Cartilagem: tipos, funções e riscos de doenças •

Você já ouviu falar em cartilagem? A cartilagem é o tecido conjuntivo em várias partes do corpo. Antes de se tornar osso, o corpo humano era composto de cartilagem. À medida que cresce, a cartilagem lentamente se transforma em osso comum. No entanto, alguns sobrevivem e formam várias partes do corpo, como o lóbulo da orelha. A seguir está uma explicação dos tipos, funções e vários problemas de saúde na cartilagem.

Tipos de cartilagem

A cartilagem é um tecido conjuntivo resistente, mas flexível, que pode ser encontrado em muitas partes do corpo. Se tocar a ponta do nariz ou a parte externa da orelha, é assim que se parece a textura desse tecido conjuntivo. Esse tecido consiste em água e uma substância semelhante a um gel conhecida como matriz.

Aqui estão alguns tipos de cartilagem, a saber:

1. Hialin

Hialina é o tipo de cartilagem mais comum que você encontra no corpo. Esse tipo pode ser encontrado na laringe, nariz, costelas e traquéia. Esse tecido conjuntivo tem textura flexível e elástica. Mesmo assim, o hialino pode suportar a pressão até certo ponto.

Além desses órgãos, você também pode encontrar a hialina como uma camada superficial dos ossos, geralmente revestindo as articulações e servindo como uma almofada. Você também pode se referir a ele como cartilagem articular.

Hialina é a cartilagem que contém muitas fibras de colágeno que podem aumentar sua própria força. Mesmo assim, o hialino é na verdade o tipo mais fraco quando comparado aos outros tipos.

2. Elástico

O próximo tipo é a cartilagem elástica, que normalmente você encontrará facilmente no ouvido ou na epiglote, que está localizada na garganta. Além disso, esse tipo também pode ser encontrado no nariz e na traqueia.

O tipo elástico consiste em uma matriz contendo muitas fibras elásticas e colágeno tipo II. Não é à toa que a textura desses ossos tende a ser em borracha.

3. Fibroso

O último tipo de tecido conjuntivo pode ser encontrado em almofadas especiais conhecidas como meniscos. No entanto, você também pode encontrá-los na coluna vertebral como vértebras. Essa almofada é certamente muito importante para reduzir o atrito entre as articulações, como pode ocorrer no joelho.

Dos outros tipos, os médicos dizem que este é o mais forte. Além disso, esse tipo possui uma camada espessa e forte de fibras de colágeno.

Funções da cartilagem

Aqui estão algumas das funções desta rede de conexão:

  • Ajuda os ossos a se moverem sem causar atrito.
  • Dá forma a certas partes do corpo, como nariz e orelhas.
  • Oferece proteção aos ossos para evitar que eles colidam uns com os outros.
  • Apoia o corpo em crianças quando ele ainda não se transformou em ossos comuns.

Problemas de saúde que podem afetar a cartilagem

Vários são os problemas de saúde ou doenças que podem interferir no funcionamento desse tecido conjuntivo, a saber:

1. Condromalácia patelar

Esta é uma doença que ataca a cartilagem na área do joelho ou você pode chamá-la de dor no joelho. A condromalácia patelar é uma condição em que há amolecimento e danos ao tecido ósseo mole sob a rótula.

A dor que você sente geralmente ocorre quando os ossos do joelho e da coxa se esfregam. Essa condição geralmente ocorre porque você usa muito os joelhos, principalmente em atividades físicas intensas, como exercícios.

Geralmente, as pessoas propensas a essa condição são aquelas que estão acima do peso, com lesões na região, corredores, bicicletas, jogadores de futebol e meninas adolescentes.

2. Costocondrite

Costocondrite é a inflamação da cartilagem que conecta as costelas ao esterno. A dor que aparece pode ser porque a costocondrite causa uma dor semelhante a um ataque cardíaco ou várias outras doenças cardíacas.

Normalmente, além da dor, haverá um inchaço concomitante. No entanto, não há uma causa definida para a costocondrite. Portanto, o tratamento para essa doença é mais focado em reduzir a dor enquanto se espera que seu estado melhore.

Costocondrite é uma condição permanente. Isso significa que a doença pode desaparecer por conta própria com o tempo. Infelizmente, essa condição pode durar semanas ou até mais.

3. Osteoartrite

Um tipo de artrite ocorre quando a cartilagem que protege e amortece o osso se desgasta com o tempo. Na verdade, a osteoartrite pode ocorrer em qualquer articulação, mas essa condição afeta mais frequentemente as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

Ao sentir esta condição, não só dor, você experimentará inchaço, dificuldade em mover as articulações afetadas. Você pode tratar ou aliviar os sintomas dessa condição. No entanto, você não pode reparar articulações ou cartilagens que foram danificadas.

Portanto, evite essa condição fazendo exercícios regularmente, mantendo um peso corporal ideal e tomando medicamentos para retardar o progresso da doença.

4. Acondroplasia

De acordo com o National Center of Advancing Translational Sciences, a acondroplasia é um problema de saúde que impede que a cartilagem se transforme em osso maduro. Isso causa nanismo ou altura abaixo da média, movimento limitado do cotovelo, cabeça maior e dedos pequenos.

Na verdade, não só isso, a acondroplasia pode causar outros problemas de saúde. Por exemplo, problemas respiratórios, obesidade, infecções de ouvido persistentes e lordose ou um tipo de distúrbio da coluna vertebral.

Pessoas com essa condição podem apresentar crescimento motor mais lento do que pessoas de sua idade. No entanto, essa condição não afetou sua função cognitiva. Você pode superar essa condição submetendo-se a medicação, cirurgia para tratar distúrbios da coluna e outros distúrbios musculoesqueléticos que os acompanham.

5. Condroma

Um condroma é a aparência de um tumor feito de cartilagem. Na verdade, esse problema é bastante raro. Normalmente, esses tumores benignos crescem gradualmente nos seios da face e nos ossos do crânio. No entanto, os condromas também podem ocorrer nas mãos, pés, braços, coxas e costelas.

Se essa condição se formar na cavidade da medula espinhal, você pode chamá-la de econdroma. No entanto, se se formar na superfície do osso, você pode chamá-lo de condroma periosteal.