é dada ainda precisam ser ajustadas às habilidades da criança.

Para não se confundir, aqui estão algumas dicas de alimentação para bebês de 1 ano ou 12 meses:

1. Preste atenção à comida para bebês de 1 ano

O UNICEF recomenda alimentar um bebê de 12 meses com comida cortada, fatiada ou manuseada facilmente.

2. Sirva uma variedade de papinhas de bebê de 1 ano com diferentes texturas

Nesse momento, é importante que você incentive seu bebê a experimentar diferentes sabores e texturas de alimentos, mesmo com 1 ano ou 12 meses de idade.

Dessa forma, a língua da criança fica familiarizada com determinados alimentos. Também pode impedir que as crianças sejam comedores exigentes.

3. Liberte as crianças para aprenderem a comer sozinhas

Em primeiro lugar, deixe a criança escolher e manusear sua própria comida, enquanto ocasionalmente permite que ela use uma colher e um garfo especiais.

Normalmente na idade de cerca de 15-18 meses, a capacidade da criança de usar o equipamento é suficientemente treinada porque ela está acostumada a segurá-lo.

Além de ser capaz de treinar sua independência, aprender a comer por conta própria também irá treinar a coordenação entre os olhos, as mãos e a boca da criança.

4. Seja ativo ao alimentar crianças

Para os pais, você deve estar sempre ativo e responsivo ao alimentar bebês de 1 ano ou 12 meses, como:

  • Seja paciente e continue incentivando as crianças a quererem comer.
  • Não force seu filho a comer demais.
  • Use um prato especial para ver se seu filho come toda a comida ou quanto sobrou se não comer.

5. Adote uma programação alimentar regular

A Associação de Pediatras da Indonésia (IDAI) também recomenda que você faça uma programação alimentar regular todos os dias.

Isso é para que as crianças se acostumem a comer em horários regulares todos os dias, para que possam continuar até a idade adulta.

6. Mantenha os utensílios de cozinha e alimentação limpos

Não se esqueça de sempre manter a limpeza durante o processo de processamento e alimentação. Aqui estão as regras que devem ser obedecidas ao dar comida para bebês de 1 ano ou 12 meses:

  • Mantenha limpo o equipamento usado para cozinhar e alimentar bebês.
  • Lave as mãos da mãe e do bebê antes e depois de comer com sabão e água corrente.
  • Lave as mãos da mãe com sabão e água corrente antes de processar a comida do bebê e depois de usar o banheiro e limpar as fezes do bebê.
  • Guarde a comida que será dada ao bebê em um local limpo e seguro.
  • Tábuas de corte separadas e facas usadas para cortar alimentos crus e cozidos.

7. Evite que as crianças comam enquanto fazem outras atividades

Tanto quanto possível, tente manter a criança sentada calmamente à mesa e cadeiras enquanto come. Evite comer enquanto assiste TV, usando gadgets ou apenas brincando com seu brinquedo favorito.

A razão é que, na verdade, isso confunde sua mente de modo que faz com que a criança não se concentre enquanto come.

8. Não há problema em adicionar um pouco de açúcar e sal

Por fim, não hesite em adicionar um pouco de açúcar e sal para saborear a comida das crianças de 1 ano.

Se a adição de açúcar e sal realmente deixa a criança mais entusiasmada para terminar a comida que você serve, é claro que tudo bem.

Isso certamente é muito melhor do que uma criança que não termina sua comida, ou mesmo se recusa a comê-la porque tem um gosto insosso.

No entanto, preste atenção na quantidade de açúcar e sal que você mistura em uma tigela de comida para bebê de 1 ano ou 12 meses.

Porque você só se limita a dar uma pitada ou um pouquinho na ponta da colher.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌