A gripe ou a gripe podem tornar a respiração difícil, comichão na garganta, coriza ou nariz entupido, espirros e olhos lacrimejantes. Embora não seja uma doença perigosa, os sintomas da gripe não tratada podem interferir nas atividades e até causar complicações. A boa notícia é que existem muitas opções de remédios naturais para resfriados e remédios simples que você pode tentar em casa.
Quais são os remédios naturais eficazes para lidar com a gripe?
A gripe é uma infecção pelo vírus da gripe que ataca o trato respiratório superior, como nariz e garganta.
Este vírus pode se espalhar por gotícula (saliva) transportada pelo ar, contato físico com pessoas afetadas ou tocar em objetos que tenham sido previamente expostos ao vírus.
Basicamente, o corpo tem seu próprio sistema de defesa para impedir infecções virais. Portanto, no caso de uma infecção como a gripe, a coisa mais importante que você precisa fazer é aumentar o sistema imunológico.
Assim, o corpo pode combater a infecção e os sintomas da gripe podem diminuir.
Geralmente, a gripe passa por conta própria. No entanto, se os sintomas são muito incômodos e você reluta em tomar remédios para resfriado, há uma série de ingredientes naturais e atividades que se acredita serem eficazes como remédios para tratar a gripe, tais como:
1. Alho
Comer alho cru é a melhor maneira de lidar com resfriados.
Muitos estudos mostram que o alho tem um efeito antiviral que pode prevenir resfriados ou gripes, além de acelerar a cura.
O teor de óleo de alicina (o composto que dá ao alho seu aroma distinto) também é considerado eficaz contra resfriados e gripes.
No entanto, se você se sentir desconfortável ou não gostar do cheiro, pode misturar o alho picado em vários pratos caseiros, como pintinhos de alho refogados.
Não se esqueça de comer o alho fatiado também, ok!
Você também pode adicionar algumas fatias de alho ou moer um dente de alho em uma tigela de água quente para cozinhar o vapor por 10 minutos.
2. mel
Além do alho, o mel também é incluído como um remédio natural para resfriado conhecido há milhares de anos.
As propriedades antimicrobianas naturais do mel podem ajudar o corpo a combater os germes, incluindo bactérias e vírus causadores da gripe. O mel também ajuda a aliviar os sintomas que acompanham a gripe, como resfriados e tosses.
Para aliviar a gripe com alho, dissolva 2 colheres de sopa de mel em um copo de água morna para beber todas as manhãs e à noite.
Há uma coisa importante a saber: o mel não deve ser dado a bebês com menos de 1 ano de idade. Dar mel a bebês realmente aumenta o risco de contrair uma infecção de botulismo. Portanto, evite usar mel como remédio natural para resfriado em crianças, OK!
3. Gengibre
Os benefícios do gengibre para a saúde não estão mais em dúvida. Como um remédio tradicional para resfriado, o gengibre ajuda a relaxar os músculos do trato respiratório, limpar o nariz e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o gengibre também reduz as náuseas e aquece o corpo quem não está se sentindo bem devido à gripe.
Você também pode combinar gengibre com açafrão. A combinação de açafrão e gengibre pode realmente fortalecer o sistema imunológico do corpo contra várias doenças, incluindo a gripe.
Isso é baseado em um estudo publicado em Doenças infecciosas emergentes esse açafrão pode reduzir 90 por cento da capacidade do vírus da gripe de se duplicar nas células infectadas.
4. Chá de ervas
Acredita-se que vários tipos de chás de ervas contenham substâncias antivirais e antibacterianas.
Ao consumir chás de ervas, o corpo tem um sistema imunológico melhor para combater infecções virais, incluindo o vírus da gripe.
Você pode fazer chás de ervas feitos com os seguintes ingredientes como um remédio natural para resfriados:
- Chá verde
- chá de gengibre
- chá de erva-doceanis estrelado)
Além disso, você também pode misturar o chá de ervas com mel.
Os benefícios do mel combinado com o chá de ervas proporcionam o máximo de benefícios como remédio natural para os sintomas da gripe.
5. óleo essencial
Outros ingredientes à base de ervas que você pode usar como remédios naturais para tratar os sintomas da gripe são: óleos essenciais ou óleos essenciais.
Um artigo contido em Pesquisa antiviral achar algo óleo da árvore do chá capaz de combater a infecção pelo vírus da gripe, retardando o crescimento do vírus.
Outros tipos de óleos essenciais que também contêm propriedades antivirais e antibacterianas são:
- óleo canela
- óleo de menta
- óleo de eucalipto
- óleo de limão
- óleo de orégano
Outras maneiras de tratar a gripe naturalmente
Não apenas usando os remédios naturais acima, você também pode tentar outras dicas simples para aliviar os sintomas da gripe, como:
1. Gargarejo com água salgada
Se você tiver sintomas de tosse durante a gripe, gargarejar com água salgada pode ajudar a reduzir a coceira e a secura na garganta.
Este método também proporciona alívio na garganta por um tempo.
Para fazer um enxaguatório bucal com sal, tudo o que você precisa fazer é dissolver 1/2 colher de chá de sal em água morna.
Gargareje em alguns minutos, mas tome cuidado para não engolir a solução de água salgada.
O gargarejo com água salgada deve ser feito de 3 a 4 vezes ao dia, para reduzir mais efetivamente o reflexo da tosse.
Além de água salgada, você também pode aliviar a garganta seca fazendo gargarejos com uma mistura de suco de limão e água morna.
Se sentir muita dor de garganta por causa do ácido do limão, você pode chupar as pastilhas, que são pastilhas.
Este doce contém mentol para dar uma sensação de calor e umidade na garganta.
2. Beba muita água
Beber muita água é o remédio natural mais eficaz para a gripe herdado de nossos ancestrais e geralmente é recomendado por médicos modernos.
Sim, experimente beber um copo de água morna todas as noites antes de ir para a cama e de manhã depois de acordar.
A água morna pode ajudar a liberar o muco que obstrui as passagens nasais, prevenir a desidratação e aliviar a inflamação nos tecidos do nariz e da garganta.
Além disso, beber mais água ajuda a manter as membranas mucosas ao longo das vias aéreas úmidas.
Dessa forma, irritantes ou sujeira não irritam facilmente o trato respiratório e causam sintomas de tosse.
3. Tome um banho quente
Semelhante à ingestão de líquidos quentes, um banho quente também pode proporcionar um efeito relaxante nas vias respiratórias.
O vapor quente inalado pode ajudar a dissolver o excesso de secreções de muco ao longo do trato respiratório, causadas por infecções virais.
Dessa forma, os sintomas da gripe diminuirão. Além disso, um banho quente também pode ajudar a reduzir a irritação nasal causada por resfriados na gripe.
No entanto, não tome banho ou mergulhe em água morna por muito tempo, pois isso pode tornar a pele seca e irritada facilmente.
Se você tiver febre alta que atinge a temperatura de mais de 37,5 graus Celsius, não deve lavar o corpo com água morna imediatamente.
Use um pano embebido em água morna para limpar todas as partes do corpo.
4. Durma com um travesseiro alto
Mais descanso também é necessário para acelerar a cura. Portanto, descanse imediatamente o corpo quando começar a apresentar sintomas de gripe constantes.
Antes de ir para a cama, você também pode tomar banho com água morna para que o trato respiratório fique mais aliviado e os sintomas da gripe não interfiram no sono.
Ao deitar, use várias camadas de travesseiros para apoiar a cabeça.
Colocar a parte superior do corpo em uma posição mais elevada do que a parte inferior pode aumentar o fluxo de ar do nariz para as vias aéreas inferiores.
É claro que isso pode reduzir os sintomas à noite, para que você durma mais profundamente.
5. Desgaste umidificador
Usar um umidificador pode ajudar a umidificar e limpar o ar ao seu redor.
O ar seco é mais fácil de desencadear os sintomas da gripe porque contém mais irritantes e impurezas que provocam tosses e resfriados quando inalados.
Quando o ar no ambiente está mais limpo, você pode respirar mais suavemente e dormir mais profundamente, sem se preocupar em acordar com sintomas de gripe.
Quando todos os remédios naturais listados não ajudam a aliviar os sintomas da gripe, você pode usar uma variedade de medicamentos de venda livre, como descongestionantes ou anti-histamínicos.
Se os sintomas continuarem a piorar e não desaparecer, consulte um médico para obter o tratamento correto.