A criança tem dificuldade para defecar e não cicatriza? Isso é o que os pais precisam fazer

A dificuldade em evacuar ou constipação é um dos distúrbios digestivos em crianças.

Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, a constipação infantil ainda é a queixa mais comum. Isso faz com que cerca de 3 a 5% das crianças sejam levadas a um especialista e 25 a 30% a um gastroenterologista pediátrico.

Não só a dor, a prisão de ventre ou a dificuldade de evacuar podem ter um grande impacto nas atividades diárias do seu filho.

Isso ocorre porque a constipação é uma doença que causa ansiedade durante a evacuação devido à dor, dor abdominal recorrente e diminuição do apetite.

Se não for controlada, essa diminuição do apetite pode inibir o crescimento infantil. Freqüentemente, movimentos intestinais difíceis são causados ​​por distúrbios nas funções corporais, não devido a problemas físicos ou ao consumo de certas drogas.

O que é constipação ou evacuações difíceis (BAB)?

Constipação ou constipação é uma condição em que a criança tem dificuldade para defecar por duas semanas ou mais. Diz-se que uma criança tem prisão de ventre quando apresenta algum dos seguintes sintomas:

Crianças menores de 4 anos

Em crianças com menos de 4 anos, diz-se que tem prisão de ventre se defecar menos de três vezes por semana e tiver dores.

Além disso, as crianças também têm dificuldade em defecar quando as fezes, ou mais conhecidas como fezes, parecem estar obstruídas no ânus.

Essa sensação surge porque as fezes não saem todas, embora tenham defecado três vezes por semana ou até mais.

Crianças maiores de 4 anos

Em crianças com mais de 4 anos, evacuações difíceis são geralmente caracterizadas por sintomas como:

  • Defecar duas vezes ou menos por semana sem tomar laxantes
  • CAPÍTULO sai de repente, duas ou mais vezes por semana
  • Ter um histórico de bloqueio de fezes
  • Ter um histórico de dor durante as evacuações
  • As fezes saem em grandes quantidades por cerca de 7 a 30 dias
  • Tem um histórico de fezes grandes que entopem o vaso sanitário
  • Parece que há um acúmulo de massa no estômago e no reto

Esses sintomas geralmente continuam a aparecer por duas semanas. No entanto, quando os sintomas duram 4 semanas ou mais, é um sinal de que seu filho está cronicamente constipado.

Compreendendo o processo de defecação em crianças

A defecação é um processo que começa com a expulsão das fezes através do cólon ou do intestino grosso. Esse processo é causado por contrações intestinais que ocorrem várias vezes ao dia.

Em bebês, as contrações geralmente ocorrem com mais frequência. Enquanto em adultos, as contrações variam apenas de 2 a 4 vezes por dia.

Essa contração intestinal aumenta então o movimento do intestino grosso (cólon). Quando o alimento entra no intestino, ocorre um reflexo que empurra as fezes do cólon para o reto.

Esse reflexo é chamado de reflexo gastrocólico, que é um estímulo para defecar quando o intestino está cheio de fezes ou fezes.

As fezes do bebê que alcançaram o reto não serão removidas imediatamente. As fezes serão armazenadas enquanto se espera o momento certo para serem expelidas.

O que causa dificuldade para evacuar em crianças?

As causas da dificuldade para evacuar são divididas em duas, a saber, orgânica (física) e funcional (funções do corpo).

Cerca de 95% dos movimentos intestinais difíceis em crianças são causados ​​por problemas funcionais. Os 5% restantes são causados ​​por anormalidades físicas, como distúrbios anatômicos, nervosos e musculares, metabólicos, endócrinos e outros.

Em geral, as seguintes são várias causas de evacuações difíceis em crianças:

1. Retardar a defecação

As atividades de brincar ou aprender frequentemente fazem com que as crianças atrasem a defecação. Isso tornará as fezes cada vez mais difíceis de passar. Como resultado, a constipação não pode ser evitada.

2. Estresse

As crianças podem ter dificuldade para defecar quando sentem ansiedade excessiva com relação a alguma coisa.

Esse distúrbio emocional pode afetar o funcionamento do intestino porque as crianças tendem a reter fezes e não querem defecar.

3. Falta de ingestão de líquidos

A falta de líquidos, por exemplo de água potável, tornará o trabalho intestinal mais difícil. Isso ocorre porque as fezes ficam mais secas, dificultando a expulsão.

4. Tipo de leite em pó consumido

O leite em pó tem uma composição nutricional diferente do leite materno. Isso torna a fórmula mais difícil de digerir.

Como resultado, as fezes ficam mais duras e o pequeno fica relutante em defecar.

5. Nova comida

A comida costuma ser um fator que faz com que as crianças tenham dificuldade para defecar. Isso é especialmente verdadeiro durante a transição de alimentos líquidos para sólidos ou quando o bebê começa a comer alimentos sólidos.

A razão é que o sistema digestivo da criança precisa de ajustes. É por isso que, no início do período de transição, as crianças geralmente têm dificuldade para defecar.

6. Menos fibra

Alimentos com baixo teor de fibras podem ser um fator que dificulta a defecação das crianças.

7. Alergias alimentares

A dificuldade em evacuar pode ser um sinal de intolerância ao leite ou de certas alergias alimentares.

8. Certas condições médicas

Certas condições médicas podem incluir anormalidades ou problemas físicos, como doença de Hirschsprung, hipotireoidismo ou fissuras anais.

Além disso, o uso de medicamentos como anticonvulsivantes e antidiarreicos também pode causar dificuldade para defecar em crianças.

Como lidar com movimentos intestinais difíceis em crianças

Lidar com uma criança com dificuldade para defecar não é difícil, senhora. Aqui estão algumas maneiras que podem ser feitas em casa para que os movimentos intestinais da criança sejam suaves e não difíceis:

1. Acostume-se com a criança sentada no banheiro regularmente

Esse método pode ser feito cerca de 3 a 5 minutos após a refeição. Mesmo que seu filho não queira evacuar, peça a ele que se sente no banheiro todos os dias.

Crie uma atmosfera confortável sempre que defecar, para que o seu filho não se sinta pressionado.

2. Dê alimentos ricos em fibras

Em vez disso, dê às crianças alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, todos os dias.

Para que os movimentos intestinais da criança sejam suaves e não duros, forneça uma fonte diferente de fibras a cada dia, principalmente aquelas que contêm muita água.

Alimentos infantis com alto teor de fibras ajudam a facilitar a evacuação e aumentam a evacuação para expulsar as fezes.

3. Limite a alimentação com fórmula

Se a criança tiver mais de 18 meses, é melhor não dar mais do que 500 ml de leite artificial por dia. O motivo é que dar leite em excesso é, na verdade, a causa da dificuldade de evacuar em crianças.

4. Necessidades de fluidos suficientes

Ao beber bastante líquido, as fezes ficam mais moles. Dessa forma, o processo de defecação pode ser mais fácil e regular e a causa de evacuações difíceis não ocorre.

5. Convide a criança a ser ativa quando for difícil defecar

Para que a criança não tenha mais dificuldade em defecar, incentive-a a movimentar-se ativamente, por exemplo, brincando. Dê tempo para jogar cerca de 30 minutos a 1 hora todos os dias.

Ao permanecer ativo, o intestino continuará a se mover de modo a facilitar o processo digestivo da criança.

6. Defina os horários de alimentação das crianças que estão tendo dificuldade para defecar

Uma alimentação regular pode estimular os intestinos, para que as crianças se acostumem a defecar regularmente. Acostume-se a seu filho tomar café da manhã cedo para que ele se acostume a defecar antes de ir para a escola.

7. Dê laxantes quando a criança tiver dificuldade para defecar

Se os movimentos intestinais da criança ainda não forem regulares, os pais podem dar laxantes para crianças que contenham a substância ativa lactulose.

A lactulose pode ajudar a amolecer as fezes para que sejam mais fáceis de passar. Em casos de emergência, você também pode dar laxantes contendo supositórios de bisacodil (através do reto) para superar os movimentos intestinais difíceis.

Quando você deve consultar um médico?

Se você já tentou remédios caseiros, mas seu filho ainda está constipado, não hesite em consultar um médico.

Normalmente fornecerá medicamentos amaciantes de fezes e outros tratamentos de acordo com a condição do filho.

Em crianças, existem vários sintomas de prisão de ventre que precisam ser verificados imediatamente por um médico, a saber:

  • A constipação ocorre desde o nascimento, acompanhada por sintomas de flatulência
  • A defecação difícil já ocorre há mais de duas semanas
  • Os sintomas da constipação não melhoram com remédios caseiros
  • O peso da criança é reduzido
  • Fezes ensanguentadas

Espera-se que essas informações sejam um guia para os pais quando seus filhos têm dificuldade para defecar.

Não hesite em pedir ajuda ao médico para que a constipação do seu filho possa ser resolvida imediatamente.