Quando você é recém-casado, você pode se perguntar se você ou seu parceiro podem engravidar de apenas um sexo. Da mesma forma, para aqueles de vocês que não têm planos de ter filhos em um futuro próximo, é natural se preocupar em engravidar depois de fazer sexo na noite passada. No entanto, é verdade que você pode engravidar mesmo que só faça sexo uma vez com seu parceiro? Confira a explicação completa abaixo.
Você pode engravidar apenas fazendo sexo uma vez?
Você certamente sabe que existem atividades sexuais que podem engravidar, mas também existem aquelas que não o fazem. A seguir estão algumas atividades sexuais que não podem engravidar se você fizer isso:
- Se beijando
- Masturbação
- Sexo oral
- sexo anal
- Ejaculação na piscina
Enquanto isso, o que pode fazer com que uma mulher engravide?
- Penetração, que ocorre quando um homem insere seu pênis na vagina de uma mulher.
- Uma ampla variedade de atividades em que o sêmen é expelido pela vagina.
De acordo com um artigo publicado no site do Departamento de Saúde de Utah, uma mulher que faz sexo sem contracepção, mesmo uma vez, tem chance de engravidar.
Portanto, se você praticar uma das duas atividades sexuais com potencial para engravidar, mesmo que só faça uma vez, isso não exclui a gravidez.
A razão pela qual as mulheres engravidam depois de fazer sexo uma vez
Você sabia que tentar engravidar não precisa ser repetido? Ou seja, até mesmo fazer sexo uma vez ainda dá a você a oportunidade de engravidar.
Contanto que você faça isso no momento certo, uma mulher pode engravidar na primeira vez que fizer sexo com seu parceiro. Ou seja, se mulheres e homens estão no período fértil, o processo de fertilização entre os espermatozoides e os óvulos pode ocorrer.
A gravidez ocorre quando o espermatozóide do homem encontra e fertiliza um óvulo. O esperma pode sobreviver na trompa de Falópio por até sete dias após a atividade sexual. Se o processo de fertilização for bem-sucedido, mesmo que você faça sexo apenas uma vez, você pode engravidar. Uma mulher não pode engravidar se a fertilização não for bem-sucedida.
Quando a relação sexual é feita uma vez, quando a mulher está no período fértil, também existe a possibilidade de engravidar.
Mas isso também depende da condição do esperma, porque para chegar ao óvulo, o esperma deve passar pela trompa de Falópio, onde nem todos os espermatozoides que chegam podem sobreviver. Se a qualidade do esperma produzido for boa, as chances de gravidez são altas.
Como você pode saber se está grávida depois de fazer sexo uma vez?
Depois de fazer sexo uma vez, você pode fazer um teste para descobrir se está grávida ou não. Você pode comprar um pacote de teste na farmácia, ler as instruções e fazer o teste você mesmo em casa.
Para saber se você está grávida ou não depois de fazer sexo uma vez, é preciso tirar a urina e esperar um pouco até que o dispositivo lhe diga a resposta. Você também pode consultar um médico, se não tiver certeza sobre como usar pacote de teste. Então, quais são os sinais de gravidez?
- Sentir-se tonto.
- Os seios estão inchados e doloridos.
- Nauseante.
- Micção frequente.
- Cãibras na parte inferior do abdômen.
- Nos próximos meses.
Mitos sexuais que podem causar ou prevenir a gravidez
Além da possibilidade de você engravidar depois de fazer sexo uma vez, existem vários mitos que se espalham na comunidade sobre a possibilidade ou não de engravidar, a seguinte explicação é:
1. Não posso engravidar enquanto usa anticoncepcional
Se você deseja atrasar ou evitar a gravidez usando métodos anticoncepcionais, precisa saber que nenhum desses dispositivos é 100% eficaz. Isso significa que, embora haja uma chance muito pequena de você engravidar durante o uso de métodos anticoncepcionais, a possibilidade existe. Por exemplo, você ainda pode engravidar mesmo se usar preservativo.
Assim como fazer sexo depois de engravidar, usar preservativos ou pílulas anticoncepcionais também tem o potencial de engravidar. O motivo é que você pode usar um preservativo rompido ou esquecer de tomar as pílulas anticoncepcionais recomendadas pelo seu médico.
2. Não posso engravidar durante a menstruação
Acredite ou não, a gravidez também pode ocorrer durante a menstruação. Quando você faz sexo durante seu ciclo menstrual, é possível que o esperma fertilize, porque o esperma pode durar mais de 5 dias.
3. Fazer sexo de um certo estilo pode atrasar a gravidez
Muitos afirmam que fazer sexo de um certo estilo pode atrasar a gravidez. Na verdade, fazer sexo com qualquer estilo ainda tem o potencial de engravidar.
Assim como existe a possibilidade de engravidar mesmo que apenas faça sexo uma vez, as mulheres podem engravidar das várias posições sexuais que praticam. Quer a posição sexual seja deitada ou sentada, não existe posição segura.
Da mesma forma com os locais onde você faz sexo, quando você o faz enquanto toma banho ou toma banho com banho, a gravidez ainda pode ocorrer. O esperma ainda pode passar pela trompa de Falópio e fertilizar o óvulo.
4. A ejaculação fora da vagina pode atrasar a gravidez naturalmente
Apesar de não usarem métodos anticoncepcionais, muitas pessoas atrasam a gravidez de forma natural. Um deles é a ejaculação fora da vagina. Prevê-se que isso evite que os espermatozoides entrem na vagina e fertilizem o óvulo. Na verdade, mesmo que a ejaculação não seja feita na vagina, a possibilidade de engravidar ainda existe.
O motivo é que há fluido que sai antes da ejaculação e o fluido contém esperma, embora esse fluido não seja ejaculação ou secreção. Enquanto isso, basta um espermatozóide para penetrar e fertilizar o óvulo, e não sabemos qual foi bem-sucedido.
Portanto, se a ejaculação fora da vagina ainda pode causar gravidez, fazer sexo uma vez também tem o potencial de engravidar. Ele também não pode impedir você de doenças sexualmente transmissíveis.
5. Mulheres urinando após o sexo podem atrasar a gravidez
Freqüentemente, as mulheres são proibidas de urinar imediatamente após o sexo. O motivo é que teme-se que o esperma que entrou na vagina saia novamente quando a mulher urinar.
Na verdade, esse método ainda não consegue reduzir o risco de gravidez. Os espermatozoides que entram no útero continuam a viajar para chegar ao óvulo, o que pode levar à gravidez.