Não o tome de ânimo leve se você ou seu filho costumam sentir dores nas articulações. O motivo é que essa condição pode ser um sinal de que você tem reumatismo ou artrite reumatóide. Porém, quais são as características da dor nas articulações nas doenças reumáticas, tanto em adultos quanto em crianças?
Sintomas comuns de reumatismo ou artrite reumatóide
O reumatismo ou artrite reumatóide é uma doença auto-imune que causa inflamação das articulações, especialmente do revestimento das articulações (sinóvia), causando danos completos às articulações. Normalmente, o dano articular ocorre em ambos os lados do corpo e começa nos dedos das mãos e dos pés.
Em seguida, a inflamação pode se espalhar para os pulsos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e quadris. Nas articulações inflamadas, vários sintomas podem aparecer, os quais geralmente podem interferir na atividade.
Os sintomas e sinais da artrite reumatóide podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade da doença. Na maioria das pessoas, os sintomas podem se desenvolver gradualmente ao longo de vários anos. Mas, em outros, as doenças reumáticas e seus sintomas podem se desenvolver rapidamente.
Além disso, algumas pessoas podem apresentar sintomas que aparecem e desaparecem ou mudam com o tempo. Você pode sentir o agravamento dos sintomas em algum ponto ou conforme sua condição piorar (o que é chamado chamas) No entanto, também há momentos em que seus sintomas habituais diminuem ou desaparecem.
Em geral, aqui estão alguns dos sintomas, características ou sinais que geralmente aparecem quando você tem artrite reumatóide:
1. Dor nas articulações
A dor nas articulações é o principal sintoma sentido por pessoas com artrite, incluindo a artrite reumatóide. Dor ou sensibilidade nessa articulação geralmente parecem latejantes e geralmente pioram pela manhã e após o repouso.
Essa dor geralmente ocorre em mais de uma articulação e ocorre em ambos os lados do corpo, como nas mãos direita e esquerda ou nos joelhos direito e esquerdo. Esses sintomas geralmente duram muito tempo, até seis semanas ou mais.
2. As articulações ficam rígidas
Outros sintomas e sinais de reumatismo que costumam aparecer, nomeadamente rigidez ou sensação de rigidez nas articulações. Essa rigidez também ocorre comumente em mais de uma articulação e costuma piorar pela manhã e depois de sentar ou descansar por longos períodos.
Essas juntas rígidas podem fazer com que sua amplitude de movimento seja limitada. Por exemplo, se você tem artrite reumatóide nas articulações das mãos, pode ter dificuldade para dobrar os dedos ou cerrar os punhos.
Citado do NHS, a rigidez nessa articulação geralmente também aparece como um sintoma de osteoartrite, que geralmente dura 30 minutos após o despertar. No entanto, as articulações rígidas em pessoas com reumatismo podem durar mais do que esse tempo.
3. Edema articular
Doenças autoimunes que causam reumatismo podem causar inflamação do revestimento das articulações (sinóvia). Além de dor e rigidez, essa inflamação também causa sintomas na forma de articulações inchadas, vermelhidão e sensação de calor e suavidade ao toque.
Este inchaço também geralmente ocorre em mais de uma articulação e em ambos os lados do corpo. Essa condição pode durar até seis semanas ou mais.
4. Fadiga
Dor, rigidez e inchaço nas articulações são os principais sintomas da doença reumática. Mas, em algumas pessoas, outros sintomas e sinais também podem aparecer, um dos quais é a fadiga.
A fadiga é uma coisa natural que acontece quando você faz atividades. No entanto, em pessoas com artrite reumatóide, a fadiga pode aparecer mesmo se você não fizer atividades extenuantes, como apenas assistir à televisão.
Essa fadiga também pode ser caracterizada por sonolência excessiva ou sensação de impotência, como vontade de desistir. No entanto, as pessoas com reumatismo raramente experimentam fortes sensações de fadiga por muito tempo.
Além da fadiga, quem sofre de reumatismo também pode apresentar outras características, a saber:
- Febre, geralmente não alta.
- Suando.
- Perda de peso.
- Perda de apetite.
Sintomas que aparecem com menos frequência em pessoas com reumatismo
A Clínica Mayo afirma que cerca de 40% das pessoas com artrite reumatóide também apresentam sintomas ou sinais não relacionados às articulações. Essa condição geralmente ocorre quando a artrite reumatóide causa inflamação ou afeta outras partes do corpo, incluindo pele, olhos, pulmões, coração, rins, glândulas salivares, tecido nervoso, medula óssea e vasos sanguíneos.
Nessa condição, os sintomas que surgem podem variar, dependendo da parte do corpo afetada. A seguir estão alguns dos sinais, sinais ou sintomas que podem surgir quando a inflamação da artrite reumatóide afeta outras partes do corpo:
- Dor no peito, especialmente se o reumatismo afetou os pulmões ou o coração.
- Difícil de respirar, quando o reumatismo afetou os pulmões.
- Tossir constantemente, quando o reumatismo afeta os pulmões.
- Olhos secos e vermelhos, se o reumatismo afetou os olhos.
Sintomas reumáticos típicos ocorrem em crianças
Os sintomas, sinais ou características da artrite reumatóide que são comuns em adultos, como dor, rigidez e inchaço nas articulações, bem como fadiga, febre e perda de apetite, também podem ser experimentados por crianças com reumatismo. Esta doença também é conhecida como artrite idiopática juvenil ou artrite reumatóide juvenil (ARJ).
No entanto, o reumatismo em crianças geralmente causa outros sintomas típicos, geralmente não pertencentes a adultos. Os sintomas que aparecem dependem do tipo de artrite juvenil que você tem. Alguns desses sintomas são:
1. Distúrbios do olho
No tipo pauciarticular de JRA (que afeta quatro articulações), a inflamação pode afetar o olho. Esta condição pode causar problemas oculares, como visão turva ou olhos secos e ásperos.
2. Erupção cutânea
Uma erupção na pele também pode ser um sinal e sintoma de reumatismo em crianças. Seu filho pode desenvolver uma pequena erupção na parte inferior do tronco, braços e pernas. Esses sintomas são comuns em crianças com o tipo poliarticular de ARJ (que afeta cinco ou mais articulações), além de outros sintomas comuns, incluindo febre, fadiga e perda de apetite.
3. Nódulos linfáticos inchados
Outro tipo de reumatismo em crianças, nomeadamente ARJ sistémico, pode causar sintomas típicos, nomeadamente gânglios linfáticos inchados que geralmente ocorrem na mandíbula, axilas ou em torno das coxas e virilha. Nesse tipo de reumatismo, outros sintomas podem aparecer, como erupção na pele, calafrios e febre alta.
Se você ou seu filho apresentarem sintomas de artrite reumatóide com as características mencionadas acima, consulte imediatamente um médico. O médico fornecerá o tratamento reumático certo para ajudar a superá-lo.